Ant amplia acesso ao crédito para 15 milhões de pessoas

Ant amplia acesso ao crédito para 15 milhões de pessoas
Ant amplia acesso ao crédito para 15 milhões de pessoas

Por meio de soluções de tecnologia de crédito, a Ant International tem possibilitado que instituições financeiras e fintechs ampliem o acesso ao crédito para mais de 15 milhões de clientes, incluindo micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em mercados emergentes, segundo Quan Yu, diretora-geral de Serviços de Crédito da Ant International. 

Milhões de MPMEs e indivíduos ainda são subatendidos devido à falta de garantias, renda estável ou histórico de crédito. Para atender a esses públicos e expandir seus negócios, os provedores de serviços financeiros precisam de soluções inteligentes de tecnologia de crédito, baseadas em dados alternativos e integradas aos seus sistemas existentes.

O Ant Credit Engine, uma das principais inovações desenvolvidas pela Ant International, é um motor de crédito inteligente e automatizado. Ele auxilia instituições financeiras, fintechs, carteiras digitais e outros credores qualificados — como plataformas digitais de e-commerce, delivery e transporte por aplicativo — a tomar decisões de crédito com mais eficiência, precisão e agilidade. As declarações foram feitas por Yu durante o FEBRABAN TECH 2025, um dos maiores eventos de inovação financeira da América Latina.

“Inclusão financeira não deve significar afrouxar os critérios de risco; deve significar elevar o padrão das decisões inteligentes”, afirmou Yu. “Assim como remar na Floresta Amazônica exige as ferramentas certas, navegar pela complexidade financeira também.”

“Nosso modelo baseado em dados alternativos e totalmente integrado permite decisões inteligentes, integração fluida e implementação rápida. Isso facilita para nossos parceiros incorporarem serviços de crédito diretamente em suas plataformas. Dessa forma, os credores conseguem alcançar os clientes — especialmente as MPMEs — onde eles estão, no momento em que mais precisam e de forma acessível, promovendo um crescimento mais inclusivo e sustentável”, afirmou Yu.

Segundo Yu, o motor de crédito acelera a configuração e a implementação de políticas de crédito, reduzindo o tempo necessário de semanas para minutos. Seu ambiente sem necessidade de codificação permite que os credores construam e ajustem estratégias com facilidade por meio de uma interface de arrastar e soltar, com testes rápidos de estratégias e alertas de risco em tempo real.

A solução também oferece biblioteca abrangente de templates que cobre estratégias essenciais — como análise de crédito — baseada em regras de decisão, modelagem com dados alternativos e algoritmos avançados desenvolvidos a partir do profundo conhecimento da Ant International no setor.

Ao aplicar modelagens baseadas em dados alternativos e algoritmos como redes heterogêneas e redes neurais profundas, os credores conseguem transformar rapidamente grandes volumes de dados escassos e fragmentados em insights acionáveis. Isso permite avaliar a elegibilidade dos tomadores de forma mais precisa e eficiente, com uma visão mais completa da sua situação financeira.

O motor de crédito também conta com bot de estratégias baseado em IA, que gera políticas de crédito personalizadas e precisas em questão de minutos. Os credores podem definir e priorizar seus objetivos e restrições de negócios — como aumentar a elegibilidade, reduzir o risco da carteira ou detectar fraudes. O bot analisa e compara diversas combinações de estratégias, equilibrando automaticamente esses fatores para gerar recomendações otimizadas e customizadas.

Agora, o Ant Credit Engine chega ao Brasil. A Dock, uma das principais provedoras de tecnologia para pagamentos e serviços bancários do país, vai integrar a solução à Dock One, uma plataforma modular e unificada para ajudar seus clientes a escalar serviços financeiros.

O Ant Credit Engine será disponibilizado dentro do ecossistema da Dock, que conecta mais de 400 bancos e fintechs em toda a América Latina. A parceria tem como objetivo ajudar essas instituições a expandirem o acesso ao crédito para comunidades desassistidas, com mais eficiência operacional e redução de custos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado