Ritual de banho impulsiona vendas de produtos de beleza

Ritual de banho impulsiona vendas de produtos de beleza
Ritual de banho impulsiona vendas de produtos de beleza

Mais do que um momento de higiene, o banho tem ganhado um novo status: o de experiência sensorial completa. Impulsionado pelas tendências virais do TikTok, especialmente pela Geração Z, o chamado "banho premium" vem conquistando consumidores que buscam bem-estar, relaxamento e sofisticação em sua rotina diária. O conceito ganhou força nos últimos anos quando vídeos mostrando rotinas de autocuidado no chuveiro viralizaram na plataforma. "Hoje, o banho é tratado como um verdadeiro ritual de beleza, com produtos que unem eficácia, aromas sofisticados e texturas diferenciadas", comenta Lucas Muniz Ricci, diretor de E-commerce da Lord Perfumaria.

Esse movimento acompanha as tendências apontadas pela Circana, empresa global de data tech em comportamento de consumo, que destaca fragrâncias, skincare, maquiagem e cuidados com os cabelos como destaques para 2025. Pesquisa da Kantar também reforça esse crescimento: no primeiro semestre, o consumo de produtos de higiene e beleza aumentou 3,5%, com destaque para sabonetes (+3%). Nas classes D e E, a busca por marcas premium cresceu 11%.

Dados do e-commerce da Lord Perfumaria, por exemplo, registraram o crescimento mais expressivo em hidratantes corporais, com alta superior a 1.600%, seguido pelos perfumes corporais, que avançaram mais de 500%. No total, o volume de vendas da categoria aumentou quase 235% em comparação com 2024.

"Nossos clientes, que buscam por produtos com ingredientes de alta qualidade e sensações agradáveis, estão cada vez mais atentos às novidades do mercado. Marcas como a Dior vêm apostando nesse movimento — o clássico J’Adore, por exemplo, ganhou versão em gel de banho", conta.

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