Marketing de influência é uma estratégia que passou a fazer parte das ações de marketing de negócios dos mais variados tipos e tamanhos no mundo todo, uma vez que traz resultados satisfatórios para o marketing digital.
Fazer marketing pela internet é comum hoje em dia, afinal, os canais online se transformaram nos principais meios de comunicação. As pessoas estão cada vez mais conectadas e descobrem soluções nas plataformas digitais.
Blogs e redes sociais são alguns exemplos de excelentes opções para produzir conteúdo e abriram espaço para que as pessoas pudessem alcançar notoriedade, como é o caso dos influenciadores digitais.
São usuários que, de alguma forma, souberam chamar a atenção de um público específico e desempenham muita influência nas tomadas de decisão de compra entre as pessoas que os seguem.
As empresas logo perceberam o todo o potencial dos influenciadores digitais e o quanto eles podem ser úteis nas estratégias para divulgar produtos e serviços, e foi aí que surgiu o marketing de influência.
Para usá-lo, é necessário saber implementar a estratégia, conhecer as principais práticas para obter bons resultados, saber escolher os influenciadores certos para a marca e medir o sucesso do marketing de influência.
Como implementar a estratégia?
Marketing de influência nada mais é do que uma estratégia de marketing que envolve os influenciadores digitais. São produtores de conteúdo independentes e que conseguem influenciar grandes públicos.
Mas não basta apenas escolher um influenciador digital, também é necessário saber implementar essa estratégia, e para isso, a marca precisa investir no seguinte passo a passo:
Definir objetivos
A primeira coisa que uma escola que oferece curso de cuidador de idosos presencial precisa fazer é definir os objetivos que pretende alcançar com essa estratégia. Entre os mais comuns estão:
- Divulgar produtos e serviços;
- Aumentar a notoriedade;
- Gerar leads;
- Reforçar o branding.
Para ter clareza em relação ao objetivo é interessante pensar como a campanha com o influenciador digital deixaria o negócio mais próximo de seu propósito, o orçamento disponível e como a empresa pretende trabalhar a parceria.
Conhecer o público
É fundamental saber quem é a persona da marca e descobrir um pouco mais sobre seus hábitos e o tipo de material que consome. Quem ainda não tem a persona definida, deve fazer isso o quanto antes.
Depois de criar a persona, é necessário se aprofundar sobre o comportamento dela e conversar com os clientes para compreender quais são os canais que eles mais utilizam e os influenciadores que acompanham.
Encontrar os influenciadores
Escolher um influenciador apenas com base no número de seguidores é uma ação pouco eficaz, visto que o ideal é escolher aquele que tem um público parecido com o da empresa.
Assim como adesivar carro propaganda pode ser eficiente para alguns negócios, o marketing de influência pode ser melhor para outros, mas independentemente disso, também é importante observar a maneira como o influenciador se comunica.
O gestor deve observar os canais usados por ele e se a linguagem praticada pelo criador de conteúdo realmente está de acordo com o público-alvo do negócio.
Criar as ações com o influenciador
Depois de definir quem será o parceiro nessa estratégia, é necessário entrar em contato com ele para conversar sobre o assunto e verificar de que maneira a ação será realizada.
Se o influenciador quiser trabalhar com a marca, é necessário formalizar o acordo por meio de um contrato e estruturar a ação junto com ele, de modo a alinhar as expectativas e detalhes relevantes.
Melhores práticas da estratégia
Para extrair todo o potencial do marketing de influência, existem algumas práticas que podem ajudar. Uma delas é não limitar a criatividade do influenciador, uma vez que ele conquistou o seu público por conta de mensagens verdadeiras.
Uma empresa de limpeza de sofá deve permitir que o influenciador use toda a sua criatividade para conversar com o público.
Embora a estratégia envolva apenas um influenciador, ela nunca será somente sobre ele. Em outras palavras, a marca precisa pensar em maneiras de usar outros canais para aumentar ainda mais o alcance da mensagem.
Se a companhia for contratar o influenciador pessoalmente, sem usar o intermédio de uma agência, é importante observar se o escolhido tem empresa aberta, visto que pode ser necessário contratar pessoa física.
Novamente, é um erro escolher o influenciador com base no número de seguidores porque isso pode representar custos elevados, além de não ser o critério mais apropriado para a escolha.
