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Vantagens e desvantagens do Outbound Marketing

outbound marketing

O outbound marketing é muito utilizado pelas empresas com o intuito de divulgar os seus produtos e serviços.

A sua utilização possui muitas vantagens e desvantagens dentro de uma campanha de marketing, onde a forma de chamar a atenção do público é direta e clara, informando ao possível cliente sobre a sua marca e produto.

Entretanto, é necessário analisar o propósito da sua empresa e identificar se ela é ou não uma boa estratégia de divulgação para o seu negócio.

Continue lendo este artigo para conseguir compreender as características que compõem o outbound marketing e como ele pode ser aplicado nas estratégias da sua marca.

O que é outbound marketing?

O outbound marketing é uma estratégia de prospecção ativa, onde o seu intuito é captar clientes através da divulgação clara e direta da sua marca, produto ou serviço.

Ele é vinculado através de meios de comunicação que visam majoritariamente a passagem de informações em uma única direção, ou seja, a empresa normalmente divulga os seus produtos sem uma resposta imediata do cliente.

Por exemplo, uma empresa que realiza a venda de uma telha aluzinco com isopor pode efetuar a divulgação de seu produto através de comerciais e propagandas diretas ao consumidor, informando as suas promoções e benefícios.

Os seus principais meios de comunicação são através de:

Essas são as principais ferramentas de transmissão do outbound marketing e a sua utilização pode ser muito vantajosa a depender do momento de atuação.

Televisão e rádio

A televisão e o rádio podem ser muito vantajosos na divulgação da sua marca, uma vez que possuem a capacidade de atingir um grande número de pessoas.

O outbound marketing é realizado nessa forma de veiculação através de comerciais e propagandas, direcionadas ao público em um formato que seja atrativo e passe as informações necessárias rapidamente.

Por exemplo, uma empresa que realiza a adesivação de veículos pode criar um comercial informando os clientes dos benefícios de adquirir os seus serviços e, logo depois, comunicar os preços de sua contratação, chamando para a ação.

Dessa forma, a empresa consegue se comunicar diretamente com o consumidor, entretanto não possui uma resposta imediata, uma vez que a métrica de sucesso da divulgação é através da comparação do crescimento na venda do serviço após o início da divulgação.

Nesse caso o consumidor não consegue se comunicar diretamente com a empresa, apenas absorvendo as informações passadas a ele.

Panfleto

O panfleto é um modo de divulgação veiculado através de anúncios impressos que são distribuídos em ruas, estabelecimentos, entre outros locais.

Essa forma de outbound marketing é muito útil, uma vez que o cliente que se interessar pela sua empresa pode possuir as informações necessárias em fácil alcance.

Por exemplo, um possível consumidor pode precisar adquirir uma mangueira de incêndio tipo 3 e se lembrar do seu panfleto. Dessa forma ele possuirá o seu contato ou meio de comercialização e poderá efetuar a compra posteriormente.

Outdoors

Os outdoors devem possuir duas características essenciais para funcionarem: chamar a atenção e possuir uma informação de rápido entendimento.

Por estarem localizados em ambientes que possuem a característica de serem muito movimentados e de acesso rápido e não muito duradouro, a informação clara e veloz é fundamental em sua estrutura.

Por exemplo, uma empresa que realiza a instalação de alarme de incêndio pode utilizar elementos que chamem a atenção e remetem ao tema, como a cor vermelha, e usar uma frase impactante e curta para passar as informações necessárias e efetuar as vendas.

Telefone

O telefone é mais uma forma de contato com o seu público, entretanto ele possui a característica de possuir a capacidade de ouvir o cliente ao mesmo tempo em que a divulgação é realizada.

Dessa forma, é possível entender melhor o seu público-alvo e entender as suas dores, problemas, sonhos e expectativas que possuem com a sua marca.

Através de perguntas rápidas e instigantes, o seu possível cliente se sente ouvido e que sua opinião é valorizada, assim é possível criar um relacionamento mais próximo com o público e efetuar a divulgação do seu produto ou serviço.

Por exemplo, uma empresa que realiza a confecção de caixa de papelão para vinho personalizada pode efetuar uma conversa com um possível cliente, instigando-o a respondê-las com veracidade.

Você pode realizar perguntas referente ao tipo de vinho que ele mais toma, quais rótulos chamam mais a sua atenção e por que.

Além disso, pode perguntar se alguma vez ele teve problemas com o material da caixa de vinhos ou se, ao carregar o carro com as bebidas, já teve receio em quebrar os objetos recém adquiridos no caminho para casa.

