Cartiera Fornaci automatiza controle de qualidade

A papeleira italiana Cartiera Fornaci, especializada na fabricação de papelão de origem reciclada, decidiu automatizar seus processos de medição, testagem e verificação de qualidade. A empresa fechou contrato com a especialista em automação ABB para incorporar na fábrica de Fagnano Olona, no Norte da Itália, o equipamento L&W Autoline às linhas produtivas, para automatizar processos de testagem de papel hoje realizados manualmente.

A expectativa é que o equipamento permita realizar testes automatizados, que vão substituir a aferição hoje manual e baseada na anotação de medidas. A papeleira também espera que o investimento gere informação em tempo real sobre a variação de qualidade do produto final, para fazer ajustes corretivos mais rápidos e em tempo real. 

“Desde a primeira demonstração, o L&W Autoline mostrou seu valor a nossa operação, por permitir que deixemos o processo manual por um método que vai gerar informação e sinalizações para a produção de forma automatizada”, afirmou em comunicado a diretora-administrativa da Cartiera Fornaci, Benedetta Cattaneo.

O investimento deve ainda favorecer a eficiência geral das linhas de fabricação da papeleira, reduzir desperdícios, economizar energia e até diminuir a utilização de insumos na fabricação de papelão, conforme o texto divulgado. A ABB afirma ainda no material que o L&W Autoline conta com módulos de testagem para testes Bendtsen de rugosidade, espessura, umidade, dobra, ruptura e gramatura, em linha com a padronização ISO/TAPPI. O equipamento, segundo a fabricante, é capaz de gerar relatórios replicáveis sobre a qualidade de papel e suas medidas em até dez vezes menos tempo comparado ao atual processo manual. 

A fábrica de Fagnano da Cartiera Fornaci produz 55.000 toneladas de papelão reciclado por ano, com gramatura entre 360 e 1000 g/m2. A empresa é uma das principais fabricantes de papel e celulose da Itália, presente no mercado italiano há pelo menos 60 anos. 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...