A questão é que grandes influenciadores chamam a atenção por conta da quantidade de seguidores, mas o nível de engajamento é muito mais baixo em comparação com o que os micro influenciadores são capazes de fazer.
Se um fabricante de envelope a3 personalizado fizer uma parceria com um micro influenciador, vai trabalhar com alguém mais próximo de seu público, e isso traz resultados muito melhores.
Por fim, também é muito importante analisar como essa pessoa se comportou antes da parceria e verificar como ela vai se comportar depois da campanha.
Isso é fundamental porque muitos estão envolvidos com polêmicas que nem sempre agradam o público alvo da empresa e podem prejudicar a imagem da marca.
Como escolher os influenciadores?
Outra coisa muito importante é que a empresa precisa fazer ao colocar o marketing de influência em prática é saber escolher os influenciadores.
Uma das coisas mais importantes nesse processo é aprender sobre os níveis de influência, visto que um criador de conteúdo com muitos seguidores nem sempre é a melhor escolha para levar a marca para uma quantidade maior de pessoas.
A taxa de engajamento deles é mais baixa, além de serem mais caros do que os influenciadores menores.
Por exemplo, uma oficina de manutenção bateria moto pode fazer uma parceria com um nano influenciador, uma pessoa que possui entre 1000 e 10 mil seguidores.
Também existem os micro influenciadores, que possuem entre 10 mil e 50 mil seguidores, e os influenciadores de médio porte, que possuem entre 50 mil e 500 mil seguidores.
As marcas mais famosas costumam trabalhar com os macro influenciadores, pessoas que possuem entre 500 mil a 1 milhão de seguidores, ou com os mega influenciadores, que possuem mais de 1 milhão de seguidores.
A escolha também deve ser pautada na legitimidade, ou seja, alguém que conquistou o público verdadeiro, visto que existem alguns perfis que são seguidos por fakes.
Contas falsas costumam ter poucas publicações, poucos seguidores e não costumam ser condizentes com a realidade. Além disso, se o influenciador tem muitos seguidores, mas recebe poucas curtidas, então pode ser um perfil falso.
Como medir o sucesso da estratégia?
Toda e qualquer estratégia de marketing digital usada por uma empresa que presta serviço motoboy precisa ser medida. Trata-se de algo fundamental para saber a efetividade e o impacto da ação de marketing para a marca.
É necessário mensurar os resultados obtidos ao longo do processo, e para fazer essa avaliação, a primeira coisa é saber se os objetivos e mensagens estabelecidos na estruturação foram alcançados.
A marca vai definir os indicadores de desempenho de sua atividade, e entre as métricas que podem ser usadas para medir os resultados estão:
- Alcance;
- Engajamento;
- Análise de sentimentos;
- Número de conversão;
- Número de vendas;
- Retorno sobre os investimentos (ROI).
Uma empresa especializada em projeto aterramento eletrico residencial precisa ter em mente que a escolha do uso dessas métricas deve estar de acordo com os tipos de campanha desenvolvidas durante o marketing de influência.
Um dos indicadores que podem ser analisados é o tráfego, visto que muitas organizações buscam gerar tráfego orgânico para seu site, por meio de parcerias com os influenciadores digitais.
Outro indicador mostra o número de seguidores para analisar quais são os influenciadores com maior potencial de sucesso, tanto para a campanha quanto para análise de desempenho.
Os códigos promocionais também são ótimos indicadores para fazer a contagem de vendas que aconteceram depois da parceria com o influenciador. Mas para fazer essa contagem, é necessário que o código seja gerado para cada influencer.
Por fim, um fabricante de persiana motorizada hunter douglas pode analisar o retorno sobre os investimentos para saber se a estratégia realmente trouxe lucros e valeu a pena para os negócios.
Considerações finais
O marketing de influência é uma estratégia promissora porque os influenciadores digitais estão em alta e são pessoas que geram identificação com seus seguidores.
São criadores de conteúdo que compartilham seu dia a dia e que por isso conseguem influenciar a decisão de compra de outras pessoas.
Fazer parcerias com eles é uma forma de levar a marca para um público mais amplo e que vai se identificar com os produtos e serviços. Como resultado, é possível aumentar as vendas e obter mais lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.