Psicologia das Cores: veja como aplicar no design

A psicologia das cores é o estudo que explica como o cérebro humano identifica e entende as cores, e como elas influenciam nas emoções, sentimentos e desejos. Ela atua na publicidade, moda, design, decoração e até em filmes e séries, entre inúmeras situações.

Quando falamos de marketing, é preciso entender que cada detalhe implícito no produto que está sendo vendido impacta o consumidor de uma determinada forma, seja estimulando esse cliente ou até dificultando a compra.

Por isso é tão importante entender a psicologia das cores para usar ao seu favor em seu trabalho, marca, serviço e produto, seja em uma empresa de serviços de call center ou até uma livraria.

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores se trata de um estudo para compreender o comportamento humano em relação às cores. Onde a psicologia estuda quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, os desejos, entre outros.

Por isso é fundamental conhecer o significado das cores e utilizá-las corretamente, dessa forma você vai conseguir alcançar um público maior e com isso aumentar suas vendas.

Por exemplo, uma empresa especializada em licenciamento ambiental precisa entender qual a cor passa a sua mensagem e valores com clareza, para assim atrair o seu público. Ademais, é preciso ter consciência desses fatores para conseguir os objetivos do marketing.

Pois cada detalhe em um anúncio, produto ou serviço que é divulgado afeta diretamente a percepção do consumidor, até algumas características que podem parecer sem importância tem o poder de estimular o consumo.

Como aplicar a psicologia das cores?

Como vimos até agora nesse artigo, as cores possuem uma grande importância e podem nos influenciar de várias maneiras, por isso é importante que as empresas tratem esse assunto com prioridade em suas estratégias de marketing.

Pois de acordo com diversas pesquisas, grande parte dos consumidores considera a aparência visual um fator determinante na hora da compra, e a cor tem influência direta no consumo final desses serviços e produtos.

Portanto, não negligencie a psicologia das cores nos projetos da sua empresa, pois uma cor inadequada na sua marca, anúncio ou embalagem pode despencar seus resultados.

Alguns estudos, como do psicólogo americano Robert Plutchik, ajudam a entender como as cores influenciam as nossas emoções. Ele considera que existem oito emoções primárias:

  • Raiva;
  • Medo;
  • Tristeza;
  • Nojo;
  • Surpresa;
  • Curiosidade;
  • Aceitação;
  • Alegria.

De acordo com essas emoções e o produto que o design está trabalhando, por exemplo, quais sentidos um comercio de recicláveis quer aguçar com as cores? Qual a proposta da marca?

Através desses questionamentos ele consegue definir a paleta de cores que será usada, por isso é importante conhecer o que cada cor representa e como ela estimula as pessoas.

Entenda melhor o significado de algumas cores

O verde, como já é de se imaginar, tem uma grande referência quando o tema é natureza e meio ambiente.

Uma forma de aplicar a cor seria, por exemplo, numa empresa de laudo técnico de condições ambientais do trabalho, já que essa cor remete à natureza, meio ambiente, renovação, vigor.

Porém seu significado abrange muito mais coisas, ela traz a sensação de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor, é utilizada principalmente em hospitais para passar a sensação de calma aos pacientes.

Já no mundo corporativo, essa cor traz a sensação de coerência, principalmente em negociações e relacionamento com o cliente. Uma empresa de consultoria empresarial online pode utilizar essa cor para transparecer esse sentimento aos seus consumidores.

Já o vermelho é uma das cores mais simbólicas do mercado, pois significa a cor da paixão e da fome. Empresas de fast food utilizam muito o recurso dessa cor em seus anúncios e identidade visual da sua marca.

Também utilizada em campanhas de promoção, ela tende a estimular a ação por ser uma cor quente, que chama a atenção das pessoas. Por isso também é usada em sinalizações de urgência, pois se destaca nos ambientes em relação às outras cores.

O laranja é uma cor derivada do vermelho, possui características como a alegria e são estimulantes, dessa forma despertam o desejo de ação dos clientes. Ele acaba tendo maior vantagem, pois é mais agradável aos olhos e menos agressivo que o vermelho.

Por isso que, para quem procura cores vibrantes em seus anúncios, o laranja é ideal, pois despertam o ânimo, estimulam a criatividade e auxiliam na hora de atrair os consumidores. Aplicado ao mundo do marketing ele significa criatividade, alegria e confiança.

Essa cor está presente em marcas que retratam a acessibilidade e o espírito jovem como as empresa de criação de softwares.

