Você já conhece o SEO para e-commerce e tudo que ele pode fazer pelo seu negócio?
Qualquer empresa tem o objetivo de crescer e fazer com que sua marca fique conhecida na web, afinal, se nos tempos atuais o seu negócio não está na internet, ele praticamente não existe. E sabia que existe uma estratégia que pode alavancar sua empresa?
Essa estratégia é o SEO, com ela você consegue aumentar seus resultados nos sites de buscas, assim quando alguém pesquisar “curso nr10 valor”, por exemplo, sua empresa será uma das primeiras a aparecer para esse potencial cliente.
Essa técnica é importante, pois a maioria das pessoas que navegam na internet raramente passa dos primeiros resultados de pesquisa. É justamente nesse ponto que entra o SEO para ajudar o seu negócio.
Para saber tudo que essa estratégia pode fazer para a sua empresa, continue lendo esse artigo e descubra como o SEO é crucial para que a sua marca cresça.
O que é um e-commerce?
E-commerce nada mais é que um comércio eletrônico, ou seja, uma empresa de aquecedor a gás que consegue vender seus produtos de forma online.
Dessa forma, desde a escolha do produto, até a finalização do pedido, passando pelo pagamento e todos os outros processos são realizados de forma digital. Nesse meio de negócio, a única coisa que acontece de maneira física é a logística das entregas.
O e-commerce sem dúvidas é o futuro dos negócios, afinal o perfil do consumidor tem mudado muito nos últimos anos graças ao advento da tecnologia. Se antes era preciso sair de casa para comprar um relógio de ponto digital, hoje se faz tudo pela internet.
Por isso é importante que as empresas percebam todo esse potencial que a internet possui, além das transformações do mercado e se adequem a essa nova realidade, afinal os negócios que não se transformam acabam ficando para trás e perdendo seu lugar.
Como todo empreendimento, o e-commerce precisa de uma boa divulgação, principalmente pelo meio ao qual está inserida, afinal a internet é um vasto universo com inúmeras possibilidades.
Por isso, é importante que se aplique algumas estratégias que façam sua empresa se destacar no mercado para que ela cresça no mundo digital, como é o caso do SEO.
O que é SEO?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que quer dizer otimização para os mecanismos de busca.
Essa técnica é um conjunto de estratégia de otimização de sites, blogs e páginas da web que busca melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.
Funciona assim: quando alguém precisa contratar um serviço de projeto de iluminação, por exemplo, a primeira coisa que faz é jogar no site de buscas e procurar uma empresa que atenda às suas necessidades referentes a essa procura.
Geralmente essa pessoa não tem tempo de ver todos os sites que aparecem na página de pesquisa, e logicamente irá clicar nos primeiros resultados.
Esses primeiros resultados geralmente são pagos, mas existem outra porcentagem que aparecem ali de forma orgânica, ou seja, sem que se tenha dinheiro injetado.
Só para você entender como funciona essa dinâmica, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques, apenas 0,78 dos usuários clicam em algum link da segunda página que aparecem nos resultados.
Esses números tornam evidente que cada pesquisa feita por um usuário representa uma oportunidade para que a sua marca ofereça a melhor resposta para o que ele busca. Com isso você tem mais chances:
- Ganhar visibilidade;
- Ganhar cliques;
- Receber mais tráfego orgânico;
- Obter mais resultados com a sua presença online.
Mas para que tudo isso funcione, você precisa provar para esses sites de busca que tem a melhor resposta que o usuário procura, e por isso merece aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page), ou seja, a página de pesquisa.
Isso quer dizer que uma empresa de software para restaurante, por exemplo, precisa ter muito mais que um bom conteúdo, ela precisa oferecer uma boa usabilidade em seu site, além de conseguir mostrar autoridade no mercado que se está inserido.
É justamente nesse ponto que entra a estratégia de SEO, pois ela engloba todo tipo de estratégia para os mecanismos de pesquisa sem que você precise pagar por anúncios nos sites de busca.
Com isso sua empresa consegue aumentar o retorno de investimento (ROI) e a redução de custo de aquisição de clientes (CAC), afinal não terá um grande investimento em propaganda paga.
