A Internet é uma das principais ferramentas utilizadas pelos meios de comunicação de hoje devido à velocidade com que as informações são trocadas. Por esse motivo, o mundo corporativo está se voltando para tecnologias como o e-mail marketing.
O conceito de marketing corresponde a um conjunto de ações e medidas tomadas por uma organização com o objetivo de atrair e reter a atenção de clientes e públicos-alvo de forma a otimizar o processo de venda de produtos e serviços.
Para microempreendedores individuais que fazem uma prestação de serviços de micropigmentação de sobrancelha esfumada, o desenvolvimento de uma estratégia de marketing é essencial para garantir efetivamente a clientela dos serviços prestados.
Além disso, esse entendimento é comum entre empresas de diferentes portes e ramos de atuação no mercado, por isso o modelo vem sendo bastante estudado e refinado com o objetivo de enriquecer o setor comercial.
A propósito, vale ressaltar que existe uma interseção entre os setores de marketing e negócios. Embora sejam campos distintos, eles têm um escopo inter-relacionado, pois o sucesso de um facilita o sucesso do outro.
Dado o cenário repleto de mudanças aceleradas digitalmente, a tecnologia de marketing foi modificada para se adequar à infraestrutura técnica.
Daí o surgimento do chamado marketing digital, que consiste em utilizar os meios de comunicação disponíveis online, inclusive o e-mail, para aproximar pessoas e marcas e viabilizar ações como sorteios de sementes crotalaria.
Entendendo o que é o de fato é e-mail marketing
O e-mail é uma ferramenta que funciona como o envio de uma carta no modelo físico, aliás, esse recurso foi criado a partir da carta, principal ferramenta de comunicação das últimas décadas.
Ao redigir um e-mail, os usuários devem inserir dados importantes, como o endereço de e-mail do destinatário, bem como o cabeçalho da mensagem para facilitar a comunicação entre duas ou mais partes.
Engana-se quem pensa que a utilização da plataforma se limita à comunicação informal e para fins não comerciais. Conforme observado no dia a dia da empresa, esse recurso é utilizado tanto para a comunicação interna quanto para a resolução de problemas externos.
Em outras palavras, isso significa que o e-mail se enquadra no escopo da comunicação social, conecta usuários comuns e ainda permite o rápido estabelecimento de contatos em um contexto corporativo.
Em empresas que fazem negócios B2B (business-to-business), ou seja, vendem para outras empresas, ter e-mail ajuda a gerenciar prestadores de serviços, como fazer a instalação de tubulação para glp residencial.
Para quem comercializa diretamente com o cliente final, ou seja, no modelo B2C, o e-mail ajuda a fortalecer a conexão.
Isso porque a ferramenta é o meio digital mais utilizado. Com base nos próprios dados do fornecedor, estima-se que 95% da população mundial usa e-mail, com 63% usando e-mail diariamente.
Para o bom andamento dos negócios, as empresas devem focar na construção de comunicações confiáveis que facilitem a venda de produtos como lona plástica preta 200 micras e até a prestação de serviços.
Qual a função do e-mail marketing?
O e-mail marketing ou marketing por e-mail é uma das principais estratégias mais utilizadas pelas empresas. Sabemos que um site institucional é imprescindível, as redes sociais são imprescindíveis e o e-mail é tão importante quanto qualquer outro canal.
Como tal, existem várias razões pelas quais as empresas devem usá-lo, a começar pelo seu amplo alcance. Hoje, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo usam e-mail, e espera-se que esse número continue crescendo.
Para fazer login em um site, também é preciso ter uma conta de e-mail válida, por isso é uma parte importante do acesso à Internet.
Quando uma corporação gasta dinheiro em e-mail marketing, ela tem a capacidade de atingir um público maior que não está presente nas redes sociais ou outras plataformas digitais.
Se um hospital veterinário pet stop fizer uma postagem no Facebook, nem todos os seus seguidores verão, pois um algoritmo determina a postagem mais relevante para o usuário.
Em outras palavras, o alcance orgânico não pode ser previsto porque não se tem controle sobre quantas pessoas veem o que foi publicado.
Por outro lado, essa empresa tem controle absoluto sobre o número de pessoas que receberão seu e-mail. Ou seja, se ela enviasse mensagens para endereços cadastrados para 700 pessoas diferentes, todos receberiam.
