O que é Social Commerce? 5 dicas para usar no seu negócio

Social commerce
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Social commerce é uma modalidade de vendas que surgiu por conta das redes sociais. Não é de hoje que essas plataformas se mostram extremamente importantes para as estratégias de marketing de qualquer tipo de negócio.

Estar presente nesses canais é indispensável para divulgar produtos e serviços, compartilhar materiais relevantes, interagir com o público e até mesmo para melhorar o atendimento ao cliente.

Tanto é que existem diversas estratégias para trabalhar todas essas práticas e alcançar excelentes resultados. Hoje em dia, não estar presente nas redes sociais chega a causar estranhamento nos usuários.

Isso porque as pessoas gostam de seguir suas marcas preferidas para saber sobre novidades, mostrar suas preferências para os amigos, saber sobre promoções e manter uma comunicação mais próxima com as companhias.

Diante de tantas possibilidades, não é de se estranhar que as redes sociais assumiram uma nova função, a de ajudar as empresas a venderem. Foi justamente a partir disso que surgiu o social commerce.

Mas para trabalhar essa modalidade, é necessário entender o conceito de social commerce, sua importância para os negócios, quais redes sociais usar para trabalhá-lo e conhecer algumas dicas para fazer isso.

O que é social commerce?

Uma coisa é fato, as vendas pela internet estão crescendo muito e as plataformas e-commerce estão ganhando cada vez mais espaço na vida dos consumidores.

Mas antes de comprar, as pessoas costumam pesquisar o nome da empresa para procurar opiniões e referências de outros clientes que já consumiram com ela.

Além de pesquisar no Google, o consumidor também tem o hábito de procurar informações sobre a marca em sites especializados na experiência do consumidor.

Por exemplo, antes de comprar corrimão de escada alumínio e vidro para seu projeto de construção com determinada marca, a pessoa procura no Google e em sites especializados como foi a experiência de outros clientes com a plataforma.

Isso acontece porque a opinião dos demais influencia muito nas decisões de compra e o peso de uma avaliação faz toda a diferença na hora de decidir. A modalidade de compra e venda pelo social commerce funciona da mesma forma.

Esse formato une as redes sociais e a interação que as mídias proporcionam com a troca de informações sobre os produtos e serviços. A cada ano, esse processo se intensifica mais e novas plataformas são integradas.

De acordo com um estudo realizado pelo SPC, 9 em cada 10 brasileiros que acessam a internet costumam pesquisar online antes de fazer qualquer tipo de compra em lojas físicas.

Em outras palavras, praticamente todos os consumidores brasileiros têm esse hábito, uma ação voltada para diversos tipos de soluções do mercado, desde roupas até material de construção.

Importância do social commerce para os negócios

O social commerce traz a possibilidade de fazer com que as pessoas possam opinar sobre sua experiência de compra com determinada marca. A credibilidade de outros consumidores é muito maior do que aquilo que a empresa fala sobre ela mesma.

Por exemplo, ao visitar uma clínica de exame de sangue admissional, a pessoa vai compartilhar uma opinião sincera porque não está tentando vender nada. Uma forma de prestar um serviço voluntário a outros consumidores.

Quando alguém fala bem sobre uma empresa, está fazendo propaganda gratuita e isso aumenta as chances de venda do negócio.

As redes sociais abrigam uma grande quantidade de usuários e é possível ter acesso a pessoas que simplesmente não conhecem uma empresa, mas que possuem características para se tornarem seus clientes.

A companhia precisa estar presente para entender a opinião de seu público e aumentar a confiabilidade de suas soluções.

Buscar uma loja que tenha um site, saber quais são suas avaliações em plataformas de reclamação e recomendações nas buscas, entre outras práticas, faz com que o site seja mais relevante.

Sem falar no fato de que ser avaliado chama a atenção de novos clientes e aumenta as possibilidades para o empreendimento.

Quais redes sociais usar?

Todo tipo de empresa está presente nas redes sociais, desde uma clínica de exame oftalmológico com laudo até uma loja de roupas importadas. Além disso, diversos empreendimentos podem aumentar suas vendas por meio delas.

A maior dúvida entre alguns empreendedores e gestores é qual rede social usar para investir em social commerce, afinal, o propósito dessa estratégia é usar essas plataformas como canais de venda, comunicação e relacionamento.

O fato é que as maiores redes sociais do mundo estão atuando como parceiros do varejo digital, sendo Facebook, Instagram e WhatsApp.

