Neuromarketing: como aumentar as vendas utilizando essa técnica

neuromarketing

A prática do neuromarketing está sendo vista como uma grande tendência para as empresas que desejam conhecer melhor seus consumidores e entender o que os motiva na hora de decidir efetuar a compra.

Esse termo é um pouco recente, desenvolvido por volta dos anos 2000, é a junção das palavras: neurologia e marketing e está em constante desenvolvimento.

O conceito criado por Ale Smidts, tem como objetivo entender o comportamento dos consumidores através de seus processos cerebrais e suas atividades neurobiológicas diante de certas ações de marketing.

Ao entender esse comportamento, é possível criar campanhas mais efetivas de serviços e produtos diversos, inclusive de portão articulado vertical e consequentemente, impulsionando as vendas e gerando lucro.

Afinal, o que leva o consumidor a decidir comprar determinado produto ou contratar serviços é uma grande questão. Muitos tiram a conclusão que pode ser o valor, qualidade ou apresentação.

Porém, existem outros fatores e técnicas que podem ser aplicadas quando se trata de neuromarketing, a fim de aumentar as vendas, que serão esclarecidas neste post.

Como entender o comportamento do consumidor

 

As técnicas do neuromarketing tem um impacto maior justamente porque busca entender o comportamento do consumidor.

Para tornar esse processo de investigação da mente do consumidor mais compreensivo, é preciso entender a fundo a estrutura e funcionamento do cérebro que teve uma evolução durante o desenvolvimento dos seres humanos, que são:

Cérebro reptiliano

O cérebro reptiliano ou primitivo, é a parte mais antiga do cérebro, e ele fica responsável pelas ações instintivas e de sobrevivência.

Isso significa, que são responsáveis pelas funções motoras, reflexos e funções como, batimento cardíaco, pressão sanguínea, movimentos do corpo e pelas funções viscerais, basicamente tudo o que o corpo precisa para se manter ativo.

Cérebro mamífero

Popularmente conhecido como cérebro límbico ou cérebro emocional-cognitivo, como o próprio nome sugere, é responsável pelas emoções, conduta sociais e memórias.

Novo cérebro mamífero

Também conhecido como neocórtex, está comprometido no processo da linguagem escrita, os pensamentos complexos e as decisões racionais dos seres humanos.

Combinado com o cérebro mamífero que associa as emoções e memórias, envolve também habilidades avançadas da evolução, como o intelectual, criatividade e imaginação.

Como aplicar essa técnica de forma eficiente

Ao entender como funciona o cérebro humano tal qual como funciona a locação de estrutura metálica, é possível perceber que o cérebro reptiliano é responsável pela maior parte das decisões tomadas por um indivíduo.

Sendo assim, ao chamar a atenção do cérebro reptiliano com as técnicas do neuromarketing explicadas abaixo, aumentam-se as chances de sucesso nas vendas. 

Psicologia das cores

A aplicação da psicologia das cores é utilizada por grandes empresas e tem garantia de sucesso. Isso porque os aspectos visuais influenciam e muito no comportamento do consumidor.

Desta forma, dependendo do nicho da empresa, é preciso identificar quais cores devem ser utilizadas para causar o impacto desejado e se comunicar com seus clientes.

Assim como é usado para chamar atenção e passar informação, como é o caso das placas de sinalização de segurança do trabalho construção civil, as redes de fast food e outras empresas também utilizam esse método.

A percepção das cores pode variar de pessoa para pessoa. Algumas marcas até optam por misturar as cores em busca de resultados diferentes. Abaixo, vêem-se cores que podem causar efeitos nas pessoas segundo a psicologia:

  • Amarelo, que atiça o apetite;
  • Azul, que transmite confiança e conforto;
  • Vermelho, transmissora de paixão;
  • Laranja, afabilidade e amizade;
  • Verde, tranquilidade e leveza;
  • Roxo, descoberta e inteligência
  • Rosa escuro, alegria e jovialidade;
  • Rosa claro, romance e delicadeza;
  • Preto, luxo;
  • Branco, clareza e clarividência;

Storytelling

O consumidor não se sente mais tão impactado com publicidade focada no produto, como por exemplo blindagem de autos e seus benefícios, pois essa abordagem para ele tem valor menor.

Para mudar esse cenário, é preciso mudar a forma de apresentação. Por meio de narrativas que não envolvam necessariamente o produto, é possível que a marca ative o lado emocional do consumidor.

O espectador se identifica com a história contada, acaba absorvendo o conteúdo e sem perceber é direcionado a uma decisão de compra, criando um laço emocional com a campanha, e isso contribui para que a mensagem seja passada naturalmente.

Direcionar o olhar

A posição em que os elementos da imagem ficam, independentemente de ser um post em rede social ou para embalagem de um produto, a forma que esses elementos estão posicionados conta muito.