Estratégias de SEO
Bom, agora que você já conhece como funciona o SEO, conheça algumas das estratégias que podem ser aplicadas no seu negócio, mas é importante ressaltar que esse é um trabalho constante, não será na primeira tentativa que sua página irá aparecer no topo.
Para que sua empresa seja uma das primeiras no ranking, precisará de muito trabalho, esforço e principalmente dedicação, mas vale a pena cada segundo de trabalho duro e você verá os resultados positivos surgirem.
Adapte-se aos algoritmos
O algoritmo é uma sequência lógica de ações para determinada finalidade. Antes as buscas funcionavam apenas pela repetição das palavras-chave.
Sendo assim, se em um texto de uma empresa de despachante aduaneiro, por exemplo, existia uma quantidade certa de palavras-chaves repetidas, esse algoritmo já seria favorável para esse site.
Mas atualmente essa ferramenta está mais inteligente, com isso os motores de busca estão se preocupando muito mais com a relevância das informações e com a experiência de navegação dos usuários.
Por isso é importante que você se adapte ao algoritmo e crie conteúdos relevantes e que tenham qualidade, assim será mais fácil que sua empresa apareça em destaque nos sites de busca.
Selecione as palavras-chave corretas
Como já falamos no item anterior, as palavras-chave são extremamente importantes quando o assunto é estratégia de SEO, mas somente as corretas. Para você entender melhor como ela funciona, saiba que existem dois tipos de termos pesquisados:
- Headtails;
- Longtails.
Os headtails tratam de assuntos gerais e são mais utilizados nas pesquisas, mas existe um porém: eles são mais difíceis no ranqueamento e conversão.
Já as longtails tratam de temas mais específicos, geralmente são menos procuradas, mas costumam converter mais facilmente, pois o cliente já sabe o que está procurando. Para que a estratégia de SEO funcione, é importante que se use os dois tipos de palavras-chave.
Saiba para quem vender
Essa é uma dica fundamental, você precisa conhecer o seu público-alvo, pois é só dessa maneira que você vai conseguir traçar as estratégias perfeitas para o seus clientes.
Afinal, do mesmo jeito que os resultados de buscas se tornaram mais humanos, você também precisa pensar no seu público de uma melhor forma.
Por exemplo, uma empresa de limpeza terceirizada precisa entender como o cliente pensa e como ele encontra os seus serviços, dessa forma ela irá conseguir criar mecanismos no site para atrair esse cliente da melhor forma.
Pense que o seu site precisa ser feito exclusivamente para o seu cliente, pois é ele o decisor da compra.
Pense na experiência de navegação
Como já dito no item anterior, o cliente deve ser prioridade quando o assunto é e-commerce, por isso escolha plataformas fáceis de serem visualizadas, além de se atentar ao carregamento das páginas, que devem ser rápidas e eficazes.
Fora isso, crie descrições nas imagens que tenham a ver com a pesquisa, sempre deixe o conteúdo organizado e acima de tudo não use textos em excesso ou termos duplicados.
É importante que a sua página seja fácil de acessar de qualquer dispositivo, por isso teste se o seu site funciona bem em desktops, tablets e celulares, afinal as pessoas geralmente acessam os sites de busca em dispositivos móveis.
Além disso, as ferramentas de busca levam todos esses aspectos em consideração no SEO para as páginas de e-commerce.
Conte com profissionais
Para que essa estratégia funcione da melhor forma, é necessário que se use diversas ferramentas para cada etapa que o marketing irá exigir, além disso é importante que se acompanhe constantemente os resultados.
Se você tem uma empresa de bobina térmica personalizada, por exemplo, e não tem tempo para se dedicar a esses processos, é importante que você delegue essa função para profissionais que entendam sobre o assunto e possam fazer o trabalho por você.
Afinal, esse é um trabalho que exige muita dedicação, pois após sua empresa aparecer nos primeiros resultados de busca, será apenas o início, pois é preciso que se tenha constância para que você permaneça no ranking.
Sendo assim, seria interessante contratar uma empresa para te auxiliar nessa tarefa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.