Lipo HD: cirurgião plástico esclarece como é feita

Lipo HD: cirurgião plástico esclarece como é feita
Lipo HD: cirurgião plástico esclarece como é feita

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica afirma que a lipoaspiração é capaz de trazer uma melhoria no contorno corporal, principalmente por remover a gordura em excesso, o que tem como foco deixar o corpo com uma proporção aprimorada. É importante destacar que a lipoaspiração deve ser indicada e realizada por um cirurgião plástico especialista na área. 

O relatório mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS) afirma que a lipoaspiração foi o procedimento estético cirúrgico mais realizado em 2021, ultrapassando 1,9 milhão de procedimentos, o que representa um crescimento de 24,8%.

Carlos Conte, cirurgião plástico, (CRM PR 30072), esclarece sobre a lipo HD, uma modalidade de lipoaspiração mais avançada, indicada para quem deseja um contorno corporal com definição mais precisa.

O que é e como é realizada a lipo HD?

Dr. Carlos Conte: a lipo HD, ou lipoaspiração de alta definição, é uma técnica avançada de lipoaspiração que visa esculpir o corpo de maneira mais detalhada e precisa, permitindo desenhar e realçar a musculatura preexistente. 

Este procedimento utiliza tecnologias modernas, como a lipoaspiração a laser ou assistida por ultrassom, além de tecnologias de retração como MicroAire, Vaser, Renuvion, Argoplasma, BodyTite e Morpheus. 

A lipo HD não apenas reduz a gordura, proporcionando forma e contorno ao corpo, mas também permite a definição precisa de músculos como o reto abdominal, deltoide, tríceps, bíceps, grande dorsal nas costas, glúteo e os músculos ao redor dos joelhos. 

Dessa forma, é possível obter um contorno corporal mais definido e um aspecto mais atlético.

Como a lipo HD pode melhorar o contorno corporal?

Dr. Carlos Conte: chamamos de lipo HD 360 o procedimento que consiste em realizar uma lipoescultura completa, abordando o corpo em 360 graus. 

Isso implica em esculpir todas as áreas do corpo, como braços, abdômen e dorso, de maneira uniforme.

Essa técnica não apenas remove a gordura, mas também permite desenhar e definir a musculatura, proporcionando um contorno corporal harmonioso e detalhado. 

A remoção estratégica da gordura, em combinação com a preservação de uma camada de gordura subcutânea fina em áreas específicas, resulta em um corpo com contornos mais definidos e harmoniosos.

Qual é o perfil de quem está apto ao procedimento?

Dr. Carlos Conte: o perfil ideal do paciente apto para a lipo HD é aquele com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 26, já que essa cirurgia é geralmente realizada em indivíduos magros. 

Para obter um resultado mais expressivo e um contorno mais definido da musculatura, quanto menor for o IMC, melhor será o desenho e a aparição da musculatura esculpida.

Além disso, é preciso considerar que também esteja em boas condições de saúde, sem doenças crônicas não controladas, peso corporal estável e ter uma boa elasticidade da pele, hábitos de vida saudáveis e expectativas realistas sobre os resultados do procedimento, entendendo que a lipo HD não é uma solução para perda de peso, mas sim para contorno corporal.

Em quais áreas do corpo é possível fazer uma Lipo HD?

Dr. Carlos Conte: as áreas onde esse procedimento pode ser realizado incluem os braços, onde desenhamos e contornamos o deltoide, tríceps e bíceps, reduzindo também toda a circunferência do braço, permitindo uma diminuição de até um quarto dessa circunferência. 

Esse procedimento pode ser associado ao uso do Renuvion, uma tecnologia moderna que auxilia na retração da pele. 

Outra região principal é o abdômen, onde buscamos deixá-lo definido com um aspecto atlético.

Na região dorsal, esculpimos o grande dorsal, melhorando a definição da cintura e o contorno das costas. 

O procedimento também pode ser realizado na região glútea, desenhando e separando o glúteo da região dorsal, assim como na região dos joelhos, proporcionando um contorno corporal mais harmonioso e definido.

Como é o pós-operatório?

Dr. Carlos Conte: o pós-operatório da lipo HD envolve uma série de cuidados para garantir a recuperação adequada e os melhores resultados possíveis:

  • Uso de cintas de compressão: é essencial usar cintas de compressão para ajudar na modelagem do corpo e reduzir o inchaço;
  • Drenagem linfática: sessões de drenagem linfática podem ser recomendadas para reduzir o inchaço e acelerar a recuperação;
  • Repouso relativo: embora seja importante evitar atividades extenuantes, recomenda-se caminhar levemente para prevenir trombose;
  • Hidratação e alimentação adequada: manter uma boa hidratação e uma dieta balanceada é fundamental para a recuperação;
  • Acompanhamento médico: consultas regulares com o cirurgião para monitorar a recuperação e tratar possíveis complicações.

O tempo de recuperação é variável, mas, geralmente, os pacientes podem voltar às atividades físicas em uma ou duas semanas, com uma retomada gradual das atividades físicas após cerca de seis semanas, dependendo da orientação do cirurgião. 

É crucial seguir todas as orientações médicas para obter os melhores resultados e minimizar os riscos.

Dr. Carlos Conte: CRM PR 30072, RQE 28772, CRM SP 148817, RQE 91751

anúncios patrocinados
Anunciando...