Será o Fim da onda de calor? Existem 5 estados que estão sob o grande risco de temporais e granizos

As ocorrências são influenciadas pelo calor, combinado com o aumento do teor de umidade da atmosfera. A região Sul está sob alerta laranja

 

Em meio a onda de calor que atinge várias partes do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, neste fim de semana e na semana que vem, há chances de chuvas fortes, rajadas de ventos e granizo em cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Essas ocorrências climáticas são influenciadas pelo calor combinado ao aumento do teor de umidade na atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis. Neste sábado (18/11), as rajadas de vento poderão variar entre 80km/h e 100km/h no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No domingo (19), as chuvas fortes podem se espalhar pela área central do país, por causa do aumento na convergência de umidade pelo continente, aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável. Já na segunda-feira (20), o volume de chuva em 24h pode ficar em torno de 80mm ou passar de 100mm em São Paulo (especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba) e no sul de Minas Gerais (na região da Zona da Mata mineira) e no Rio de Janeiro.

Na última quinta-feira (16), o Inmet emitiu alerta amarelo para risco de tempestades em dez estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, Goiás e DF. No entanto, o alerta se encerrou às 3h desta sexta-feira (17). Catorze estados e o DF permanecem com alerta vermelho para onda de calor até o fim de hoje. A meteorologista Andrea Ramos afirmou, que o Inmet vai se reunir nesta manhã para identificar a manutenção ou traçar novos alertas.

Cabe destacar que o Inmet emitiu alerta laranja para risco de tempestades na região Sul, que sofre com temporais desde o início da semana. O volume total de chuva no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pode ser chegar a 100mm em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo. O alerta vale até amanhã.

Onda de calor chegando ao fim, mas picos de calor voltarão

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, explica que a partir deste final de semana as temperaturas estarão mais amenas por causa da chegada de uma frente fria vinda do Sul do país. “Só o fato dessa frente fria conseguir avançar do Sul para o Sudeste já é indício que o sistema de alta pressão atmosférica, que é o que gera as ondas de calor, já está enfraquecendo”, afirma a especialista. No entanto, a meteorologista também pontuou que picos de calor podem voltar em dezembro, em meio a “eventos de chuvas de forte intensidade”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.