Mobile marketing: o que é e como utilizá-lo na sua estratégia!

Mobile marketing

Na famigerada Era dos Dados, aqueles que conseguem se comunicar com precisão e velocidade detém um imenso poder nas mãos, e por meio das estratégias de mobile marketing, as grandes empresas estão aprendendo a fazer muito dinheiro.

Ninguém imaginava que dentro de alguns anos, após a automação de alguns processos e o surgimento de algumas tecnologias, o ser humano se conectaria tanto com o restante do planeta dessa forma como está hoje.

Seja para a prestação de serviços na web ou comercialização de produtos de moda ou estética, como um punhado de cabelo Humano 80cm ondulado ou kits de maquiagem, a internet virou um verdadeiro ponto de encontro de todos os negócios com o mundo.

Acontece que tudo isso só foi possível de acontecer nestas proporções devido ao fato de que o acesso ao mundo digital não depende mais somente do contato com um computador. A geração dos novos smartphones deram às pessoas milhares de computadores de bordo.

De jogos de futebol ao vivo à GPS para cachorro, as pequenas telas dos celulares servem a inúmeras utilidades práticas e imediatas na palma da mão dos seus usuários.

Lembrando que essa mudança pede, junto a ela, uma distinção nas formas de propaganda para o alcance dos novos clientes.

Por esta razão, tanto o conceito e as principais vantagens quanto a aplicação do mobile marketing nas técnicas tecnológicas e nas estratégias de vendas de uma empresa serão abordados como pauta deste artigo, a fim de orientar o seu uso nos negócios.

Conceito de mobile marketing

Aqueles que ainda não possuem uma estratégia voltada para mobile marketing na empresa já passaram da hora de reconsiderar. Mas, a verdade é que muitos sequer já ouviram falar do termo.

O seu conceito diz respeito a uma tática de publicidade digital dirigida às ações móveis, isto é, direcionadas para os dispositivos de uso móvel. Essa estratégia vem se tornando uma grande tendência, até porque o uso dos celulares só cresce.

Conforme apontam as pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, do estado de São Paulo, existem mais de duzentos e trinta milhões de smartphones ativos no território nacional.

Há alguns anos atrás, o acesso ao universo digital era mais complicado, uma vez que só podia ser efetivamente realizado de dentro de casa ou de um escritório, por meio de um computador.

Quando alguém comprava uma casa de veraneio e desejava dar uma olhada em algumas opções de design paisagismo piscina, era só dentro de casa, sentado à mesa do computador, que se podia realizar tais pesquisas.

De forma que, se a residência ainda estivesse desarrumada em detrimento do processo de mudança, as buscas iriam acabar sendo deixadas para bem depois.

Já nos tempos de hoje, as pessoas ficam online em qualquer ponto do mundo, pois a comunicação e a circulação de informações se tornou móvel e fácil. 

Portanto, é possível enviar uma mensagem durante um passeio no shopping, basta ter um aparelho presente em mãos.

O mobile marketing pode ser conceituado como um dos braços do marketing digital. Traduzindo do termo em inglês, marketing móvel é a sua definição, consistindo em atos realizados por meio de dispositivos móveis.

Ele é imprescindível, uma vez que os usuários passam mais horas na tela de seus smartphones do que na frente dos seus computadores.

Porém, aparelhos móveis não consistem somente em celulares. No número dos seus dispositivos também encontram-se os tablets, notebooks, smartwatches e qualquer outra espécie de aparelho que possua um sistema operacional que seja facilmente deslocável.

Uma vez que, por meio da internet, se contrata desde higienização de salões de festa até polimento automotivo, a publicidade mobile precisa obrigatoriamente estar acessível a todos os meios.

Diversas práticas de propaganda são visadas especialmente para esses tipos de dispositivo, levando em conta a sua interface e focando, de maneira especial, na experiência do usuário.

Por esta razão, entre algumas das principais táticas de mobile marketing, podem ser citados o Email e SMS Marketing, bem como a publicidade feita para apps e para as diversas redes sociais.

Maiores vantagens

Depois de compreender o conceito do marketing móvel e as suas principais ferramentas de atuação, será de grande utilidade listar quatro dentre algumas das maiores vantagens do seu uso nas campanhas.

Uma vez que até mesmo buscas como hidrômetro 1 polegada possuem um engajamento considerável no Google, dando vastos horizontes para lojas de materiais de construção venderem na internet, não se pode negar que investir aqui possui as suas vantagens.

