O que é Growth Marketing e por que ele é tão inovador?

Growth Marketing

O marketing é um conjunto de conhecimentos, teóricos, práticos e produtivos, cuja finalidade é promover produtos e/ou serviços e, também, impactar um público-alvo consumidor estimado. Entre as várias abordagens deste, o Growth Marketing é uma.

Há diversas formas de se fazer marketing, visto que este último é conhecido por seu grande poder de alteridade e de mudança ante as necessidades que o mercado e a dinamicidade da sociedade lhe impõe.

Pode-se ver, no decorrer do tempo, o surgimento de metodologias de vendas, dentro do marketing, que se adaptam às exigências de um mundo cada vez mais globalizado, calcado em análises quantitativas e em métricas de resultados.

Para abarcar e solucionar as necessidades desse cenário, surge o growth, ou, em português, marketing de crescimento, do qual se extraem estes recursos constitutivos, que lhe servem como um guia de orientação:

  • Uso de SEO (Search Optimization Engine);
  • Utilização de tráfego pago, como propagandas e anúncios;
  • Apoio de redes sociais;
  • Conceitos do Inbound (funil de vendas e afins).

É claro que, entretanto, o Growth não se finda aí em matéria de complexidade, de recursos técnicos e de conceitos.

Logo, se, a título de exemplo, uma empresa de

 tem a intenção de conhecê-lo para usá-lo, é primordial que ela se aprofunde nos conceitos que o constituem.

Conceito de Growth Marketing

O Growth Marketing é uma abordagem da mercadologia cuja ideia principal é conquistar um crescimento consistente e constante, de modo que esses dois elementos, conjuntamente, culminem no alcance de metas e no alcance de objetivos estabelecidos.

Além disso, esse estilo de mercadologia preza, diferentemente dos outros tipos de abordagem, um alavancamento agressivo nas métricas de topo do funil, a fim de que, por exemplo, um negócio de aluguel de brinquedo inflável possa transpô-lo.

Isso significa, em suma, que a ideia é avançar às fases mais profundas do conhecido funil de vendas e gerar fidelização de consumidores atuais.

No entanto, não obstante que haja essa preocupação com o posicionamento em relação às fases mais profundamente sondadas do funil de vendas, os adeptos do Growth Marketing assumem, de igual modo, que é preciso dar atenção às etapas mais primordiais.

Nesse sentido, não se podem negligenciar as partes do funil de vendas que precedem as mais consequentes, e, dessa maneira, é necessário, igualmente, se atentar à conquista de novos clientes, porque eles também são responsáveis por aumentar a receita do negócio.

O marketing de crescimento visa, também, ao estabelecimento de novas formas e métodos de atração de clientes, uma vez que, porque esse método é inovador, ele dá predileção a estratégias que fujam das convencionalidades estabelecidas pelo marketing tradicional.

Em breves linhas, pode-se definir o Growth como uma metodologia alternativa do marketing que elencadamente:

  • Traz novos clientes a um negócio;
  • Aborda-os de maneira consistente;
  • Transforma-os em consumidores de longo prazo;
  • Fideliza-os.

Assim, é possível que se diga que este é muito parecido com o marketing tradicional, salvo que há, contudo, diferenças muito significativas entre ambas as abordagens.

Diferenças entre Growth Marketing e o tradicional

Outrora, uma empresa de portaria eletronica tinha um montante limitado de estratégias mercadológicas passíveis de lhe serem úteis. Hoje, entretanto, em virtude da grande profusão de novas teorias do marketing, esse cenário mudou.

O que pode lhe acontecer é sentir que a definição, o arcabouço teórico e o conjunto de técnicas de todas as abordagens são extremamente parecidos, de modo que lhe seja, provavelmente, difícil distinguir a diferença entre todos eles.

Isso acontece sobretudo em razão das definições que se dá a essas abordagens, já que, no plano teórico, no plano prático, resumidamente, são bem diferentes. Logo, se um negócio de chaveiro perto de mim 24 horas os confunde, todos, ela está bem errada.

Nesse caso, convém aos empreendimentos saber a diferença entre o tradicional e o marketing de crescimento, visto que, apesar de eles serem completamente diferentes, há o risco de que se confundam. Para solucionar isso, é interessante definir o primeiro.

O tradicional é a principal metodologia da mercadologia. Suas ações se desdobram em práticas seguras e comprovadas pelos que aderem a ela, e seus objetivos consistem em gerar reconhecimento e propulsar as vendas de um negócio.