O azul escuro, por exemplo, é muito usado no mundo corporativo, onde transmite a sensação de poder e confiança, pois essa cor reforça essa sobriedade, tem características capazes de levar segurança e tranquilidade para as pessoas.

Algumas pesquisas apontam que a cor é capaz de reforçar a confiança da marca, além de ser uma cor sóbria que dá essa sensação de não ser algo muito invasivo.

Pode ser usado em empresas de assessoria contábil para abertura de empresa, por exemplo, para transmitir essa sensação de confiança.

Esses são só alguns exemplos de como as cores podem ajudar no marketing das marcas, pois cada cor passa uma sensação e isso depende muito da proposta que o designer quer associar a essa empresa.

Vale a pena um estudo mais completo, mas só para complementar o tema, esses são os sentimentos que outras cores passam.

Rosa

Brincadeira, delicadeza, feminilidade, amor, charme, felicidade, inocência, leveza, romantismo, satisfação, saúde.

Amarelo

Alegria, claridade, cobiça, conhecimento, covardia, desonestidade, doença, engano, esperança, felicidade, idealismo, imaginação, inveja, otimismo, perigo, relaxamento, sabedoria, traição, verão.

Roxo/Violeta

Arrogância, cerimônia, conhecimento, crueldade, erotismo, espiritualidade, iluminação, intimidade, luto, mistério, nobreza, poder, realeza, sabedoria, sensibilidade, transformação.

Marrom

Casa, resistência, conforto, ar livre, excitação, simplicidade, materialismo, confiabilidade, terra, estabilidade.

Preto

Anonimato, elegância, estilo, formalidade, infelicidade, mal, medo, mistério,não, poder, profundidade, raiva, remorso, riqueza, sexualidade, sofisticação, tristeza.

Branco

Amor, bom, casamento (culturas ocidentais), clínico, estéril, esterilidade, frio, humildade, inocência, inverno, juventude, limpeza, mesura, morte (culturas orientais), nascimento, neve, paz, precisão, proteção, pureza, respeito, sim, simplicidade.

Prata

Diferença, elegante, fascínio, glamour, liso, macio, natural, riqueza, suave, tecnológico.

Ouro

Calor, extravagância, grandeza, opulência, preciosidade, prosperidade, riqueza.

Existe a cor certa para a minha marca?

Como podemos observar, cada cor tem o poder de comunicar os valores e objetivos da empresa, por isso toda a comunicação da empresa, desde a marca, apresentações, sites, blog e principalmente os materiais publicitários, precisam ser bem pensados.

Pois é essencial manter a coerência e transparência na mensagem que você quer transmitir, dessa forma sempre pense em cada cor e em seu significado, se ela é coerente com a imagem que a empresa quer passar.

Pois ela vai refletir a forma como o público vai se comunicar com os serviços e produtos, nesse caso um bom planejamento utilizando a psicologia das cores, vai fazer a marca se destacar no mercado.

Como aplicar as cores na venda?

Será que as cores são capazes de influenciar as decisões de compra dos consumidores, inclusive nas lojas virtuais? Algumas pesquisas dizem que sim.

Alguns dados do How Colors Affect Conversion Rate apontam que anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos pelos clientes que o preto em branco, pois a cor aumenta em 80% o reconhecimento da marca.

Outro dado revela que as cores influenciam na percepção dos preços: o laranja, por exemplo, é ligado à ideia de preço baixo, já o preto remete a sofisticação.

Algumas cores podem estimular sensações negativas, como o cinza, associado a tristeza e solidão, por isso é importante saber o seu objetivo para usar as cores a seu favor. O importante é sempre testar essas cores para obter o resultado desejado.

Algumas dicas podem ajudar a elaborar uma linguagem visual atraente para os consumidores, como usar uma cor que combine, mas que também contraste com as demais cores do site e opte sempre por uma cor forte e sólida para estimular a reação dos clientes.

Para obter bons resultados ao utilizar a psicologia das coisas, é fundamental fazer testes. Tente testar pelo menos entre duas opções para entender quais cores mais atraem seu público.

Como as cores podem despertar sentimentos diferentes, dependendo do seu negócio é essencial que esses testes sejam feitos, por exemplo, para uma empresa de mapeamento, pode ser colocado duas versões rodando por um prazo definido.

A partir desses resultados, a combinação de cores que mais garantiu acessos e resultados será aquela escolhida como prioridade. Faça um teste por vez, pois você precisa saber o que funciona ou não. Ao fazer vários testes, os resultados podem ser confusos.

Lembre-se que as cores são aliadas das marcas e serviços para atrair os consumidores, então as use a seu favor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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