Dessa maneira, entre os principais benefícios por trás da prática do mobile marketing, as empresas possuem:

  1. Aplicativos a favor das vendas;
  2. Agilidade na comunicação;
  3. Compras na internet crescendo sem parar;
  4. Segmentação de acordo com a localização.

Não são apenas os Apps das redes sociais que fazem grande sucesso, existe uma imensidão de outros aplicativos que funcionam como entretenimento ou que auxiliam no dia a dia dos clientes.

As corporações que não estão apostando nesses canais estão, em menor ou maior medida, perdendo tempo e um grande número de oportunidades.

Os GPS e ferramentas de localização são ótimos exemplos de apps que estão presentes na vida de muitos indivíduos, e que podem ser utilizados para a divulgação dos negócios.

Além disso, uma das questões pendentes na maioria das estratégias de marketing digital é a segmentação feita por região.

Isso consiste em algo muito importante para empresas locais, onde o fundamental é a atração dos usuários que estão próximos desse estabelecimento comercial.

Por meio das ferramentas de localização dos aplicativos, é possível criar campanhas publicitárias segmentadas de acordo com a região.

Explorando esta funcionalidade, as campanhas de venda dos negócios locais serão um sucesso, e os clientes ficarão extremamente satisfeitos com a praticidade.

Aplicando nas estratégias de vendas

Por fim, não se pode deixar de pensar no como aplicar as táticas de marketing móvel na linha de vendas de um negócio. Sobretudo, é necessário planejar os canais por meio dos quais se dará esse diálogo.

Lembrando que a publicidade diz respeito a comunicação, e levando em conta que até por meio de brindes corporativos ou bônus de vendas as empresas comunicam algo, as ações práticas deverão fundamentar a validade do método.

Dessa forma, quatro são as ferramentas por meio das quais o diálogo do mobile marketing será estabelecido com os clientes de um negócio. A saber:

  1. SMS;
  2. Bluetooth;
  3. Páginas responsivas;
  4. Código QR.

A primeira diz respeito ao envio de mensagens de texto para o público previamente cadastrado no formulário de contatos. Serve para lembrar os clientes a respeito das datas de pagamento, dos status dos pedidos, promoções e demais informações.

Pensar em como a ferramenta de SMS começou e visualizar o presente momento, onde ela é aplicada nas lojas que vendem piso elevado aço, nas agências de marketing ou mesmo nos planos de saúde, traz à mente uma ideia do seu poder.

Já o bluetooth marketing funciona por meio do compartilhamento dos catálogos, anúncios ou peças de promoção do negócio por meio de um envio via bluetooth.

A estratégia se limita aos negócios locais, uma vez que é preciso estar bem próximo ao aparelho da pessoa para fazer o compartilhamento.

Lembrando que existem casos particulares, uma vez que, por exemplo, existe a possibilidade do cliente buscar pelo catálogo de um galpão pré fabricado para indústria na internet.

Além de ser mais prático que a empresa local também o tenha em PDF, para enviar ao cliente.

Além de tudo isso, tem-se a necessidade de páginas bem responsivas para os negócios digitais, não só para o Mobile Marketing, como para a publicidade digital como um todo.

É bom lembrar que sites que abrem facilmente na maior parte dos celulares e tablets é um critério que não só favorece a satisfação dos clientes, como a otimização dos mecanismos dos buscadores, para colocar a página da empresa nos primeiros lugares do Google.

Por fim, o QR Code marketing diz respeito a um código de barras em formato 2D, onde o proprietário do celular pode utilizar a câmera para realizar a sua leitura e ser redirecionado para outras páginas.

Por meio desta ferramenta, é possível levar os clientes a páginas para download de aplicativos, para o site da loja ou mesmo para realizar um pagamento.

Considerações finais

Sendo assim, a partir da leitura deste abordagem do assunto do mobile marketing, foi possível encontrar o seu conceito prático, as suas principais ferramentas de atuação, as maiores vantagens do seu uso e as orientação para conseguir aplicá-lo.

Por meio do bom uso da técnica, se faz mais presente a cada dia que passa as peças publicitárias das empresas na vida dos seus consumidores. Graças a esse tipo de recurso, os empresários mais ágeis conseguem fidelizar os clientes, e até transformá-los em fãs.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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