Tráfego orgânico é um processo por meio do qual um website obtém, sem recorrer a tráfego pago, de modo quantitativo, um fluxo de visitantes que o acessam.
Hoje em dia, não há ninguém que negligencie o poder que a internet exerce sobre o êxito em relação à conquista de visibilidade e notoriedade de modo geral, fato que, por sua vez, impacta, igualmente, o mundo real.
Isso quer dizer que, a título de exemplo, se uma empresa que realiza a locação de estúdio para gravar podcast quiser ser mais bem reputada e mais notada, ela deverá, necessariamente, recorrer a campanhas de marketing on-line.
Entretanto, é conhecida, de igual modo, a incapacidade desses atos constituírem integralmente o conjunto de atos e posturas digitais que fazem um negócio se propulsar ao sucesso de mercado.
Em um universo digital repleto de blogs, websites e e-commerces que tiram proveitos de técnicas de otimização de motores de busca, alcançar notoriedade digital e, por consequência, é algo que tem um nível de dificuldade bem grande.
Não obstante, esse fator que soa desencorajante, é possível, ainda hoje, mesmo diante de uma concorrência tão vasta e acirrada, realizar campanhas de marketing e de publicidade, ambos em formato digital, que visem à obtenção de tráfego orgânico.
Para conhecer melhor em que consiste este último e saber o porquê de tê-lo, e como tê-lo e potencializá-lo, este artigo abordará todos os pontos que, se não lhe concernem integralmente, ao menos tratam-no de maneira aprofundada.
Definição de tráfego orgânico
Em matéria de definição, tráfego é uma métrica que serve para mensurar o volume total de acessos realizados em um canal on-line, seja um website sobre filtro inox industrial, seja um blog, seja uma rede social, por exemplo.
As estratégias de obtenção de tráfego orgânico, por sua vez, servem à conquista de um volume ou um montante total de acessos que se faça sem a necessidade de arcar com custos dispendiosos de campanhas ou de anúncios.
De modo resumido, pode-se dizer que uma empresa de construções que vende estrutura de forro drywall e almeja por ter mais vendas tem, a título de exemplo, mais fluxo orgânico quando não faz uso de tráfego pago para tê-lo.
Ele ocorre, também, por meio de sites de buscas ou por meio de buscadores como o Google, o Yahoo, o Bing e, ainda, mas não o último destes, o Baidu.
Isto é, se determinada palavra inserida na pesquisa do usuário corresponder à palavra que existe em uma publicação de uma empresa de conserto de persiana horizontal, tem-se, neste caso, a possibilidade que o usuário acesse-a.
Caso essa possibilidade se transforme em um ato concretizado, quer dizer, que o usuário acesse o conteúdo por meio dessa palavra da pesquisa, há, aí, um caso de obtenção de visitante organicamente e, também, tráfego orgânico.
Entretanto, esse aspecto, não obstante que seja extremamente importante, não é o único determinante para ter mais visitantes oriundos de um fluxo natural. Isso sem que essa empresa, ainda a exemplo, permeie-se em estratégias pagas de tráfego.
Nesse sentido, há outros fatores que determinam um fluxo de visitantes obtidos organicamente, que, a título de conhecimento, são:
- SEO (Search Optimization Engine);
- Emprego de estratégias de marketing de conteúdo;
- Uso de Call to Action;
- Ter uma persona bem definida.
Logo, caso um pet shop que realiza banho e tosa perto queira um maior fluxo de pessoas que acessam o seu site, ela deverá, visando esses pontos, potencializá-lo.
Tráfego orgânico: como potencializar sua geração?
Afora a possibilidade de se recorrer às estratégias que focam a obtenção de um fluxo orgânico, há, também, pontos que contribuem para que se consiga um maior número de visitantes.
Criar estratégias específicas para palavras-chave
As palavras-chave são itens indispensáveis àquelas empresas ou àqueles websites que têm a intenção de ter mais notoriedade, especialmente a intenção de ter visibilidade por meio da otimização dos motores de busca.
Para realizar uma estratégia de palavras-chave, é conveniente que se conheçam as táticas que tangem à produção de conteúdo. Existem keywords que, por exemplo, podem servir à construção de um conteúdo mais longo, enquanto outras servem apenas para H2s.
Desse modo, é aconselhável que se dê atenção aos tipos de palavras que são utilizadas nos conteúdos produzidos, a fim de verificar se, de fato, elas servem àquilo que tentam servir.