Essas perguntas instigam o público e o ajudam a entender melhor os seus sonhos e dificuldades em relação ao produto oferecido.

E-mail

O e-mail também possui muita relevância no outbound marketing, onde através dele é possível enviar promoções e informações personalizadas ao cliente.

Embora nos dias atuais essa tática possua alguma dificuldade de veiculação devido ao recebimento direto na caixa de spam em muitos casos, ela ainda pode ser muito vantajosa por possuir a capacidade de ser personalizada especialmente para o possível consumidor.

Por exemplo, você pode realizar ofertas específicas para uma spda franklin, divulgando de acordo com as necessidades do seu público.

Anúncio

O anúncio pago em redes sociais pode gerar muitos engajamento na aquisição de produtos e serviços. Isso acontece porque o meio digital é muito amplo, podendo alcançar um número maior de pessoas.

Além disso, existe o Google Ads e o Facebook Ads, onde é possível veicular a sua marca para pessoas que realmente precisam do seu produto ou serviço, facilitando assim a venda.

Por exemplo, quando você pesquisa “gerador de energia a diesel industrial preço no Google, após entrar em suas redes sociais começam a aparecer anúncios relacionados a esse produto, ofertados diretamente a você.

Dessa forma, é possível anunciar para pessoas que já estão mais preparadas para a fase de compra ou encaminhadas para esse desejo de consumo.

Vantagens

O outbound marketing possui muitas vantagens em sua utilização, onde dentre elas, pode-se citar:

Essa estratégia possui um retorno sobre investimento muito rápido, onde é possível perceber que os valores investidos nos meios de comunicação para esse fim possuem um rápido resultado de retorno.

Por ser veiculado em grandes meios de divulgação e possuir uma mensagem direta e clara, o outbound marketing possui ROI, índice que calcula o retorno sobre o investimento, muito alto.

Além disso, essa estratégia é de fácil mensuração, uma vez que, assim como o ROI, as suas métricas possuem a características de serem de rápida análise e compreensão.

É através da divulgação em meios de alta escala que a percepção dos resultados pode ser observada rapidamente.

O outbound marketing também possui uma assertividade do contato, onde as informações são transmitidas de forma direta e clara, atraindo o seu público em específico.

Ele é uma ótima estratégia para os iniciantes no mercado, uma vez que ao começar um negócio, a propaganda em alta escala fornece o benefício de atrair o público mais rapidamente.

Desvantagens

O outbound marketing também possui algumas desvantagens em sua utilização, onde é possível citar:

Essa estratégia possui uma característica de divulgação mais tradicional, onde é utilizado os meios de comunicação em massa e os telefones.

Além disso, ele possui a característica em que a empresa vai até o cliente, e não o contrário como no inbound marketing, por esse motivo ele pode muitas vezes interromper o possível consumidor e, com isso, provocar o efeito contrário nas pessoas.

Outra desvantagem do outbound marketing é a alta taxa de rejeição, onde muitas vezes por possuir a característica de ser rápido, o público pode não gostar de uma nova campanha ou produto, e por isso os resultados podem ser negativos.

Por fim, essa estratégia também possui a característica de ter um alto CAC, ou seja, custo de aquisição do cliente.

Por utilizar meios de comunicação que requerem um alto investimento e realizar o lançamento de novas ações constantemente, o custo dessa estratégia é um pouco elevado.

Entretanto, todas essas desvantagens podem ser resolvidas com o desenvolvimento correto da estratégia e a sua aplicação assertiva.

Público-alvo

Ao realizar uma pesquisa de público-alvo eficiente, é possível divulgar o seu produto ou serviço de forma assertiva e, com isso, eliminar a característica interruptiva da estratégia.

Por exemplo, uma empresa de terraplanagem em São Paulo pode ser muito útil para os interessados em realizar terraplanagem e que residem em São Paulo.

Dessa forma, ao oferecer os seus serviços a uma pessoa que precisa dele, você não estará a interrompendo, mas sim ajudando a resolver um problema que ela possui.

Entretanto, se oferecer os mesmos serviços para uma pessoa que não reside em São Paulo ou não possui qualquer interesse em realizar terraplanagem, você então a estará interrompendo com a sua divulgação.

Ao realizar uma campanha direcionada ao seu público-alvo, você também diminui o índice de rejeição e obtém um retorno sobre o seu investimento, compensando os gastos na campanha.

Existem muitas vantagens em utilizar o outbound marketing no seu negócio, basta aplicá-lo de forma eficiente e assertiva para que assim gere resultados significativos e ajude o seu negócio a crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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