Novotel Recife Marina é apresentado neste 1° de julho

Novotel Recife Marina é apresentado neste 1° de julho
Novotel Recife Marina é apresentado neste 1° de julho

O Consórcio Porto Novo, formado pela Maxxima Empreendimentos, Excelsior Seguros, Hima Participações e GL Empreendimentos, está prestes a inaugurar o Novotel Recife Marina, nesta segunda-feira, 1º de julho. Um dos destaques do complexo é o sistema de climatização, desenvolvido pela Comtel, empresa com mais de quatro décadas de experiência no mercado. A complexidade do projeto, com 20 mil m² de área climatizada, incluiu a instalação de uma central de água gelada com capacidade de 1.200 TRs – medida de potência de refrigeração.

O sistema comporta mais de 500 aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte e mais de 30 de grande porte, incluindo o salão de vendas do centro de convenções e os três restaurantes do hotel. “Instalamos mais de 7 km de tubulação e mais de 10 mil m² de dutos, o que torna essa uma das maiores obras de climatização do estado. Além disso, este é o primeiro projeto em que realizamos instalações inclinadas, seguindo a arquitetura do hotel”, explica Ramom Maux, engenheiro mecânico da Comtel Climatização e gestor da obra.

“Um dos desafios da obra foi interligar a central de água gelada ao hotel, que fica do outro lado da avenida, sem a interdição da via e paralisação do fluxo de veículos. Após vários estudos e pesquisas, decidimos utilizar o sistema de tubulação Cool Fit, da GF Piping Systems. Como se tratava da primeira obra no Brasil com este tipo de tubulação, a empresa suíça trouxe sua equipe de engenharia e promoveu treinamento técnico para a equipe da Comtel poder implementar com qualidade este tipo de solução”, destaca o engenheiro Davi Vilela Nóbrega, sócio-diretor da Comtel.

Para viabilizar a interligação da central de água gelada ao hotel e do Recife Expo Center, centro de convenções do complexo, que ficam de lados opostos da via, foi necessário um túnel subterrâneo sob a principal avenida do Cais de Santa Rita, permitindo a passagem das tubulações sem interromper o tráfego. “O túnel foi feito em duas semanas e a instalação da tubulação foi implantada em quatro dias, sem maiores transtornos ao fluxo. Os equipamentos usados permitiram que fosse evitada a necessidade de duas centrais, o que iria duplicar o valor do investimento”, descreve Maux.

No projeto de climatização foram usados tubos PEAD com isolamento térmico de poliuretano, fabricados pela marca Georg Fischer, sediada na Suíça. O Complexo Porto Novo Recife foi o primeiro empreendimento no Brasil a usar a solução COOLFIT. A Comtel realizou o sistema de refrigeração das cozinhas de todos os restaurantes, garantindo ambientes seguros e adequados para o preparo e conservação de alimentos.

Sustentabilidade em uma das obras de climatização de Pernambuco. O sistema de ar-condicionado instalado no Novotel Recife Marina e Recife Expo Center é de expansão indireta e condensação da água, alimentados pela central térmica distrital. Este sistema inclui renovação de ar com recuperadores de energia, que reduzem a carga térmica ao reutilizar a energia já utilizada.

O ar de expurgo interage com o ar de renovação em contra fluxo, através de trocadores de calor, para conservar energia. O projeto também desacopla as cargas térmicas de calor sensível e latente, tratando-as separadamente com unidades de tratamento de ar específicas, ajustadas às necessidades de cada caso. “Assim, evita-se o desperdício de energia, que ocorre com métodos tradicionais”, diz Nóbrega.

Novotel Recife Marina. O hotel que será operado pela Atrio, administradora da rede francesa Accor, faz parte do complexo Porto Novo Recife e integra hotel de 299 apartamentos de padrão quatro estrelas, uma marina e centro de convenções. O empreendimento totaliza investimentos de R$ 50 milhões.

A marina do complexo, construída pela empresa espanhola M3 Marinas, sediada em Barcelona, possui capacidade para atracar até 200 barcos. Com um investimento de R$ 20 milhões, a marina deve atrair adeptos do turismo náutico de diversas regiões do Brasil e do exterior. O restaurante Bargaço, especializado em frutos do mar, vai inaugurar a nova operação Novotel, aproveitando a localização.

Já o Recife Expo Center, primeiro centro de convenções da capital, integra o projeto e terá capacidade para até sete mil pessoas. Localizado nos armazéns 16 e 17, ao lado do hotel, o espaço para eventos está sendo erguido em uma área com cerca de oito mil metros quadrados.

Sobre a Comtel

A Comtel está no mercado de refrigeração desde 1977, executando obras de engenharia de climatização em sistemas de ar-condicionado central e ventilação mecânica. A empresa atua como credenciada e autorizada a comercializar, instalar e prestar serviços de instalação e manutenção em condicionadores de ar do tipo central de fabricação Midea, Carrier, LG, Trane, York e Hitachi. O principal objetivo da Comtel é a instalação e manutenção em sistemas de ar-condicionado central, tais como empresas, indústrias, hospitais, shoppings e hotéis.

anúncios patrocinados
Anunciando...