Produzir conteúdos em diferentes formatos
Adaptar-se digitalmente requer, necessariamente, que uma empresa de adicao categoria moto, a título de exemplo, compreenda a necessidade de realizar, sempre, a conversão dos seus conteúdos aos mais variados formatos.
É recomendável que se façam, por meio dos mesmos materiais, publicações que contemplem os mais variados e diversos formatos existentes de mídia digital.
Isso permitirá que essa companhia publique esses conteúdos em diferentes canais que, muitas vezes, têm mais inclinação a recepcionar melhor um formato de conteúdo do que outro.
Sempre focar na persona
Não há estratégia de obtenção de fluxo de visitantes sem que se foque no perfil de cliente ideal ou na persona. Nesse sentido, resumidamente, uma empresa de rastreador e bloqueador veicular via celular não pode negligenciar o seu público-alvo.
Para que ela saiba quem ele é, é preciso que se conheçam todos os traços característicos da personalidade dele, que são constituídos por características demográficas, geográficas, sociais e, também, sobretudo, econômicas.
Sendo assim, mais do que ter uma persona feita às escuras, é imprescindível conhecê-la profundamente, para que o negócio possa atraí-la às vendas dos seus produtos da maneira que ele deseja.
Outros tipos de tráfego
Além do tipo orgânico, cujo conceito diz à conquista de visitas de modo natural, sem recorrer a anúncios e à propaganda paga, existem estes tipos de tráfego:
- Tráfego pago;
- Tráfego de referência;
- Tráfego direto;
- Tráfego social.
De modo resumido, o primeiro diz respeito à obtenção de tráfego por meio de práticas de publicidade paga; o segundo, à indicação; o terceiro, ao acesso que é realizado via URL, sem intermediários; o quarto, que advém das redes sociais.
Apesar dessa delimitação precisa, pode-se dizer que alguns deles, se não se confundem, engendram-se um no outro, de modo que, às vezes, tráfego de referência, tráfego direto e tráfego social podem se relacionar ao orgânico.
Benefícios de investir em tráfego orgânico
Em relação às demais espécies de fluxo de visitantes, entretanto, o tráfego orgânico tem muitas vantagens.
Não há gasto de dinheiro
Razão benéfica maior que essa não há em se tratando de vantagens gerais. O fato de não se gastar dinheiro em estratégias concernentes a esse tipo é, de fato, o maior motivo pelo qual muitos aderem a elas.
Dessa forma, se um negociante que vende on-line pássaros roselas deseja ser mais visível a potenciais compradores do seu produto sem gastar dinheiro, ele deverá utilizar estratégias que focam em tráfego orgânico.
Maior duração
Diferentemente do pago, o site que enfoca o tráfego orgânico se sobressai em matéria de duração de obtenção de resultados, uma vez que os visitantes são conquistados de modo natural, e, desse modo, não há remissão de pessoas que acessam-no
Mais credibilidade
Em relação aos demais formatos, esse modelo também se destaca quanto à credibilidade que é obtida.
É conhecido o fato de que os consulentes dos motores de busca evitam, na maioria das vezes, os resultados que são anunciados pela sua plataforma de anúncios.
Em relação ao tipo referencial, pode-se dizer que o orgânico também o vence, visto que conseguir visitantes de maneira natural, além de mais fácil, igualmente traz mais credibilidade ao negócio do que o que se calca na conquista de referências.
Gera mais engajamento permanente
Conforme o que foi dito anteriormente, pode-se verificar o fato de que estratégias de tráfego orgânico fazem que o negócio incorra em um engajamento, além de maior, obviamente, mais natural.
Além disso, o engajamento tende a ser mais duradouro e menos remissivo, uma vez que os consulentes e visitantes do site de fato se interessam por aquilo que é oferecido no website.
Considerações finais
Para conseguir visitantes de um modo em que se descartem possibilidades relativas a custos de aplicação, é indispensável a adoção de táticas e estratégias de marketing que visem o tráfego orgânico.
Além de mais duradouro, menos remissivo e mais credível, as táticas que o enfocam aportam aos negócios que as utilizam mais engajamento natural e permanente, uma vez que os mecanismos de busca, em geral, preferem os sites “orgânicos”.
Sendo assim, caso um website ou um negócio queira se consignar às estratégias de tráfego orgânico, é possível dizer que, fazendo isso, ele estará, seguramente, em um bom caminho, que lhe assegurará um fluxo de visitantes natural, grande e real.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.