Em caso de anúncios que incluem pessoas, o direcionamento do rosto da pessoa exerce um papel fundamental na percepção dos consumidores.

Se o rosto do modelo estiver olhando para frente, automaticamente a pessoa vai olhar para o modelo, ao invés do conteúdo em si. Mas, se o rosto do modelo estiver direcionado ao produto ou texto, é instintivo que o leitor dê atenção primeiro à imagem.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma das técnicas principais de marketing para influenciar na decisão de compra.

Embora gatinho muitas vezes tenha conotação ruim, nesse caso a ideia é transmitir uma informação objetiva ou subjetiva ao consumidor, despertando nele a necessidade de consumir aquele produto.

Entre os gatilhos mais usados é o de escassez, cujo objetivo é fazer com o que o cliente entenda que precisa com urgência. Para isso, frases como “compre já uma roda de lixa para esmerilhadeira” ou “por tempo limitado” são usadas.

O gatilho de exclusividade também é muito utilizado em estratégias de marketing de conteúdo, quando oferecem materiais exclusivos para seus assinantes, como brindes e promoções.

Valor real

O cérebro reptiliano está diretamente ligado ao nervo óptico, e é influenciado principalmente por imagens visuais.

Tendo isso em vista, é importante que o empresário abuse da criatividade na hora de se comunicar com os consumidores, utilizando frases simples e curtas, porém focando em imagens que mostram o valor de maneira concreta.

Um exemplo muito comum utilizado é nas promoções de 2 produtos, como ionizador de água para beber pelo preço de 1.

Oferecer soluções

Mais importante que vender, é ajudar o cliente. As soluções podem ser em forma de conselhos práticos, sugestões de produtos mais eficientes para tal necessidade, entre outros.

Mesmo que não seja o mais vantajoso para a empresa, essa atenção pode converter para possíveis clientes. Por conta disso, uma empresa que oferece soluções como a pgr ergonomia se destaca.

Adicionar carga emocional

O subconsciente é o principal influenciador na hora da tomada de decisão, quando acionado a carga emocional do consumidor, é possível conduzir a ação que deseja que ele tome.

Uma fórmula usada pelo neuromarketing e que dá certo, é que a maioria das pessoas estão mais preocupadas com a perca do que suas vantagens, por isso o senso de urgência usado em promoções limitadas como a Black Friday são sucesso.

Como medir os resultados

Para saber se as técnicas estão gerando os resultados desejados, é importante medir com alguns elementos importantes, como os necessários no aluguel de plataforma elevatória tesoura, para executar essa tarefa.

Para realizar essa mensuração de resultados existem alguns pontos indispensáveis, citados abaixo:

Escolher as métricas mais relevantes

Antigamente, definir as métricas era uma tarefa muito difícil. Porém, com a tecnologia avançada ficou mais fácil identificar o retorno obtido. Entre as métricas que ajudarão a aprofundar essa análise, estão:

  • Número de visitantes;
  • Número de Leads;
  • MQL (Leads Qualificados pelo Marketing);
  • SAL (Leads Aceitos por Vendas);
  • ROI ( Retorno sobre o Investimento).

Com isso, ainda é possível acompanhar métricas específicas para cada canal e também as métricas em vendas.

Calcular as taxas de conversões

Existe uma ligação direta entre as métricas e as taxas de conversão. Entre o número de acessos ao site e a quantidade de Leads gerados podem ser insignificantes se for visto separadamente.

Porém, quando observados o porcentual desses Leads perante o número de visitas, é possível identificar a taxa de conversão.

Selecionar as metas do empreendimento

Mesmo que as métricas e taxas sejam importantes para entender o rumo que a empresa deve tomar, é preciso ter metas e objetivos de onde o negócio deseja chegar e quais são suas prioridades dentro do nicho de atuação.

Ferramentas

Conhecer as ferramentas para colocar as estratégias em prática também tem importância na hora de medir os resultados.  Algumas das principais ferramentas, são:

  • Disparo de emails;
  • Criação de Landing Pages;
  • Automação de Marketing;
  • Análise de SEO;
  • CRM.

Gravador de chamadas

Essas ferramentas são muito usadas principalmente para o marketing, e com elas é possível obter o máximo de informações possíveis para facilitar o trabalho.

Gerar relatório das análises

Com os relatórios é possível ter os dados de forma visual, com o objetivo de que todos entendam quais os resultados alcançados, funcionando como um guia para acompanhar o desempenho e as metas diariamente.

 Considerações finais

Embora as técnicas de neuromarketing gerem resultados significativos, é importante que o empreendedor tenha em mente que o cliente deve ser tratado como foco. Desta forma, os métodos devem ser usados ponderadamente e de forma estratégica.

Buscar entender o que influencia o consumidor na hora da decisão da compra é muito importante para uma empresa. Pois, com essas informações será possível desenvolver as ações seguintes de acordo com o público, impactando positivamente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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