Jornal Times Brasília

Royal Palm Tower Indaiatuba recebe Certificação ESG Pulse

Royal Palm Tower Indaiatuba recebe Certificação ESG Pulse

Royal Palm Tower Indaiatuba recebe Certificação ESG Pulse

Após quase um semestre de avaliações e auditorias, o hotel Royal Palm Tower Indaiatuba conquistou a Certificação ESG Pulse. A unidade do interior paulista, a primeira da rede Royal Palm Hotels & Resorts a receber o certificado, alcançou altas pontuações nos três pilares — Ambiental, Social e Governança —, assegurando a classificação de Nível Transformador, um dos mais altos entre as certificações concedidas pela empresa.

O ESG Pulse demonstra o comprometimento avançado da rede Royal Palm com a sustentabilidade e a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, de forma estratégica e contínua. A certificação é composta por quatro níveis, de acordo com as pontuações sobre as ações avaliadas. O Royal Palm Tower Indaiatuba obteve pontuações de 79,9 no Ambiental e 77,4 no Social. Entre 76 e 92, a Pulse considera que o ESG do hotel está inserido na cultura organizacional e liderando esforços para promover mudanças significativas no setor.

Rafael Moraes, gerente de Marketing da rede Royal Palm Hotels & Resorts e membro do comitê de ESG, explica que, há três anos, a rede definiu com clareza as ações e metas a serem perseguidas e alcançadas para reforçar o compromisso das unidades hoteleiras com as ações ESG. Anualmente, todas as ações e resultados dos programas são divulgados por meio de relatório anual, que, em 2026, chega à sua terceira edição.

Em 2025, foi dado um passo a mais rumo ao processo de certificação de todas as unidades da rede, em Campinas e Indaiatuba. No segundo semestre, foi realizada a primeira fase do processo, com a entrega dos diagnósticos dos hotéis. Na sequência, a ESG Pulse iniciou as auditorias das ações e números apresentados, que precedem a terceira e última etapa da certificação, que é a auditoria presencial para comprovação, na prática, do que foi apresentado.

"Conquistar a certificação Pulse ESG Nível 3 é um avanço significativo para o Royal Palm Tower Indaiatuba", comemora Henrique Silva, gerente-geral do hotel. "Esse reconhecimento confirma que a agenda ESG já faz parte da nossa cultura, orienta nossas decisões e inspira nossa equipe. Mais do que um selo, é a comprovação de que estamos gerando impacto real para nossos colaboradores, hóspedes, comunidade e para todo o setor hoteleiro", diz ele. "Seguiremos avançando com responsabilidade e propósito na manutenção de uma hospitalidade cada vez mais sustentável", completa.

"Dentre as centenas de ações avaliadas, destacaram-se a entrada da unidade no Mercado Livre de Energia, a revisão e digitalização de processos internos para evitar o uso de papel em fluxos de pagamento, o apoio sistemático a entidades assistenciais como o Educandário Deus e Natureza, o Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer) e o CECAL (Centro de Convivência Amor sem Limites), na cidade de Indaiatuba; e o sistema de reaproveitamento de água pluvial para irrigação e lavagem de áreas externas. "Estes foram alguns dos destaques avaliados, entre os diversos projetos já implementados em Indaiatuba", lembra Rafael Moraes.

Dos quatro níveis de certificação, o hotel Royal Palm Tower Indaiatuba obteve o terceiro, um abaixo do que é considerado o grau de excelência, que é uma meta a ser buscada nos próximos anos", diz Moraes. "A certificação de Nível Transformador mostra que o tema ESG está bem inserido na cultura do grupo", acrescenta o gerente de marketing da Rede.

"Os processos de certificação dos demais hotéis da rede, como o Royal Palm Plaza Resort, o Centro de Convenções Royal Palm Hall, o Royal Palm Tower Campinas e o Hotel Contemporâneo, estão em fase avançada e acreditamos que, até o início do ano, todos eles devem receber a Certificação Pulse ESG", afirma.

Reconhecida por sua atuação técnica e baseada em dados, a ESG Pulse se põe em evidência no mercado por oferecer uma certificação baseada em metodologias internacionais, como os padrões do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e a norma ABNT PR 2030.

A certificação ESG Pulse para hotéis tem como objetivo elevar os padrões do setor de hospitalidade, estimulando negócios a adotarem práticas sustentáveis com foco em resultados de longo prazo. A metodologia considera aspectos como eficiência energética, gestão de resíduos, diversidade e impacto social local, transparência nos processos e engajamento com fornecedores sustentáveis.

Sair da versão mobile