IaBoi leva inteligência artificial ao campo via WhatsApp

IaBoi leva inteligência artificial ao campo via WhatsApp
IaBoi leva inteligência artificial ao campo via WhatsApp

Com um rebanho bovino estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em mais de 238 milhões de animais, o Brasil tem, na pecuária, uma das suas principais atividades econômicas. Em meio ao avanço tecnológico, soluções como a IaBoi têm surgido com o propósito de facilitar a rotina do produtor.

Como o próprio nome diz, a IaBoi usa inteligência artificial (IA) via WhatsApp, sem necessidade de baixar outro aplicativo. O produtor abre a conversa, fala ou digita e a IA registra, organiza e transforma o que foi dito ou escrito em informações estruturadas, indicadores e dados.

Entre as principais funcionalidades da solução, estão o registro imediato de eventos (nascimentos, mortes, compras, vendas, transferências e pesagens de gado), histórico detalhado por animal, lote ou pasto, consolidação automática de dados para indicadores de produtividade e relatórios e alertas em tempo real no celular.

O pecuarista e economista Oberdan Ermita é o idealizador da IaBoi. Ele explica que a solução usa uma linguagem simples e próxima da realidade do campo, não exigindo conhecimento técnico do usuário. Além de compilar informações, a IA fornece explicações que ajudam a tomar decisões.

"Enquanto os grandes tinham acesso a softwares complexos e caros, a IaBoi nasceu com foco no pequeno e médio produtor. A característica principal é que ela funciona diretamente no WhatsApp, ferramenta que já está na mão de praticamente todos os pecuaristas. Isso reduz drasticamente a barreira de aprendizado e evita a necessidade de treinamentos ou computadores. A gestão passa a ser tão simples quanto mandar uma mensagem, mas com a força da IA por trás." diz o idealizador da IaBoi.

Ermita afirma que a solução surgiu a partir da sua própria vivência no campo. Ele registrava os dados do gado em um computador simples, e um funcionário perguntou quanto custava aquele equipamento e o que exatamente estava sendo feito ali.

Ao perceber a complexidade e o esforço para manter controles básicos de rebanho, ficou evidente que a gestão não era algo acessível ou prático. Na sua visão, essa cena mostrou a distância entre a realidade do campo e as ferramentas disponíveis. "Foi daí que nasceu a ideia: criar uma solução tão fácil quanto mandar uma mensagem no WhatsApp, mas capaz de organizar e transformar os registros em informações inteligentes." revela ele.

O pecuarista é enfático ao dizer que a IA não substitui o papel do profissional do campo. Seu objetivo é funcionar como um apoio para que veterinários, zootecnistas e técnicos tenham dados confiáveis em mãos e o produtor possa tomar decisões mais seguras em conjunto, esclarece Ermita.

Para Keynes Fernandes, cofundador e desenvolvedor da IaBoi e especialista em Inteligência Artificial aplicada a negócios, "com dados em tempo real, os produtores podem tomar decisões melhores, reduzir perdas, aumentar a eficiência e garantir rastreabilidade — exigência cada vez maior do mercado. Isso fortalece a competitividade do setor, inclusive para exportação."

Ermita lembra que, em setembro, o Brasil bateu recorde de carne bovina vendida ao exterior. Foram exportadas 352 mil toneladas, aumento de 31,1% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Em relação ao futuro, a startup já tem planos para tornar a tecnologia mais completa. "Os próximos passos da IaBoi estão em evoluir dentro da mesma linha de simplicidade: tudo pelo WhatsApp, sem depender de equipamentos extras. A plataforma vai incorporar indicadores zootécnicos mais avançados, ferramentas para apoiar o manejo nutricional e suplementação, e análises que ajudem o produtor a aumentar a produtividade de forma prática. A ideia é clara: só com dados confiáveis é possível tomar decisões assertivas, e a IaBoi quer garantir isso sem complicar a rotina do campo." finaliza Fernandes.

Para saber mais, basta acessar o site da IaBoi: https://iaboi.com.br/

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado