Como empresas de contabilidade estão se destacando através das redes sociais

Como empresas de contabilidade estão se destacando através das redes sociais
Como empresas de contabilidade estão se destacando através das redes sociais

O Brasil é um dos países que mais utiliza as redes sociais, principalmente o Instagram, na América Latina. Os brasileiros são consumidores da internet e já usam as mídias sociais com diversas finalidades, inclusive, para encontrar profissionais e empresas antes de efetivar uma contratação, bem como para aprender sobre diferentes assuntos e interagir com diversas áreas de conhecimento. 

No entanto, definir estratégias de marketing para as mídias sociais pode ser um desafio, principalmente para quem está começando a desbravar esse universo agora. Mas esses obstáculos podem ser facilmente resolvidos por ferramentas que ajudam os profissionais da área contábil a atrair novos clientes e consolidar sua marca. Não faltam recursos digitais para compartilhar a profissão através do Instagram, por exemplo, e atingir um público-alvo muito maior.

O Instagram é uma das redes sociais com maior aderência do público consumidor no Brasil e pode ser uma ótima forma de consolidar uma marca e captar novos clientes, no entanto, também pode ser um desafio criar conteúdos que se diferenciam de outros que já existem em redes como o Instagram, justamente pela quantidade de pessoas que usam esse recurso diariamente e o aumento gradativo da concorrência.

Os profissionais de contabilidade que estão se destacando têm usado ferramentas para ajudar no crescimento real e qualificado de suas nas redes sociais. E o objetivo dessas ferramentas é ajudar nas estratégias de conteúdo, roteiros e programação de postagens. Portanto, contar com ferramentas que podem ajudar no ganho de tempo e produtividade no marketing para redes sociais

Atualmente existem ferramentas de automação que podem ser a solução para profissionais que estão começando, aliás, começando ou sendo veterano, os profissionais da contabilidade não possuem tanto tempo ou recursos financeiros para investir abundantemente em marketing.

Alguns são leigos e estão começando a se familiarizar com as redes sociais, portanto, acabam encontrando outras formas de crescer na internet, como ferramentas que automatizam as postagens, entregam a estratégia diária informando o melhor conteúdo a ser postado em cada dia do mês, e que já entreguem o conteúdo pronto, com possibilidades de personalização para auxiliar tanto na publicação frequente, diária, do conteúdo quanto no crescimento e até mesmo na interação com o público-alvo. 

Afinal, o tempo escasso é um inimigo do sucesso dos escritórios de contabilidade, e por isso é crucial usar ferramentas assim, que ajudarão o profissional contábil que não requer muito tempo fazendo todas essas tarefas de forma manual, por conta própria. 

Isack Wesller, especialista em marketing, CEO e criador da ferramenta Publiko conta que: “O primeiro passo é organizar o perfil do profissional para que ele se destaque dos concorrentes. Além disso, é preciso ter uma estratégia de conteúdo para alternar entre postagens de humor, curiosidades, datas comemorativas, institucionais e, principalmente, informativas, que transmitam aos usuários confiança, credibilidade e autoridade no assunto, de forma personalizada, fazendo com que o conteúdo possa, inclusive, viralizar.”

A maioria das pessoas que têm contato com conteúdos contábeis nas redes sociais, segundo Isack, já possuem uma dúvida ou um problema que desejam solucionar. Por isso, é preciso criar postagens dinâmicas, com linguagem simples e descontraída, que resolvam as dúvidas mais comuns com fácil entendimento e tornem a contabilidade menos burocrática. 

“Ainda dentro da estratégia de conteúdo, é importante segmentar o público, já que pessoas jurídicas podem ter mais interesse em temas contábeis do que pessoas físicas.”, afirma Isack Wesller. E a segmentação do público pode acontecer, em sua forma mais simples, pelo conteúdo. “Mas, nem sempre os contadores conseguem criar estratégias para segmentar e qualificar seus seguidores no Instagram, é aí que entram as ferramentas de automação e personalização do conteúdo pronto.” reforça ainda o especialista, Isack Wesller.

O Instagram, por exemplo, forma um ótimo canal para apresentação de serviços contábeis. Prova disso é a pesquisa divulgada pela Mobile Time, que aponta o Instagram como o aplicativo em que os brasileiros passam mais tempo, ultrapassando até mesmo o WhatsApp. Portanto, e o Instagram oferece recursos para potencializar a divulgação das empresas, proporcionando um ambiente adequado para as pessoas conhecerem profissionais contabilistas. 

Mas os profissionais contábeis podem usar o marketing nas redes sociais, desde que estejam atentos ao Código de Ética. Além dessas dicas para as empresas, existem também normas específicas para contabilidade que devem ser respeitadas.

Segundo o Código de Ética Profissional do Contabilista, a criação e divulgação de conteúdos, em qualquer meio de comunicação, que promova comparações com outros profissionais ou diminua alguma empresa, ou colaborador é totalmente proibida. Além disso, há outras proibições, como:

  • divulgar promoções dos serviços;
  • menosprezar órgãos contábeis;
  • compartilhar notícias falsas;
  • publicar conteúdos sem embasamento científico;
  • expor clientes sem consentimento.

Portanto, as empresas de contabilidade que desejam se destacar nas redes sociais precisam ter o código de ética em mente, para manter limpa a imagem da empresa ou a imagem pessoal do profissional autônomo e não sofrer punições profissionais.

O desafio de crescer no Instagram e obter engajamento parece ser grande, apesar de ser relativamente simples desde que a contabilidade esteja munida com os três pontos cruciais do marketing, segundo Isack Wesller:

  • Estratégia de conteúdo;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Distribuição turbinada.

Com isso, precisamos entener que a presença digital é essencial para todas as empresas e qualquer profissional contábil, mesmo leigo, consegue estar presente no Instagram. 

Aliás, e inclusive, para quem está no ramo da contabilidade, é um atalho para ganhar clientes organicamente, sem precisar gastar uma fortuna com publicidades na mídia física tradicional. 

No entanto, nenhuma empresa de contabilidade é obrigada a conhecer todas as táticas e estratégias das redes sociais, por isso, é importante conhecer as ferramentas de aceleração e construção da sua presença no mundo digital.

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