NRF Retail’s Big Show traz insights ao universo dos strip malls

NRF Retail’s Big Show traz insights ao universo dos strip malls
NRF Retail’s Big Show traz insights ao universo dos strip malls

A 113ª edição da NRF Retail’s Big Show, feira gigante de varejo, realizada anualmente, segue repercutindo após levar a Nova Iorque (EUA) cerca de 800 empresas e mil estandes. Com mais de 180 palestras realizadas, o encontro reuniu cerca de 40 mil profissionais e 350 palestrantes – que trouxeram inúmeros insights para quem trabalha na área.

O universo dos strip malls, especificamente, registrou um crescimento acima da média durante a pandemia e segue em ritmo acelerado. Isso porque o consumidor, cada vez mais, busca facilidade e economia de tempo – algo oferecido por esses centros de conveniência, localizados em pontos estratégicos das cidades.

Tendo em vista a relevância mundial da NRF e seus impactos nas redes de varejo, a consultoria Capgemini elaborou um relatório. Ele traz os principais assuntos discutidos na feira e seu impacto no varejo em geral.

“A NRF de 2023 falou sobre resultado, performance, propósito, pessoas. Temas como jornada, experiência, omnicanalidade e comportamento de consumo seguem fortes, mas muito mais maduros, profundos e aplicáveis na prática”, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls e presidente da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

Diante do fato de que os consumidores, lá na ponta da jornada, estão mudando seu comportamento de compra mais uma vez, o foco passa a ser a condição financeira dos clientes – e como se adaptar a isso.

Segundo a pesquisa da Capgemini, o que importa aos consumidores em 2023 são estes pontos:

– 6 em cada 10 consumidores em todo o mundo dizem que estão extremamente preocupados com sua situação financeira pessoal;

– 73% dos consumidores estão fazendo menos compras por impulso;

– 65% dos consumidores dizem que agora preferem produtos de marca própria mais baratos do que marcas conhecidas;

– 78% dos consumidores dizem que serão mais leais às empresas que os ajudam nesse momento difícil;

– 7 em cada 10 consumidores esperam que as empresas ofereçam uma gama mais ampla de descontos para ajudá-los a comprar itens essenciais e oferecer descontos maiores para clientes fiéis.

Segundo William Valiante, vice-presidente de bens de consumo, varejo e distribuição Latam na Capgemini, todas as interações, palestras e estandes falaram essencialmente sobre o mesmo tema: a preocupação com a última linha do resultado.

“O ciclo de performance tem sido o tema da vez. Todos precisam entregar valor para investidores e consumidores. As empresas também querem ser rentáveis e fazer um colchão para o movimento de retomada. A percepção geral foi de pé no chão, de como garantir mais com menos e descobrir formas para assegurar rapidez e eficiência na relação com fornecedores e público final”, destaca Saad, cuja empresa, a MEC Malls, faz a concepção e gestão de Strip Malls em diversas cidades do Brasil.

Um dos pontos focais da NRF é a questão da conveniência, incluindo pontos de retirada. O tema, já bastante explorado em diversos strip malls, prevê que o cliente retire, em um ponto físico, o que comprou online. Nessas horas, tudo vale, desde postos de gasolina até lojas e centros comerciais.

O problema, no entanto, é que quase 50% dos consumidores acreditam que as organizações não estão fazendo o suficiente para reciclar, reutilizar e reduzir o desperdício em todos os setores. Além disso, 67% deles esperam que as organizações sejam responsáveis ao anunciar produtos e não estimulem o consumo excessivo.

“Todos estes aspectos devem nortear o planejamento dos projetos dos strip malls, seja reservando mais espaços para quiosques de venda de produtos e serviços, como também criando pontos de retirada de produtos”, explica Saad, que enfatiza a necessidade de uma relação próxima com lojistas e consumidores.

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