As mídias sociais alteraram qualquer forma de interação no mundo, independente do ramo, estilo de vida ou segmento de uma empresa. O indivíduo que não faz parte deste mundo não existe. É por isso que o social commerce é tão importante no mundo dos negócios.
No mercado, nenhuma empresa está isenta de tentar se estabelecer dentro de seu nicho específico, isso pode ser feito por meio de uma série de posturas.
Do ponto de vista financeiro, existem várias plataformas que podem facilitar isso de maneira benéfica. Porém, não basta simplesmente anunciar em um site popular de vendas para estabelecer um relacionamento forte com o público, é preciso ir além.
Isso porque essas dinâmicas não apenas facilitam as ações das empresas, mas, em grande medida, alteraram a dinâmica do consumo como um todo.
Hoje, se por exemplo, uma empresa precisar contratar um especialista em instalação de alarme veicular , essa abordagem não será baseada nos antigos alicerces.
Isto implica que existe uma perspetiva diferente que os clientes assumem sobre as suas opções de consumo.
Ao se referir ao nome do serviço em um mecanismo de pesquisa, ele provavelmente aparecerá em vários sites para entender as condições. Quem conseguir atraí-los e retê-los de forma satisfatória terá vantagem na relação comercial.
Do ponto de vista das corporações, isso resulta em uma série de novas normas administrativas que são afetadas por isso. Em última análise, esse tipo de dinâmica leva a uma competição ainda maior.
Uma autoescola para tirar carteira D de motorista, por exemplo, terá que considerar alguns aspectos que colocarão o cliente diante de opções viáveis. Não basta mais simplesmente continuar promovendo sem esperar um resultado milagroso.
Isso tem um impacto significativo na perspectiva do marketing, e se deve principalmente ao novo paradigma que representa.
O que é o social commerce?
O debate sobre a utilização ou não das redes sociais para promover um negócio já pode ser considerado resolvido.
Segundo o estudo do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, essas plataformas baseadas na internet têm capacidade de aumentar o faturamento em até 41%.
As empresas que vendem agendas promocional devem estar presentes perto de usuários que passam seu tempo em ambientes de qualidade, hoje, como mostra o eMarketer, isso ocorre online, principalmente nas mídias sociais.
Como resultado, o comércio social é considerado uma opção incrível para qualquer negócio, em qualquer área, ter sucesso. Este termo é utilizado para descrever as transações que as redes sociais realizam via compra e venda.
Recentemente, os usuários das mídias sociais adotaram uma abordagem mais informal e clandestina para comprar, agora estão mais interessados em itens usados, como mini closet planejado para quartos e trocas por outros bens.
Assim, as plataformas, como Facebook e Instagram, criaram espaços dedicados para que as lojas se estabelecessem e apareceram para as pessoas de forma mais amigável, intuitiva e simples, isso estimula as pessoas a clicarem em produtos oficiais e verificados.
Redes sociais para fazer o social commerce
Diversas plataformas são utilizadas por usuários e empresas que trabalham com vidro jateado fumê, mas algumas merecem destaque, principalmente no que diz respeito ao uso do social commerce.
Algumas das redes sociais são mais indicadas pela sua maleabilidade e forma de divulgar para determinados públicos, sem falar também nas estratégias que podem ser usadas e são diferentes para cada rede. As principais são:
O Facebook, ou Meta, uma das primeiras redes sociais, permite que os usuários criem suas próprias lojas. A usabilidade é considerada a maior e mais completa: a plataforma é totalmente gratuita.
O comércio social é realizado no Facebook por meio do uso de perfis, os perfis podem ser configurados para incluir ofertas, produtos e perfis podem ser sincronizados para disponibilizar produtos ou serviços como locação de video game.
Isso também se aplica àqueles que desejam comprar. A interface é simples e direta, é fácil encontrar produtos. É uma plataforma de social commerce de sucesso que tem vários motivos para isso, como:
- Maior visibilidade;
- Vender para usuários próximos;
- Públicos mais segmentados;
- Possibilidade de personalizar páginas e perfis.
Isso significa que o uso do Facebook para realizar as estratégias de social commerce é muito recomendado por conta de suas diversas capacidades e formas de anunciar para os mais diversos públicos.
A rede social mais popular para vídeos e fotos, o Instagram é um fenômeno da internet. Outro fator significativo é que a publicidade e o conteúdo de qualidade estão localizados na mesma área.
Plataformas de mídia social como Instagram e Twitter têm uma relação simbiótica entre si que beneficia ambas as partes. O vencedor é o usuário que consumir conteúdo de qualidade e com ofertas de produtos relevantes.