Ele faz uso dos canais e dos veículos de comunicação mais tradicionais, vide televisão, rádio e jornal, e os que dele se encarregam geralmente são os profissionais da área da comunicação, como publicitários, marqueteiros, jornalistas e profissionais correlatos.

O marketing de crescimento, conforme ao que já foi dito anteriormente, objetiva o alcance de crescimento agressivo e agressivo, de modo que, como uma estratégia que atua praticamente, leve o negócio à obtenção de resultados excedentes.

Um empreendimento de kit box elegance cromado que tenta utilizá-lo precisa, invariavelmente, de engenheiros que atuem no marketing, uma vez que a sua ideia é explorar hipóteses, testes científicos e múltiplos canais de marketing existentes.

Em se comparando os dois, pode-se dizer que são bem diferentes, ainda que, contiguamente, tenham, por fim, finalidades semelhantes.

Além disso, é sabido, por meio dessas afirmações, que a metodologia que visa ao alavancamento assertivo, que é, a saber, o Growth, é muito mais inovadora, pois foge das estratégias convencionais do tipo tradicional.

Funil pirata do Growth Marketing

O conceito de funil de vendas, sobretudo utilizado em estratégias de produção de conteúdo, é bastante conhecido dos profissionais que atuam no marketing e, especialmente, no modelo inbound.

No marketing de conteúdo, uma franquia alimentação baixo investimento não hesita em utilizá-lo, pois ele, o funil, permite a ela uma maior noção acerca das fases em que se situam os seus potenciais consumidores e/ou clientes.

Ele é de cabal importância para que se distingam, em todas as suas fases, o tipo de público com quem se lida.

No entanto, como nenhum conhecimento é estanque, e nenhuma aplicação prática se para no tempo, esse conceito foi revisitado pelo modelo mercadológico de crescimento assertivo de modo que é ele constituído por cinco fases diferentes:

  • Aquisição;
  • Ativação;
  • Retenção;
  • Receita;
  • Indicação.

Neste, cada uma dessas etapas, que lembram a constituição típica do funil de vendas, definem-se, entretanto, de modo diferente.

A aquisição é a etapa na qual os consumidores realizam a descoberta acerca de um produto, de um serviço ou de uma marca, os quais pertencem a, por exemplo, um pet shop que faz banho e tosa de american bully exótic. O objetivo é gerar leads.

Na ativação, o empreendimento tentará fazer com que o consumidor recorra ao produto e/ou ao serviço incitando-o à compra. A ideia é fazer que ele o utilize.

No momento da retenção, os empreendedores e todas as equipes que trabalham no negócio tentarão manter, ao máximo, o número de clientes juntos ao negócio, a fim de que eles possam prosseguir às demais etapas do funil.

Na receita, são empregadas estratégias que servem à geração de monetização. Os profissionais de marketing irão fazer apelo a inúmeras táticas que lhes sejam úteis para gerar mais renda.

No último processo, que é o da indicação, cujo aspecto é conclusivo, há o objetivo de que o cliente indique a marca, os produtos e os serviços dela a amigos e familiares. Métodos de estímulo e de incentivo são criados para que isso ocorra.

Como se pôde ver, não obstante que esse modelo de funil se pareça bastante com os outros já concebidos, o funil pirata trabalha sobretudo com a ideia de reter e manter junto ao negócio os clientes que a empresa já têm consigo.

Além disso, pode-se ver que há, nesse tipo de funil, um apelo maior à assertividade, à agressividade e à tomada de decisões rápidas, as quais são, sobretudo, calcadas em estratégias e hipóteses que não pertencem às do tradicional.

Para utilizá-lo adequadamente, um negócio de locação de laser para remoção de tatuagem precisará, sem dúvidas, além de profissionais da área da comunicação, engenheiros que trabalham com marketing.

Considerações finais

O Growth Marketing ou, ainda, em português, “marketing de crescimento”, é uma abordagem do marketing que, sendo inovadora, escapa às convenções do modelo tradicional e dá preferência às práticas assertivas de manutenção de clientes.

Além disso, seus objetivos principais também visam a criar um cenário propício para a prospecção de novos leads e de potenciais consumidores, uma vez que ele não negligencia as etapas que, no seu funil de vendas, chamado de pirata, antecedem à fidelização.

Não obstante que se trate de uma abordagem extremamente centrada na análise minuciosa e na promoção de produtos por meio de vários canais, a sua real pertinência consiste no fato de ela tentar assegurar, sempre, a retenção de clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.