Somos Cidade lança Prêmio de Arquitetura Contemporânea

Somos Cidade lança Prêmio de Arquitetura Contemporânea
Somos Cidade lança Prêmio de Arquitetura Contemporânea

O mercado imobiliário brasileiro ganha um novo estímulo para a criação de edifícios inovadores e mais integrados à cidade com o lançamento do Prêmio Somos Cidade de Arquitetura Contemporânea. A iniciativa busca reconhecer projetos que combinem fachadas dotadas de uma estética fora do comum, diálogo fluido com a paisagem urbana e integração de qualidade com o espaço público. 

Tanto arquitetos quanto incorporadoras e grandes desenvolvedores imobiliários podem participar da premiação, inscrevendo seus empreendimentos em duas categorias: projetos em execução, com alvará e registro de incorporação já emitidos, e projetos concluídos, com Habite-se emitido há no máximo três anos. Serão eleitos três vencedores em cada categoria. 

“Queremos valorizar o impacto positivo que os edifícios podem trazer para as cidades, o que é muito maior e mais relevante do que os eventuais benefícios gerados a um pequeno grupo de moradores ou frequentadores, por exemplo”, afirma Felipe Cavalcante, coordenador do Movimento Somos Cidade, responsável pela iniciativa. “O objetivo é incentivar uma visão mais ampla sobre a inserção desses projetos no ambiente urbano, valorizando fachadas ativas, térreos bem planejados, gentilezas urbanas e os cuidados com a permeabilidade visual, fundamentais para garantir que uma edificação agrade e melhore a vida das pessoas que passam por ela”, completa. Seguindo essa premissa, plantas, áreas comuns e demais espaços internos não serão considerados, tampouco funcionalidade e viabilidade construtiva das obras. As inscrições para o Prêmio vão até 30 de junho e os vencedores serão revelados em 15 de agosto.

Jurados

Como membros do júri, foram selecionados alguns dos principais profissionais em atividade no país nos campos da arquitetura, urbanismo e mercado imobiliário, garantindo uma avaliação diversificada e abrangente. São eles: Amanda Ferber, fundadora da Architecture Hunter e listada como a número 1 entre os 125 maiores influenciadores de arquitetura do mundo; Anthony Ling, fundador e editor do “Caos Planejado”, plataforma brasileira de conteúdo sobre urbanismo e cidades. Cláudio Hermolin, Presidente do Sinduscon Rio e VP para o Sudeste da Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Fernando Mungioli, proprietário e Publisher da Arco Editorial, editora especializada em arquitetura e responsável pela revista PROJETO; Fernando Serapião, crítico de arquitetura, curador e cofundador da Editora Monolito; Kardec Borges, que preside a Comissão de Arquitetura e Urbanismo da ADIT Brasil, Laura Janka, coordenadora do núcleo de Arquitetura e Cidade do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper e Luciano Ramos Leite, vice-presidente da Asbea Ceará.

Arquitetos e representantes do mercado imobiliário brasileiro, como Washington Fajardo e José Carlos Martins, Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, também farão parte do júri, sendo presidido por Felipe Cavalcante, fundador e Presidente de honra da ADIT Brasil, CEO da MATX, Coordenador do Movimento Somos Cidade e apresentador dos Podcasts Além da curva e Somos Cidade – com poder de voto de minerva em caso de empate.

A organização do Prêmio Somos Cidade é do Movimento Somos Cidade, voltado à produção de conteúdo e difusão de boas práticas de urbanismo, com coordenação da MATX, empresa de consultoria e disseminação de conhecimento em desenvolvimento urbano. O apoio institucional é da ADIT (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil), IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário), Caos Planejado, canal sobre cidades, e Arq.futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades.

 

Prêmio Somos Cidade
Inscrições: até 30 de junho
Divulgação dos vencedores: 15 de agosto
Mais informações em premiosomoscidade.com.br

anúncios patrocinados
Anunciando...