Auditoria Interna pode trazer benefícios para as empresas

Auditoria Interna pode trazer benefícios para as empresas
Auditoria Interna pode trazer benefícios para as empresas

A Auditoria Interna é responsável por fornecer uma avaliação objetiva e independente das operações, controles internos e processos de gerenciamento de riscos. Sua importância reside nas avaliações sobre a eficiência operacional, a conformidade regulatória, a adequação dos processos de gerenciamento de riscos e da governança corporativa, além de contribuir para a melhoria contínua dos processos e promover a transparência na prestação de contas.

Para se ter uma ideia, dados da segunda edição da Pesquisa de Maturidade da Auditoria Interna no Brasil, referente a novembro de 2023, realizada pela KPMG, indicam que mais de 40% de todas as empresas entrevistadas não têm nenhum sistema de GRC e menos de 2% dessas empresas possuem 100% dos auditores com certificação CIA (Certified Internal Auditor), concedida pelo The Institute of Internal Auditors.

Walter Sander, consultor da MK Consultoria, avalia que na atualidade, em meio à complexidade regulatória e à acirrada competição, a auditoria interna desempenha um papel crucial. As organizações dependem dela para avaliar e aprimorar seus processos, identificar riscos e verificar a conformidade com normas e regulamentações.

“Um dos principais objetivos da Auditoria Interna é identificar e corrigir deficiências nos controles internos, processos e procedimentos da organização. Isso ajuda a evitar fraudes, erros e desperdícios, além de garantir o cumprimento das políticas internas e regulamentações aplicáveis”, pontua.

Ainda segundo o profissional, as melhores práticas em auditoria interna incluem a independência e objetividade, permitindo que os auditores internos realizem suas avaliações livres de interferências e com a necessária proficiência, garantindo que não haja conflitos de interesses que possam comprometer a integridade do processo de auditoria. “Outro ponto importante é a contribuição da Auditoria Interna para com o processo de gestão de riscos das organizações, possibilitando que seja feita uma avaliação independente para verificar se os principais riscos foram identificados e estão sendo mantidos dentro de um nível aceitável, de acordo com o apetite a risco da organização. Além disso, os trabalhos propostos pela Auditoria Interna são definidos com base em uma abordagem baseada em riscos e que considera a estratégia da empresa e seus objetivos”, diz.

Um plano anual com os trabalhos priorizados, bem elaborado e estruturado é fundamental para garantir que todos os aspectos relevantes sejam abordados durante cada trabalho previsto. Isso inclui definir objetivos claros, escopo adequado, cronograma e recursos necessários, complementa o especialista.

“Em paralelo, a comunicação é outra exigência para a atividade de Auditoria Interna. Uma comunicação clara e transparente é essencial em todas as fases do processo. Os resultados das avaliações realizadas devem ser comunicados de maneira oportuna e com uma linguagem clara, objetiva e acessível aos vários clientes internos, o que inclui a alta administração, comitês, conselho de administração e os responsáveis pelas áreas auditadas. A missão da auditoria interna é aumentar e proteger o valor organizacional, fornecendo avaliações, assessorias e conhecimentos objetivos baseados em riscos”, destaca Sander.

Acompanhamento constante

Sander, recomenda que após a conclusão das auditorias, é importante acompanhar a implementação das recomendações, monitorando se as ações corretivas propostas foram eficazes na resolução das deficiências identificadas. Auditores internos devem manter-se atualizados com as melhores práticas, regulamentações, certificações e tendências emergentes em auditoria e áreas relacionadas.

“A auditoria interna é um processo contínuo e sistemático de avaliação das atividades de uma organização, que busca verificar o efetivo alinhamento com os objetivos e as políticas estabelecidas. A aplicação de técnicas de auditoria adequadas, em todas as etapas de suas atividades, pode garantir a efetividade dos trabalhos realizados e principalmente aos necessários registros documentais e das evidências, bem como o acompanhamento dos planos de ação decorrentes dos achados de auditoria”, revela.

Ainda segundo ele, é preciso avaliar que o volume de dados e a complexidade dos processos executados pela Auditoria Interna podem dificultar o trabalho dos auditores. Softwares e plataformas especializadas em auditoria interna facilitam e dão celeridade aos processos e etapas, além de apoiar no registro das informações inerentes a todas as atividades, incluindo o planejamento de cada trabalho, sua execução, o reporte dos resultados e o acompanhamento dos planos de ação, além de permitir o devido registro de aprovações e supervisão das atividades.

“A utilização de softwares especializados em auditoria interna oferece benefícios significativos às organizações. Essas ferramentas automatizam o processo de auditoria com base na metodologia adotada, além de ajudar na padronização dos registros feitos pela equipe de auditores e na economia de tempo e recursos”, informa.

Plataformas baseadas em nuvem, permitem que membros da equipe possam acessar e compartilhar informações de forma rápida e fácil, independentemente de sua localização geográfica. Isso facilita a colaboração em tempo real e permite que toda a equipe trabalhe juntas de maneira mais eficiente, mesmo quando estão separados por grandes distâncias. A centralização dos registros e demais informações em uma ferramenta, permite ainda agilizar a elaboração do relatório final para comunicação dos resultados dos trabalhos realizados, complementa Itamar Junior, sócio-diretor do Regdrive, Regtech especializada em GRC.

“A implementação bem-sucedida de um software de gestão das atividades de auditoria vai além da simples aquisição da ferramenta adequada. As organizações também devem investir em capacitação, para garantir que os usuários saibam como utilizar todas as funcionalidades do software de forma eficaz. Ainda assim, é essencial que a equipe esteja comprometida com a integração do software em seus processos existentes e com a manutenção de altos padrões de qualidade e precisão”, finaliza.

anúncios patrocinados
Anunciando...