Métricas são qualquer tipo de resultado que pode ser acumulado ou agrupado, quando a métrica é do mesmo tipo ou grupo define-se como dimensão. As métricas são de fato muito importantes para as empresas virtuais e físicas, e para outros formatos de organizações.
As métricas ajudam as empresas com a criação das estratégias, e ainda mais se for um e-commerce que vende motor industrial para portão, dado que a quantidade de métricas que uma loja virtual tem vai depender de alguns outros fatores como vendas e marketing.
Não é novidade que gerenciar um negócio online não é muito diferente de qualquer outro ramo, afinal existem metas, problemas, concorrência, planejamento e tudo mais que implica o gerenciamento de uma empresa que esteja de fato lutando por ser competitiva.
Mas existem certos facilitadores que só quem trabalha com empresas online tem. E um deles é, com toda certeza, a simplicidade para fazer a mensuração de resultados. Diferente do que acontece em um negócio físico, que tem muito mais dificuldade para ter métricas.
As ferramentas e recursos online possibilitam que praticamente todas as ações ligadas ao negócio sejam acompanhadas em tempo real, desde a conduta dos consumidores até os resultados que são obtidos a curto, médio e longo prazo.
Por isso, uma empresa que trabalha com a raspagem em piso de taco de madeira sem pó, por exemplo, não tem nenhuma dificuldade para realizar a análise de dados do negócio. E isso é muito importante para o desenvolvimento saudável da organização.
Sabe-se que, mais que medir os resultados, para garantir o sucesso de uma empresa, é necessário também saber exatamente o que cada um dos resultados vai significar para a empresa, e também o que fazer com cada um deles para conseguir crescer mais.
Para isso, deve-se separar a análise de métricas de um e-commerce em fases, para que a empresa entenda de fato o que, como e porque tem que executar cada uma das atividades para melhorar e manter a saúde da empresa com pontos altamente positivos.
É justamente isso que um e-commerce que vende persiana rolô blecaute para quarto deve fazer para se manter em alta no mercado. Entendendo como executar cada ação para melhorar os resultados, o negócio percebe que tudo isso é importante para se desenvolver.
No decorrer do artigo serão apresentados diversos pontos sobre as métricas, ainda mais no que se refere às métricas de um e-commerce. Com isso, as empresas que vendem vinho suave bom, poderão compreender como fazer bom uso dessas mesmas métricas.
Conceito de Métricas
A métrica é qualquer resultado, que deve ser acumulado ou agrupado, quando a métrica é do mesmo tipo ou grupo chama-se de dimensão.
Por sua vez, a dimensão é um conjunto de métricas básicas, por exemplo, quantidade de pessoas que residem em determinado bairro, este então, torna-se a dimensão onde se tem essas métricas agrupadas.
O KPI, que significa Key Performance Indicator, é a informação da empresa, avalia cada parâmetro do negócio ou da prestação de serviço que o profissional da empresa de serviço de perfuração em concreto faz.
Por meio dele, a empresa compreende o andamento do negócio e pode-se compará-lo ao PIB de um país, na região de negócios digitais o KPI alarga a conversão, retenção e visibilidade. Esses são os níveis mais básicos da métrica.
A importância das métricas para e-commerce
As métricas têm uma conexão direta com a performance da empresa. Simplesmente porque são elas que demonstram, com informações, se os resultados conseguidos estão como almejados e se vão manter o crescimento e o faturamento de um negócio.
Por isso, analisar as métricas é um processo importante para toda empresa que almeja crescer. As métricas também estão totalmente ligadas à previsibilidade.
Com eles é possível compreender bem e prever o futuro de um determinado negócio, assim como quais escolhas devem ser tomadas para chegar aos objetivos que foram definidos por todos os setores do e-commerce.
Além disso, todas as decisões e escolhas tomadas devem ser fundamentadas em dados. E são as métricas que vão fornecer esses dados, garantindo escolhas seguras e bem construídas para aumentar muito as possibilidades de sucesso.
Se as decisões são mais exatas, a empresa vai estar poupando tempo e dinheiro que seriam usados em ações sem garantia de resultados e sem um guia estratégico mais fundamentado.
Por fim, todas as métricas, principalmente as de um e-commerce, também vão dizer muito a respeito do público. Ainda mais em um e-commerce que vende válvula borboleta wafer.