TikTok
O TikTok é a mais nova plataforma de mídia social e atraiu muita atenção. Preocupa-se principalmente com o vídeo, o que levou a um incrível crescimento e popularidade entre a população jovem.
A popularidade e o faturamento dos produtos por meio dessa rede social demonstram ser uma estratégia de qualidade para empresas que desejam se anunciar online, principalmente com um público jovem, como aqueles que se interessam por montagem de motor diesel.
Lançado em 2010, o Pinterest é uma plataforma de mídia social mais antiga que tem uma presença significativa em dados demográficos específicos.
É possível explorar novas ideias e demonstrar o lado criativo. É dessa forma que as marcas podem promover os seus conteúdos no Pinterest, colocando-se como fonte de informação em vários temas de interesse.
Aplicando essa estratégia
O social commerce é importante porque exige que as empresas selecionem seus melhores produtos. Afinal, mesmo que elas criem uma loja nas redes sociais, nem sempre é possível incluir todos os produtos que estão disponíveis na loja física ou no e-commerce online.
Além disso, é crucial prezar pela clareza nas informações, com layouts simples e claros. Por isso, a importância de priorizar apenas os produtos mais rentáveis. Isso também se aplica à criação de anúncios, concentre-se em anúncios de produtos com maior retorno.
Para isso, será necessário usar uma variedade de ferramentas que podem ser utilizadas online. Desse modo, é fundamental que os empreendedores entendam cada rede social e como cada ferramenta funciona e como ela pode beneficiar a empresa.
Será preciso utilizar ferramentas para alterar imagens, vídeos, gerenciar mídias sociais e criar relatórios, entre outras funções. Tendo o conhecimento e as ferramentas adequadas, a empresa terá um aumento significativo na produtividade.
No entanto, durante toda a estratégia, é vital que a empresa monitore a marca, não apenas observando o que os clientes estão dizendo sobre as postagens, mas também o que eles estão discutindo em outros sites.
É possível buscar por palavras-chave nas redes sociais, pesquisar as reclamações e a reputação da marca no Reclame Aqui ou utilizar ferramentas específicas de monitoramento para fazer uma busca completa sobre a sua empresa na web.
As redes sociais estão em constante evolução, então, como resultado, a estratégia de comércio social bem-sucedida hoje pode não ser eficaz amanhã.
Por isso, é sempre primordial reavaliar as estratégias, acompanhando as novidades do mercado digital para poder levar novidades para as lojas virtuais do negócio.
Não deixar de fazer promoções e conferir o processo de checkout, para evitar que os clientes abandonem muitos produtos em suas compras também é essencial para as empresas obterem melhores resultados.
Quais benefícios do social commerce?
Com o aumento exponencial no uso de mídia social, as marcas estão contando com o marketing de mídia social para gerar mais receita e aumentar a visibilidade e a participação.
As redes sociais foram modificadas para facilitar o comércio empregando seus canais para se expandir além do entretenimento. Os usuários se acostumaram a comprar e vender produtos em plataformas de mídia social.
Os principais benefícios que empresas que trabalham com a fabricação de chapa de aço inox 3mm obtêm ao adotar cada vez mais o social commerce são:
Mais facilidade ao engajar com o público-alvo
As pessoas estão familiarizadas com as redes sociais, isso facilita o processo de compra em plataformas que promovem o social commerce.
As plataformas de mídia social facilitam a comunicação direta com os clientes, permitindo que eles registrem suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas. Esse direito de comunicar é benéfico para as empresas que desejam receber feedback.
Conquistar a confiança dos leads
O uso benéfico de uma marca em relação às mídias sociais, especificamente o social commerce, pode ter um impacto significativo na confiança dos usuários.
Em última análise, os clientes valorizam o canal, principalmente quando ele é utilizado por empresas e marcas, independentemente de suas áreas de atuação.
Melhora a experiência de compra dos usuários
A comodidade de usar uma rede social para comprar algo é muito maior do que visitar o site de uma empresa específica.
A navegação já é uma atividade popular. Se os produtos e serviços que as pessoas desfrutam estiverem localizados na mesma área, isso tende a gerar conversões mais altas devido à experiência positiva.
Considerações finais
Como foi destacado ao longo do artigo, fica evidente que as redes sociais são um fenômeno impossível de ignorar. Se essa verdade for desconsiderada, inovação e estagnação seriam comuns.
As empresas de hoje utilizam a mídia social da mesma forma, e as corporações que participam da mídia social tendem a ter uma vantagem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.