Conjunto Nacional promove e apoia iniciativas de sustentabilidade  

 

Na semana em que é celebrado o Dia do Consumo Consciente, o shopping reforça compromisso com a causa e destaca boas práticas do empreendimento e das operações  

 

A educação para o consumo nunca se mostrou tão necessária quanto nos dias atuais. A realidade da escassez de recursos naturais batendo à porta mostra que é preciso adotar ações de preservação e de uso inteligente dos meios disponíveis. Com tudo isso em mente, e para marcar o Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, o Conjunto Nacional lista iniciativas próprias e de operações que estão presentes no shopping, como ferramenta de incentivo para a adoção de boas práticas na área de sustentabilidade. O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da sociedade para  o uso equilibrado dos recursos.

“É um exercício diário o empenho em reduzir os impactos ambientais das nossas operações, desenvolvendo ações que promovem o uso racional dos recursos naturais com redução da geração de resíduos. Está em nosso DNA e nossa vontade é de extrapolar essa vocação para o nosso público, integrando a comunidade e inspirando todos ao redor”, comenta Fernanda Lima, gerente de marketing do Conjunto Nacional.

No shopping, existem mecanismos para potencializar as ações de preservação do meio ambiente. É o caso do Hub de Reciclagem, um local exclusivo para receber resíduos recicláveis aberto ao público geral. Localizado na Ala Norte, 1º piso, ele recebe óleo de cozinha usado, lixo eletrônico, plástico , latinhas de alumínio, cápsulas de café, pilhas e baterias, papéis e papelão. Em paralelo, o empreendimento possui lixeiras seletivas para o descarte correto do lixo, com gerenciamento e coleta dos resíduos gerados. Apenas com essas iniciativas o Conjunto recicla mais de 400 TON de resíduos que iriam para o aterro sanitário.

O Shopping também participa de um projeto de compostagem que transforma todo o resíduo orgânico da praça de alimentação e restaurantes em adubo que são utilizados em hortas orgânicas e viveiros, inclusive a horta comunitária que existe na área aberta do 3º piso do shopping. Em média, são compostados mais de 150 TON de resíduos orgânicos por ano.

O uso consciente de água é outro destaque entre as ações capitaneadas pelo shopping. A área técnica criou uma estação de reuso para tratamento do esgoto e reaproveitamento nos sanitários e mictórios do prédio. A lavagem do piso, calçadas, estacionamentos, áreas técnicas e irrigação dos jardins é feita com essa água reutilizada. Por ano, são tratados mais de 8 milhões de litros de esgoto que deixaram de ser descartados e foram reutilizados.

Outro ponto no shopping que concentra iniciativas sustentáveis é a sua garagem coberta, que possui vagas exclusivas para Carros Elétricos, equipadas com carregadores semi rápidos, com oferta de recarga grátis para comodidade dos clientes, enquanto fazem suas compras. O espaço ainda conta com um completo bicicletário com cerca de 100m2, e capacidade para receber 30 bicicletas ao mesmo tempo, entre convencionais e elétricas. Essas últimas contam com ponto de recarga de energia no local. O acesso ao espaço é totalmente gratuito.

Espaço Conjunto Sustentável – Para incentivar os clientes a adotarem hábitos mais sustentáveis, o Conjunto Nacional reservou um espaço especial todo preparado para a educação para a sustentabilidade, onde é possível fazer descarte inteligente em pontos de coletas de doações: um para o recolhimento de tampas plásticas que são destinadas ao projeto Espaço Estrela Social; um segundo que recebe resíduos eletrônicos para encaminhamento correto, feita pela entidade Programando o Futuro; localizado no 2º piso, na Praça de Alimentação Norte.

Operações e práticas sustentáveis

Mas para quem imagina que as iniciativas de sustentabilidade estão apenas no âmbito de áreas comuns do Conjunto Nacional, terá uma surpresa positiva ao saber que lojas presentes no shopping também fortalecem a cadeia de boas práticas de preservação do meio ambiente. A loja de departamentos Renner, por exemplo, tem operação carbono neutro desde 2016 e utiliza em suas coleções algodão responsável — como materiais orgânicos, agroecológicos ou reciclados —; também adota fontes de energia renováveis; e tem 100% da cadeia de fornecedores de produtos da marca com certificação socioambiental. 70% dos produtos em si são sustentáveis, no tocante às matérias primas e manejo. Além disso, oferece aos clientes um ponto de descarte para peças de roupas, frascos de perfumaria e embalagens plásticas e de papel. Os itens entregues são enviados para centros de triagem e de distribuição para serem processados e retornarem ao mercado como novos itens.

Na Puket, o processo sustentável é revertido em solidariedade. A operação tem uma urna de coleta, que recebe meias usadas, que são encaminhadas a um centro de processamento, higienizadas, trituradas e transformadas em cobertores, que são destinados a pessoas em situação de rua. Segundo a marca, 40 pares de meia doados se tornam um cobertor. Apenas no ano passado, a Puket recebeu 32 toneladas de meia e distribuiu mais de 55.700 cobertores.

A Hope recebe doações de lingerie e pijamas em bom estado. As peças são higienizadas e encaminhadas a pessoas em situação de risco social. Além disso, a loja comercializa itens em modal, uma fibra cuja matéria prima é a celulose proveniente da faixa, uma madeira vinda de florestas sustentáveis. A tecnologia resulta em um tecido leve e confortável, que absorve os corantes de forma rápida e profunda, gastando menos água em seu processo de tingimento e absorve 50% mais de umidade que o algodão, permitindo que a pele permaneça seca e consiga respirar.

Os sapatos e acessórios da Outer trazem estilo e conforto a partir de processos de produção sustentável. Os solados de todos os calçados da marca são fabricados em borracha reciclada, feita a partir de sobras de outros calçados e resíduos de pneus. O couro utilizado nos sapatos e bolsas é adquirido em um produto com menos química em seu tratamento e é totalmente utilizado, mesmo com marcas ou cicatrizes, o que evita desperdício de matéria-prima.

Já na loja d’O Boticário, os clientes encontram itens em que 100% de suas embalagens são recicladas. A marca ainda trabalha com refis de cremes e perfumes. A operação também possui um ponto de coleta de frascos usados de perfumaria e cosméticos, de qualquer marca. Com a doação de três frascos ou mais, o consumidor ganha desconto de 10% em compras acima de R$ 150.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.