Esse trio forma um conjunto de plataformas estruturadas, variadas e inovadoras, com excelentes recursos que o varejo utiliza para expandir suas operações.

Para o consumidor, além de poder encontrar uma clínica de exame periódico trabalhista nessas redes, elas também são muito vantajosas porque respeitam a vontade das pessoas.

Os usuários costumam checar os perfis das marcas para saber sobre novidades, conhecer um negócio que abriu há pouco tempo, visualizar o produto que deseja comprar e realizar outras ações.

Também existe o fato de que as pessoas costumam comprar baseadas em gatilhos mentais e reflexos psicológicos, passando por cima de suas necessidades para consumir em nome de uma simples vontade.

Com base nisso, fica claro que as redes sociais são ótimas para ativar o desejo de compra, além de trazer muita conveniência porque os usuários não precisam nem mesmo sair das plataformas para comprar o que desejam.

Dicas para investir em social commerce

Para investir em social commerce, é necessário trabalhar com algumas práticas imprescindíveis. São elas:

Focar em produtos com menor custo

Uma empresa de envidraçamento de sacada com ar condicionado deve utilizar esse recurso junto a uma estratégia sólida. É necessário colocar o melhor que existe no catálogo, uma vez que a modalidade funciona como uma vitrine da loja virtual.

A ideia é alavancar produtos que já fazem sucesso, aqueles que atraem as pessoas e que ajudam a divulgar a marca, trazendo oportunidades de compra.

Nunca é demais reforçar a necessidade de investir em layout limpo, design atrativo e peças leves com foco naquilo que traz resultado. É assim que a marca vai ter sucesso em sua estratégia e se preparar para as vendas.

Usar ferramentas auxiliares

O propósito é investir em crescimento escalável, pois pode ser que a empresa, mesmo sendo um pequeno negócio, consegue alcances maiores nas redes sociais. Com base nisso, ela precisa ter condições de crescer.

O ideal é usar ferramentas profissionais que ajudam a criar conteúdos de qualidade e melhoram o relacionamento com o cliente. Uma das melhores dicas nesse sentido é utilizar um software de Customer Relationship Management (CRM).

Por meio dele, uma empresa de envelopamento de fiorino tem condições de evoluir, visto que a plataforma é capaz de alavancar os resultados e promover interação personalizada com os clientes.

Fazer parcerias com influenciadores

Os influenciadores são usuários que conquistar o notoriedade em uma ou diversas redes sociais, principalmente nas seguintes plataformas:

  • Instagram;
  • YouTube;
  • TikTok;
  • Snapchat.

Em plataformas como Instagram e YouTube são ótimos para ajudar a divulgar a marca. Para fazer uma parceria de sucesso, a empresa precisa procurar influenciadores que se comunicam com o mesmo tipo de público.

Além disso, também é importante criar conteúdos exclusivos e propor realização de lives e vídeos que chamem a atenção dos usuários.

Não fazer falsas recomendações

As falsas recomendações são uma estratégia em que consumidores fantasma divulgam e dão notas positivas para os produtos nas redes sociais, mas essas mentiras podem ser descobertas e danificarem a imagem da empresa.

Se uma pessoa diz que teve uma boa experiência com uma empresa de laudo de vistoria AVCB, outras pessoas que estão precisando desse serviço desejam ter a mesma experiência.

Agora, se alguém comprou um produto em uma loja virtual e fala bem sobre ele, quando um cliente de verdade comprar, vai perceber que não é bem assim.

Esse tipo de prática pode prejudicar a reputação do negócio e é muito mais viável investir em qualidade e ética para realmente proporcionar uma experiência valiosa para os consumidores.

Formalizar processos por e-mail

O e-mail continua sendo muito importante para as empresas, principalmente na hora de estabelecer um contato mais formal, enviar nota fiscal ou prestar atendimento ao público.

Uma empresa de locação de cão de guarda deve saber lidar com todas as funcionalidades da plataforma e entender que muitos clientes preferem conversar por e-mail, o que exige que essa estratégia se mantenha ativa e por meio de uma boa plataforma.

Considerações finais

Social commerce é uma modalidade de compra e vendas que facilita a vida do consumidor e das empresas.

As marcas conseguem vender seus produtos e serviços para uma quantidade maior de pessoas porque os usuários nem mesmo precisam sair das redes sociais para comprar o que desejam.

É uma modalidade que traz facilidade e ao mesmo tempo é capaz de aumentar consideravelmente os lucros do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

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