Analisando os números conseguidos pelos processos de compra dos clientes, a empresa pode entender a conduta da audiência e, desse modo, direcionar ações para que cresçam o engajamento e a conversão dos visitantes do e-commerce.
5 indicadores dos e-commerce
No marketing digital, os dados representam um grupo de medidas que vão expor as informações obtidas no site a partir da conduta dos usuários.
A quantidade de visitantes de uma loja virtual e o número de cliques no anúncio são alguns dos exemplos de métricas que são habitualmente usadas.
Através das métricas de um e-commerce pode-se criar os indicadores-chave de desempenho ou KPIs. Eles são medidas feitas para avaliar a performance do negócio como um todo, sendo uma forma de explicar os números obtidos no site através dos indicadores.
Ou seja, só com o devido monitoramento das métricas é possível definir quais serão usadas para analisar os resultados das estratégias digitais. A seguir, serão apresentadas 5 métricas indispensáveis para analisar a performance de um e-commerce, são elas:
A taxa de conversão
A taxa de conversão vai representar os resultados reais que foram gerados pelas estratégias criadas pelo e-commerce. As conversões são ações que foram tomadas pelo cliente que são valiosas para o negócio.
A mais essencial dessas ações é a aquisição, as conversões podem ser os visitantes que realizaram o cadastro na lista de e-mails, consumiram um conteúdo e deram um passo à mais no funil de vendas, aproximando-se da empresa.
Uma das maneiras de calcular a taxa de conversões é fazer a divisão do número de visitantes em um certo período pela quantidade de ações predefinidas.
O custo de aquisição de clientes (CAC)
O CAC representa os valores que foram investidos para obter um cliente. No e-commerce, abrange os esforços do time no decorrer do funil de vendas, incluindo o pós-venda. O cálculo vai pedir um conhecimento mais profundo do processo de vendas da empresa.
Para que se faça o cálculo, é necessário somar todos os investimentos e fazer a divisão pelo número de clientes que foi adquirido.
A taxa de aprovação de pedidos
A taxa de aprovação possibilita saber quantas vendas foram feitas e concretizadas. Ocorre que os cartões de crédito não aprovados e boletos gerados e não pagos, se mostram como exemplos de vendas que não são faturadas pela empresa.
O retorno sobre investimento (ROI)
O ROI tem o foco de mostrar se o negócio está obtendo ou perdendo dinheiro nos investimentos. Refere-se a atividades que visam o lucro, a exemplo das campanhas de marketing, compra de insumos, ferramentas e softwares.
É bem diferente da taxa de aquisição de clientes, o ROI deve ser usado em estratégias específicas, como:
- Marketing de conteúdo;
- O e-mail marketing;
- Mídias sociais;
- Campanhas de anúncios pagos;
- Site corporativo.
Essas são as situações onde o retorno sobre investimento pode ser usado. São situações onde deve-se avaliar se a empresa está ou não tendo lucro.
O ticket médio
O ticket médio é o valor médio de aquisição que cada cliente gasta na loja virtual. Saber essa métrica para o e-commerce é essencial em vários momentos do negócio, mas, principalmente, para entender quantos clientes são necessários alcançar as metas do mês.
Considerações finais
Por fim, é possível ver, que a gestão do e-commerce pede atenção para diversos fatores. Além das métricas mostradas no artigo, no dia-a-dia da empresa é possível identificar ainda diversas outras métricas e ferramentas úteis para que se tomem decisões.
Uma empresa que vende fogareiro a gás 1 boca com tripé por meio da internet, deve ficar justamente de olho nas métricas que são usadas no dia-a-dia, dado que várias podem acabar surgindo no decorrer das atividades.
Portanto, não deve-se deixar de monitorar e avaliar continuamente os resultados. Desse modo, a empresa vai conseguir entender a conduta do público da empresa e poderá traçar estratégias focadas em engajar e na conversão dos visitantes para aumentar as vendas.
Por isso, uma empresa que trabalha com injeção termoplástica não pode deixar de monitorar os seus resultados.
Dado que, com isso, a empresa poderá traçar novas metas se o resultado estiver como esperado, e se não estiverem os gestores vão tentar criar um plano para melhorá-lo. Sendo assim, o acompanhamento das métricas ajuda no desenvolvimento constante da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.