Defesa Civil registrou dois eventos sismológicos na área evacuada do bairro de Mutange, nessa segunda-feira (6/11)
Moradores do bairro do Mutange e adjacências relataram à Gazeta ter sentido tremores de terra no final da manhã e início da tarde dessa segunda-feira (6). O fato foi confirmado pela Defesa Civil de Maceió.
Em nota encaminhada à imprensa, o órgão registrou dois eventos sismológicos na área evacuada do bairro. O primeiro (11h58) teve magnitude local de 1.15 e o segundo (13h44), magnitude local de 1.38.
Conforme ressaltou o órgão em nota, tais proporções dos eventos têm nível baixo, sem potencial de causar danos à superfície ou serem sentidas pela população, só sendo identificadas pelos equipamentos de monitoramento.
A Defesa explicou que, devido à movimentação de solo, a região está suscetível a eventos sísmicos dessa natureza.
“O órgão atua no monitoramento 24h por dia, acionou seus protocolos e as operações próximas às áreas foram paralisadas preventivamente”, disse a Defesa.
O órgão municipal ainda determinou que a Braskem repasse dados a respeito de sondagens nos locais atingidos, já que os eventos podem estar associados ao preenchimento das minas de sal-gema.
Já a Braskem, por meio de nota enviada, explicou que os abalos sísmicos ocorreram próximo ao antigo Hospital José Lopes, onde há “uma rede de monitoramento robusta, uma das mais modernas do país, capaz de detectar movimentos de baixa intensidade em profundidade e superfície.”
Além disso, a mineradora salientou que os movimentos detectados no solo foram de baixa magnitude e não alteraram a rotina da região. E que, preventivamente, as atividades no local foram paralisadas.