As empresas de saúde que tem procedimentos de laser ginecológico especializado não têm limite de caracteres ao criar mensagens de e-mail e também podem inserir outros elementos, como:
- Links externos;
- Imagens que chamam atenção;
- Vídeos informativos;
- Gifs para gerar conexão.
O arranjo também pode ser customizado para refletir as necessidades do negócio e sua identidade visual, a marca pode adicionar elementos ao template ou simplesmente escrever uma mensagem. Através disso, ela é capaz de se expressar.
Isso facilita a personalização da mensagem e a transmite melhor ao destinatário pretendido, cada vez mais próximo dele.
Dependendo do segmento da empresa, as recompensas podem ser mais animadoras. Isso acontece porque, como em uma empresa de chocadeira elétrica 30 ovos, o investimento para essa operação é muito baixo e a taxa de conversão muito alta.
Tudo o que é exigido da empresa é um domínio, uma ferramenta de automação e alguém dedicado a implementar a estratégia.
No entanto, ter acesso a todos esses benefícios depende principalmente da compreensão do valor do marketing por e-mail como um método.
Por qual razão utilizar o e-mail marketing?
Atualmente, o e-mail continua sendo amplamente utilizado nas áreas comercial e empresarial, tornou-se uma ferramenta essencial para a comunicação com os consumidores, tão importante quanto sites e mídias sociais.
Além disso, como é comum ter um, uma vez que são um componente quase essencial do registro em páginas ou um meio de obter orçamentos para a montagem de mictório inox 1 metro, o e-mail marketing pode ser benéfico.
Com o e-mail, pode haver mais alavancagem do que os algoritmos que dependem das redes sociais, porque o destinatário recebe a mensagem mesmo que ela não abra.
Junto com eles, é possível controlar a quantidade de mensagens que recebe por dia ou por mês, além de dividi-las em mensagens textuais ou visuais com base no conteúdo da mensagem.
Com um e-mail de marketing, o profissionalismo também pode ser incorporado à mensagem. Os layouts e endereços corporativos na mensagem transmitem um maior grau de profissionalismo, isso é comunicado ao destinatário.
Além disso, torna-se um canal de comunicação mais direto com empresas de qualquer tipo de segmento, reclamações de produtos ou sugestões de melhorias.
A falta de investimento no e-mail marketing é também um dos motivos que o torna apelativo para as empresas enquanto estratégia de marketing. Devido ao domínio pago, o responsável por esta área pode exercer a função de envio de mensagens.
Como o e-mail marketing auxilia nas estratégias?
Como dito anteriormente, hoje, o e-mail marketing é o método mais eficaz de cultivar e desenvolver um público dedicado e interessado em sua empresa ou marca. Afinal, facilita a comunicação direta e de longo prazo com os prospects, leads e clientes.
Com isso, as empresas podem se dedicar a qualquer parte do funil e obter resultados sem muita dificuldade. Assim que receber um e-mail de alguém interessado, é só concentrar os esforços no conteúdo no momento certo e verá resultados no plano estratégico da empresa.
Aliando uma estratégia de marketing de conteúdo a um funil de vendas bem desenhado e uma ótima ferramenta, as empresas conseguem converter leads em todos os respectivos estágios.
Isso porque, depois que o visitante chega ao blog de um negócio, por exemplo, e se torna um assinante, o email marketing se torna o principal método de comunicação com o potencial lead.
Para manter seu interesse e vínculo com a empresa, é crucial continuar o fluxo de informações com conteúdo pertinente com base nas interações com o usuário.
Essa ação fará com que os clientes em potencial retornem ao blog com mais frequência e vejam o conteúdo sugerido e muito mais.
Nesse ponto, é importante que os responsáveis pelas estratégias de marketing do negócio prestem atenção nas chamadas para ação e segmentar quando necessário, seja por região, demográfica ou tipo de serviço oferecido pela empresa.
Isso garante uma chance maior não só de conversão, mas também de atração de novos leads para as páginas de destino e assim o fluxo de potenciais clientes aumenta, podendo, desse modo, gerar mais resultados.
Considerações finais
Apesar de ser um método antigo, o e-mail marketing ainda é crucial para uma comunicação eficaz entre as marcas e seus públicos.
Por sua capacidade de atingir um grande número de pessoas, deu origem a uma estratégia de marketing que pode ser ainda mais refinada pelos benefícios de atingir o público correto.
Quando bem utilizado, o e-mail marketing pode trazer enormes vantagens e se tornar uma importante ferramenta para as empresas conquistarem leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.