Marca brasileira cita as cores que serão tendências em 2025

Marca brasileira cita as cores que serão tendências em 2025
Marca brasileira cita as cores que serão tendências em 2025

Desde 2014 a Tintas Eucatex elege a sua “Cor do Ano” com base em um estudo abrangendo as últimas  tendências mundiais. O levantamento mais recente foi feito por profissionais multidisciplinares coordenado pela consultoria de tendências Tendere.

A marca do brasileiro Flavio Maluf, indicada na lista da Forbes Agro100, apresentou sugestões das paletas de cores para o próximo ano indicando, ao todo, 42 tonalidades divididas em quatro grupos criativos. Dentre elas, o destaque da coleção é para a tonalidade nomeada de “Sombra da Floresta”. Segundo estimado pela campanha da marca, a cor será a grande protagonista do ano de 2025 no catálogo da marca.

Com tons de verde, azul e cinza, a cor escolhida é, segundo o estudo encomendado pela companhia de Flavio Maluf, um convite ao relaxamento e à reflexão. Segundo publicado no site oficial da campanha, a escolha manifesta “um convite ao relaxamento e à reflexão: essa tonalidade evoca a calma das árvores centenárias, o frescor de um rio cristalino e a serenidade de um dia nublado”.

A campanha, apresentada na página Cor do Ano Eucatex, destacou as sensações geradas pela tonalidade e os motivos dessa escolha. Em entrevista ao site PaintShow, Argemiro Sanches, gerente de Marketing e Produtos da Tintas Eucatex, detalha que a cor reflete o desejo dos brasileiros por um ambiente mais tranquilo. “A serenidade de Sombra da Floresta traduz o nosso desejo por dias melhores, mais calmos, com o frescor da tranquilidade. É um descanso aos olhos, ao corpo físico e à mente”.

Segundo a Dra. Patricia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere, empresa de consultoria e tendências mercadológicas, a tonalidade do ano leva em conta as relações culturais e mercadológicas. “O tom se equilibra em nuances acinzentadas, que reforçam a elegância e promovem segurança emocional, características que tornam a tonalidade ideal tanto para ambientes residenciais quanto corporativos”, destaca.

Campanha mostra a cor do ano para 2025

A página oficial da Cor do Ano também incluiu quatro grupos de paletas de cores com base nas tendências analisadas. A empresa apresentou as propostas com o objetivo de oferecer opções que atendem a diferentes estilos e necessidades, desde a valorização de raízes culturais até a busca por uma conexão com a natureza.

A primeira paleta apresentada foi a “Pop Tropical – Origens”, inspirada nas culturas indígenas e africanas. O grupo busca reforçar a conexão com a natureza e as origens culturais, com cores que fazem referência a elementos como a terra, as matas e o céu. Entre as tonalidades estão Sombra da Floresta, Pau Brasil, Tatuagem de Henna, Arara Azul e Floresta Amazônica.

A segunda proposta, chamada “Latino Urbano – Gráfica Cidade”, mistura referências das décadas de 1950 e 1980, adaptadas ao contexto contemporâneo. O objetivo é transmitir a busca por aceitação e o desejo de destaque. As cores sugeridas para essa paleta incluem Sombra da Floresta, Campo de Futebol, Eclipse, Roxo Púrpuro e Café Torrado.

A terceira paleta, “Karioka – Jardim da Paz”, foca na reconexão com a natureza e no estímulo ao bem-estar. O grupo propõe um estilo de vida mais sustentável, com cores que remetem à tranquilidade e ao equilíbrio. As tonalidades incluem Sombra da Floresta, Vulcão, Cacau, Pão de Forma e Hortelã Refrescante.

Por fim, a paleta “Sofisticado – Essência” foi criada para quem busca um estilo minimalista, com cores e materiais de alta qualidade. O grupo enfatiza a ideia de simplicidade e elegância. As cores incluem Sombra da Floresta, Sons do Mar, Eclipse, Clorofila e Reflexo do Lago.

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