Marketing pessoal é uma importante estratégia usada pelos profissionais para promover a imagem e trazer mais autoridade e visibilidade em sua área de atuação.
Para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, as pessoas precisam saber vender a própria imagem. É assim que elas vão chamar a atenção das empresas, potenciais clientes e até mesmo de outros profissionais.
Independentemente do tempo de atuação, para conquistar oportunidades de trabalho e construir uma carreira de sucesso, o marketing pessoal precisa ser muito bem trabalhado.
Mesmo que o profissional tenha um ótimo networking e conheça pessoas que podem ajudá-lo a conseguir uma oportunidade, se não tiver marketing pessoal, não vai conseguir se destacar.
Quando se fala em marketing, a primeira coisa que vem à mente são as empresas, afinal, elas precisam divulgar seus produtos e serviços para conquistar clientes. Só que ele não se limita apenas aos aspectos comerciais das organizações.
Também precisa fazer parte dos investimentos e do planejamento profissional, assim, fica mais fácil conquistar oportunidades.
Mas antes de investir, é necessário compreender o conceito de marketing pessoal, qual é sua importância, porque ele é necessário nas vendas e qual sua relação com as vendas, e é sobre isso que o artigo vai falar.
O que é Marketing Pessoal?
Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que têm como objetivo fazer com que uma pessoa se torne mais conhecida em seu ramo de atuação, ganhando com isso mais autoridade, além de ser vista como especialista em sua área.
Ele faz com que o indivíduo se torne mais conhecido por pessoas e empresas, fazendo com que seu nome seja o primeiro a ser lembrado quando alguém fala sobre determinada profissão.
Assim como o marketing aumenta o reconhecimento de uma empresa especializada em fechamento de varanda com vidro, também aumenta o de um profissional.
Por exemplo, um advogado que investe em marketing pessoal será mais conhecido pelas pessoas, dessa forma, quando alguém precisar de uma indicação, seu nome será o primeiro a ser lembrado, fazendo com que as indicações aumentem.
Importância do Marketing Pessoal
Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e saber como se destacar é um desafio contínuo. Também existe o fato de que a quantidade de profissionais autônomos está aumentando muito.
Embora esses cenários não pareçam estar relacionados, desenvolver uma boa marca pessoal é uma excelente alternativa para alavancar a carreira e conquistar boas oportunidades de trabalho.
Suas estratégias trazem muitas vantagens, como aumento da visibilidade no mercado de trabalho. Ao longo do tempo, outros benefícios começam a surgir com a divulgação do trabalho, tais como:
- Ganho de autoridade;
- Aumento das oportunidades;
- Aumento de clientes;
- Mais confiança.
Se uma pessoa quiser conquistar uma vaga em uma empresa de cuidador, além de reunir as habilidades e conhecimentos necessários, também terá muito mais chances se fizer um bom trabalho com marketing pessoal.
Só que essa estratégia é crucial para os vendedores, e poucas pessoas sabem o quanto o marketing pessoal é importante para a área de vendas.
Importância do Marketing Pessoal para vendas
O vendedor é um profissional que precisa cultivar uma boa imagem porque isso causa boa impressão no prospect, independentemente da maneira como ele entra em contato com o público, seja por telefone, ao vivo ou em videoconferência.
Em primeiro lugar, essa estratégia deve ser vista como autopromoção, visto que na verdade é uma maneira de trabalhar melhorias contínuas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, e transparecer isso para as pessoas de maneiras diferentes.
Os vendedores são profissionais que precisam usar muito bem sua criatividade para convencer os consumidores a comprarem um produto ou serviço.
Essa necessidade de flexibilidade também torna o marketing pessoal algo muito benéfico para a área de vendas, uma vez que cada pessoa pode trabalhá-lo da forma como achar melhor, e de maneira mais direcionada.
Quem investe em marketing pessoal está sempre bem vestido, mas, veja, não é alguém que vai trabalhar em uma clínica de oftalmologista veterinário 24 horas com roupas chiques e caras.
Na verdade, é alguém que se veste adequadamente e que transmite uma imagem positiva para os demais. Para o vendedor, isso é muito importante porque entrega valor, assim, os clientes sabem o que esperar dele e passam a confiar mais.
