Obras viárias reforçam mobilidade urbana na Grande Belém após entrega de viaduto

Obras viárias reforçam mobilidade urbana na Grande Belém após entrega de viaduto
Obras viárias reforçam mobilidade urbana na Grande Belém após entrega de viaduto

A Região Metropolitana de Belém vem passando por uma série de intervenções de mobilidade urbana como parte da preparação da capital paraense para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), evento de relevância internacional que será realizado em novembro. Entre as obras recentemente concluídas está o viaduto no cruzamento das avenidas Mário Covas e Três Corações, em Ananindeua, considerado um dos pontos críticos para o tráfego na região.

Com 44 metros de extensão, a estrutura viária permite a conversão direta da Avenida Três Corações para a Avenida Mário Covas, melhorando a fluidez do trânsito e reduzindo os congestionamentos no acesso ao centro de Belém. Além disso, a obra incluiu a implantação de uma rotatória sob sua alça, otimizando a circulação de veículos em uma área de intenso movimento diário.

O projeto foi executado pelo consórcio CONSTRUCOP30, formado pelas empresas Terraplena LTDA, de Belém, e ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construções LTDA, de São Paulo, com a participação ativa de fornecedores nacionais especializados em soluções para infraestrutura. Entre as empresas que viabilizaram a construção, destaca-se a SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções para o setor da construção civil, que forneceu equipamentos essenciais para a execução do projeto, incluindo fôrmas para pilares, vigas de travamento e tabuleiro da viga caixão, além de sistemas de escoramento e acessos provisórios.

“O fornecimento de equipamentos específicos e soluções sob medida para a estrutura do viaduto contribuiu para garantir a segurança e a agilidade da obra, possibilitando sua entrega dentro dos prazos previstos e com os padrões exigidos para projetos dessa natureza”, afirma Venicius Jesus, gerente da unidade do Pará da SH.

O viaduto integra um conjunto de obras viárias promovidas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e pelo governo estadual para reestruturar a mobilidade urbana de Belém e municípios vizinhos. O pacote de investimentos inclui ainda o Parque Linear Doca, orçado em cerca de R$ 1 bilhão, e a implantação do BRT Metropolitano, que atualmente conta com aproximadamente 1.500 operários distribuídos em cerca de 30 frentes de trabalho. A modernização das estruturas viárias também contemplou, em 2023, a entrega da Avenida Ananin e de um viaduto na rodovia BR-316.

Para João Corvo, diretor de uma das empresas participantes da obra, “a entrega de projetos desse porte demonstra o esforço conjunto de diferentes agentes públicos e privados para modernizar a infraestrutura urbana e preparar a região para sediar um evento de alcance internacional”.

A COP30 deve reunir líderes globais, pesquisadores e representantes de diferentes nações para debater soluções de enfrentamento às mudanças climáticas. 

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado