Jornal Times Brasília

IA com dados proprietários foca no mercado SaaS para PMEs

IA com dados proprietários foca no mercado SaaS para PMEs

IA com dados proprietários foca no mercado SaaS para PMEs

A Ocupe.ai lançou uma plataforma de inteligência artificial (IA) com dados proprietários voltada para pequenas e médias empresas (PMEs), oferecendo recursos avançados de marketing digital no modelo Software as a Service (SaaS). O objetivo é ampliar o acesso à tecnologia e apoiar a digitalização de um mercado que reúne mais de 6 milhões de negócios no Brasil.

A Ocupe.ai é uma spin-off do Grupo Ocupe, empresa com cinco anos de atuação no setor de marketing. A solução utiliza inteligência artificial para apoiar PMEs na superação de desafios de competitividade e na captura de oportunidades no mercado de SaaS. O mercado latino-americano deve movimentar US$ 46 bilhões até 2027, mais que o dobro dos US$ 22 bilhões registrados em 2023.

O mercado brasileiro de PMEs ainda enfrenta baixa digitalização — menos de 5% dessas empresas utilizam sistemas SaaS para otimizar operações e custos. Ao mesmo tempo, o setor de MarTech atravessa um período de expansão da IA, com 98,9% dos profissionais de marketing no Brasil planejando intensificar o uso da tecnologia. Nesse contexto, a Ocupe.ai busca conectar o potencial da inteligência artificial às necessidades de eficiência e escalabilidade das pequenas e médias empresas.

“As equipes de marketing de PMEs muitas vezes não possuem o conhecimento técnico em ciência de dados e IA, e a contratação de especialistas costuma ser inviável. A Ocupe.ai foi criada para funcionar como um equalizador, permitindo que empreendedores e pequenas equipes utilizem uma inteligência artificial treinada com mais de 200 mil horas de dados proprietários para aprimorar resultados e processos”, explica Luiz Ballas, um dos sócios-fundadores da Ocupe.ai. “Nosso foco é apoiar estratégias e aprimorar a competitividade”, completa.

A plataforma reúne uma suíte de ferramentas baseadas em IA, treinadas com dados proprietários e curados por profissionais da área de marketing e tecnologia. Essa base permite a geração de campanhas multimodais orientadas por dados, garantindo conformidade com regulamentações e otimizando processos de aquisição e retenção de clientes.

Segundo André Ferreira Martins, também sócio-fundador da startup, a Ocupe.ai surgiu a partir da necessidade de compreender de forma mais precisa as demandas de profissionais de comunicação e desempenho comercial. “A proposta é oferecer suporte às empresas para que potencializem os resultados de suas equipes internas, integrando dados e automação de forma acessível”, afirma.

A plataforma simplifica tarefas complexas e fornece insights acionáveis, acompanhando a busca das empresas por ferramentas que tornem o trabalho mais eficiente. O cofundador Victor Felix destaca que a solução foi projetada para integrar, em um único ambiente, funções que antes exigiam múltiplos sistemas, como gestão de anúncios e redes sociais, com possibilidade de integração simplificada.

O avanço da digitalização, intensificado pela pandemia, consolidou o modelo SaaS como predominante no segmento B2B — hoje presente em 41% das startups. A Ocupe.ai estima um crescimento médio de 20% ao ano e prevê alcançar 150 mil usuários em até três anos, com projeção de faturamento anual de US$ 100 milhões. A empresa tem como foco contribuir para a expansão da chamada “segunda onda” do SaaS, voltada à especialização de soluções para nichos e segmentos específicos, especialmente as PMEs.

Sair da versão mobile