Trabalhar bem o marketing pessoal também é uma forma de fazer com que o profissional mostre a sua personalidade, e isso é determinante para se destacar no mercado de trabalho.
Assim como essa pessoa vai conseguir chamar a atenção de outras empresas, também vai conseguir atrair os olhares dos consumidores.
Hoje em dia, se alguém precisa comprar alguma coisa, seja uma simples peça de roupa ou uma cirurgia de catarata em cães, quer fazer negócio com as melhores marcas e os melhores vendedores.
As pessoas não estão mais preocupadas apenas com preço e qualidade, mas com a imagem que a organização como um todo oferece.
Vendedor é alguém que tem contato direto com o público do negócio, por isso, se não tiver uma imagem apresentável e não souber trabalhar seus pontos positivos nas estratégias de marketing pessoal, vai perder oportunidades para os concorrentes.
Para entender um pouco mais sobre como tudo isso funciona, é essencial saber qual é a relação do marketing pessoal com as vendas.
Relação entre vendas e Marketing Pessoal
Para vender qualquer coisa, primeiro é necessário criar uma necessidade no cliente, claro, se ela já não estiver presente.
Alguns vendedores são tão bons no que fazem, que uma pessoa entra na loja para olhar as novidades ou para comprar alguma coisa específica e sai de lá com muito mais do que planejou.
Se um fabricante de materiais para concreto usinado de contrapiso tiver um bom vendedor, vai fazer com que o cliente compre o que precisa e um pouco mais. Isso fica ainda melhor se esse vendedor souber trabalhar sua imagem pessoal.
Usando um advogado como exemplo, ninguém contrataria os serviços desse profissional se ele fosse mal falado por outros clientes, ou não demonstrasse seu conhecimento sobre sua área de atuação ou não tivesse uma aparência agradável.
Também é muito difícil para esse advogado ser contratado assim que começa a atuar na área. Isso porque existem muitos outros profissionais de seu segmento de atuação que já estão no mercado há bastante tempo e conseguiram se estabelecer.
Para os vendedores, a situação não é muito diferente, principalmente aqueles que atuam de maneira autônoma. Por exemplo, um profissional especializado em conserto de caixa d água de polietileno precisa vender seus serviços.
Mas ele só vai fazer isso se for bem reconhecida em seu mercado de atuação. Da mesma forma, uma pessoa que criou um curso online precisa demonstrar seu conhecimento sobre o assunto para conseguir alunos.
O sucesso das vendas, independentemente do setor do negócio ou do profissional, não depende apenas de estratégias comerciais em si, mas também da maneira como o vendedor se coloca no mercado.
Ninguém compraria um imóvel com um corretor que não sabe conversar, que não sabe se vestir, que demonstra desleixo com o próprio trabalho e que não transmite confiança.
O ser humano só admira e só se aproxima de pessoas e empresas que se mostram à frente, seja na hora de contratar um cuidador de pessoas com necessidades especiais ou comprar uma fruta na feira.
Trabalhar o marketing pessoal é promover a própria imagem como vendedor, e logo os potenciais clientes começam a enxergar todo o profissionalismo, competência e confiança desse indivíduo naquilo que faz.
O cliente sabe que ele entende muito bem o tipo de produto que vende, que está sempre disponível para esclarecer dúvidas e que sabe qual é a melhor solução para seu problema.
O foco do marketing pessoal é construir uma imagem positiva, tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal, mas no caso dos vendedores, ele faz toda a diferença.
Comprar um projeto de som ambiente residencial envolve investimento e a pessoa só vai fazer isso quando tiver todas as informações que precisa e realmente se sentir confiante no atendimento recebido pelo vendedor.
Todo profissional é um vendedor e não apenas quem trabalha no setor comercial ou no varejo. Se não houver um bom trabalho com marketing pessoal, vai ser muito difícil conquistar boas oportunidades no mercado.
Considerações finais
Não são apenas as empresas que podem e devem investir em marketing, mas os profissionais também. São essas estratégias que vão ajudar a construir uma imagem profissional positiva e alcançar objetivos.
Assim como ajuda o indivíduo a vender sua imagem no mercado de trabalho, também ajuda os vendedores a conquistarem a confiança dos clientes, transmitindo uma imagem confiável e com isso aumentar as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.