Marketing de Persuasão, basicamente, é ter a capacidade de convencer ou não um cliente a comprar produtos ou serviços que a empresa oferece. Estimular o consumidor nesse sentido não é uma estratégia fácil, pois está diretamente relacionada com a confiança.
A influência para com o consumidor envolve empatia no relacionamento e várias outras técnicas para que ele realmente tome a decisão de comprar o serviço de envidraçamento de sacada automatizado.
O processo mental comparativo pelo qual um cliente passa, ao estabelecer uma comparação entre o valor de um produto entre uma empresa já conhecida e uma outra concorrente é um fator que pode determinar ou persuadir uma compra.
O Marketing de Persuasão oferece estratégias que podem direcionar o cliente a aceitar com mais facilidade compra de uma janela de alumínio para lavanderia, sem esquecer que um dos motores que levam a isso é um bom atendimento antes, durante e pós-venda.
Dependendo da característica individual de cada pessoa, umas conseguem ser persuadidas com facilidade, outras, são tão exigentes que prestam atenção em cada detalhe nas informações passadas pelo vendedor e, nesse sentido, nada escapa.
Conceito de Marketing de Persuasão
O Marketing de Persuasão é utilizado muitas vezes no final de um processo de venda, levando o cliente a aceitar o que a empresa está oferecendo, na tentativa de mostrar-lhe o quanto a solução ofertada é a melhor para o que ele procura, minimizando os problemas.
Ele é usado em negócios de moldura de gesso para cozinha, nos cursos online, na compra de qualquer produto ou serviço, objetivando um “sim” final para a empresa, fazendo com que o consumidor desista de procurar a concorrência.
O Marketing de Persuasão nada mais é do que convencer o público no fechamento de uma venda, através de vários motivos que vão encorajar os prospectivos clientes a aceitarem os produtos ou serviços.
Portanto, trata-se da arte do convencimento de alguém, para que ele tome a decisão definitiva, mudando inclusive o conceito com relação à própria empresa de demolição industrial, caso a imagem tenha sido construída de forma errada.
Aliás, nesse sentido, é preciso ser hábil para superar essa imagem, assim como as dúvidas com relação a eficiência do produto, a forma mais assertiva de aplicabilidade e se o mesmo é ou não eficaz ao ser adquirido.
A persuasão é desenvolvida aos poucos, não é um dom nato e ela não acontece logo no primeiro contato com o cliente, mesmo que a empresa já seja conhecida. Ela pode estar lançando algo novo no mercado e a arte de convencê-lo deve ser retomada desde o início.
Impacto do Marketing de Persuasão nas vendas
Em síntese, a persuasão ocorre na vida profissional e pessoal, todos os dias, em situações em que o convencimento é necessário.
Por exemplo, mostrar que o almoço na empresa não é adequado e expor depoimentos de funcionários que passaram mal com ele, é uma forma de persuasão para que o colaborador traga de casa por um tempo, até o cozinheiro ser trocado.
Para fechar uma negociação com sucesso, o Marketing de Persuasão de faz importante e é vital pelas seguintes razões:
- Apresentar o valor de uma oferta;
- Destacar-se diante da concorrência;
- Reverter um cenário complicado;
- Auxiliar o cliente a fechar um bom acordo.
Mesmo que a oferta seja relevante, o valor deve ser feito através de uma proposta bem-feita, impedindo que o cliente continue buscando outras soluções, e isso pode ser feito através de um conteúdo de qualidade enviado por e-mail, por exemplo.
O conteúdo qualificado é uma maneira de convencer o cliente e sendo bem aceito pode ser compartilhado com amigos e familiares que buscam o mesmo serviço de reforma fachada comercial ou de qualquer outro segmento.
As técnicas do Marketing de Persuasão, em geral, são usadas cada vez mais pela concorrência, no entanto, quando não há um bom poder de convencimento, a empresa que as utiliza com mais sabedoria consegue obter maior destaque em meio à competitividade.
Nesse sentido, a loja na zona cerealista aberta hoje passa a se tornar referência não apenas por oferecer preços mais baixos ou produtos de maior qualidade, mas por ser mais eficiente no momento de persuadir o cliente a comprar os produtos.
Há de se admitir que reverter uma situação complicada, como a venda de um produto fora da data de validade que acontece com frequência. Para alterar esse cenário, é necessário um poder de persuasão muito bom, para justificar esta falha.
