Automação tecnológica atinge mais empregos em países ricos

Automação tecnológica atinge mais empregos em países ricos
Automação tecnológica atinge mais empregos em países ricos

Do total de empregos em países de alta renda, 5,5% estão potencialmente expostos aos efeitos de automação da tecnologia, enquanto em países de baixa renda, tal situação diz respeito a 0,4% do emprego, estima a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que enxerga esses cenários como uma janela para benefícios, como a ampliação de vagas, se políticas corretas forem implementadas.

De acordo com a OIT, a maior parte dos empregos e das indústrias está exposta parcialmente à automação. Por sua vez, essa visão ressalta ser mais provável que as atividades sejam complementadas em vez de substituídas pela onda de Inteligência Artificial (IA) generativa.

Em vista disso, a tendência é de que o uso de recursos ligados à IA cresça cada vez mais. De acordo com o relatório do LinkedIn “Future of Work Report: State of AI”, em sua oitava página, o número de habilidade atreladas à IA que foram adicionadas por usuários da rede social praticamente dobrou desde o lançamento do ChatGPT, de 7,7%, entre maio e novembro de 2022, para 13%, entre novembro de 2022 a junho de 2023.

A OIT pontua que o trabalho de escritório é uma das categorias com maior exposição às tecnologias de IA, com quase um quarto das tarefas consideradas de alta exposição. Com base nisso, a organização internacional enfatiza que, embora a tecnologia colabore com os avanços em qualquer setor, são os humanos que devem orientar qualquer processo de transição.

A mesma visão é compartilhada pelo fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa. Ele reforça que a tecnologia não substitui o lugar do humano, e uma das razões para isso são os riscos que envolvem as transições.

“Trata-se de uma realidade: a tecnologia, que engloba também a IA e seus recursos, é questão vital do mundo corporativo, pois agiliza processos e demandas. No entanto é preciso uma visão ampliada sobre o tema e uma análise de todos os lados envolvidos, pois os efeitos podem ser positivos ou não. Por isso é importante a preparação da equipe sobre o assunto, com conteúdo seguro, para que não haja interpretações equivocadas nem consequências negativas”, conclui. 

anúncios patrocinados
Anunciando...