Um cliente insatisfeito e decepcionado significa a perda de confiança na empresa de domus com ventilação, por exemplo, quando o gestor do hospital percebe que esse acúmulo de lixo está se acentuando, levando, inclusive, ao cancelamento do contrato com a mesma.
O melhor acordo em uma negociação tem de ser positiva para ambos os lados: empresa e cliente. Um bom negócio acaba conquistando um cliente fiel se a persuasão for usada na medida certa.
Estratégias de Marketing de Persuasão
A persuasão precisa estar presente, também, antes e durante o processo de vendas, ainda que muitas empresas a apliquem apenas no momento final, na pressa de fechar a compra de algum produto ou serviço.
Existem vária técnicas e estratégias que podem ser utilizadas pelos vendedores, tais como algumas abordadas abaixo:
- Nunca discutir com o cliente;
- Respeitar a opinião do cliente;
- Usar gatilhos mentais;
- Conversar amistosamente;
- Deixar o cliente falar o maior tempo no diálogo;
- Ver as coisas do ponto de vista do cliente;
- Ser receptivo aos desejos do cliente;
- Ser comprometido e verdadeiro nas informações;
- Mostrar com dados reais o valor da empresa.
O vendedor nunca deve discutir com o cliente. Ele é quem sabe o que precisa e quais dificuldades enfrentam no dia a dia. Uma conversa amistosa, recíproca e coerente alavanca as vendas mais à frente.
Se o cliente se vê desrespeitado diante daquilo que espera encontrar e é interrompido o tempo todo, existe a grande possibilidade de ele se decepcionar e não querer comprar mais nada. Sem contar o fato de dispensar o vendedor mais rapidamente.
Para alavancar as vendas com o Marketing de Persuasão, é necessário que o vendedor tenha total conhecimento com o produto ou serviço com o qual trabalha. Ninguém é convencido diante de uma pessoa que não sabe o que está dizendo.
O gatilho mental da escassez, por exemplo, é uma técnica que aumenta a venda, porque ele vai gerar no cliente a sensação de que está perdendo a última oportunidade de comprar um produto ou serviço.
Outro gatilho é o da reciprocidade. Em um processo de vendas, deve-se oferecer um benefício em troca do e-mail ou WhatsApp pessoal para continuar o contato e não perder a oportunidade de uma venda no futuro.
É preciso ser receptivo a tudo aquilo que o cliente quiser expor, não criando empecilhos no diálogo e deixando o cliente livre para as manifestações.
Essa receptividade gera maior confiança, o que gera automaticamente maiores possibilidades de fechar muito mais vendas.
O Marketing de Persuasão traz muitos benefícios para a empresa, como atrair mais clientes em potencial, potencializar o posicionamento da instituição, provar que a empresa está oferecendo as melhores soluções e, obviamente, alavancar as vendas no futuro.
Ainda se pode considerar a vantagem de fazer com que o interesse do cliente aumente e, nesse sentido, o mesmo acaba não procurando a concorrência, se tudo o que for exposto em uma visita, por exemplo, esteja alinhado com a realidade.
Considerações finais
Com as estratégias de Marketing de Persuasão, as possibilidades de vendas aumentam exponencialmente, porque levam o cliente a estar convencido de que as expectativas na aquisição de produtos e serviços serão atendidas.
Influenciar alguém na decisão de compra não é fácil, mas tudo depende da forma como o vendedor aplica o poder de persuasão. Lembrando sempre que a persuasão deve ser aplicada na medida exata, senão, de persuasão, passa a ser atitudes de desrespeito.
Os clientes estão cada vez mais exigentes e por isso mesmo é que o persuadir envolve muita sabedoria, paciência, empatia e um bom relacionamento em todas as etapas de um processo de vendas.
Oferecer produtos e serviços de qualidade é fundamental, assim como ter preços competitivos, mas cultivar a confiança do cliente é algo que acontece aos poucos, mesmo porque isso não ocorre do dia para a noite.
O Marketing de Persuasão serve impactar mais o cliente, no sentido convencê-lo mais assertivamente e exercer influência na decisão de compras, desde que as técnicas sejam utilizadas cautelosamente.
Os exageros de convencimento apenas criam mais resistência no cliente, que tende a desconfiar que não é importante e que será tão somente um veículo para gerar mais vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.