Marketing de guerrilha: como se destacar em meio à concorrência

Marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha é uma estratégia que tem como foco a publicidade criativa de um produto ou serviço e de maneira pouco convencional. A ação foi criada no final dos anos 1970, inspirada pelas táticas usadas na guerra do Vietnã.

Faz parte da essência do ser humano se reinventar e criar oportunidades para inovar e encontrar maneiras criativas de oferecer soluções. Quando se trata da divulgação de produtos e serviços, a necessidade é a mesma.

O marketing e todos os tipos que ele possui são uma prova disso e é território fértil para a inovação. Por isso é tão comum encontrar várias estratégias para divulgar uma marca, tanto dentro quanto fora da internet.

Os empreendedores conseguem variar a argumentação, os canais usados, o tipo de estratégia que trabalham, definir um público específico para receber a mensagem, entre outras práticas, que se forem bem planejadas, são muito assertivas.

Entre as opções, o marketing de guerrilha está ganhando cada vez mais espaço porque gera muitos impactos e não exige investimentos altos.

Mas é importante compreender o conceito de marketing de guerrilha, os principais elementos desse tipo de campanha, como identificar as oportunidades para aplicar lo e quais são as desvantagens que essa estratégia pode oferecer.

O que é marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha nada mais é do que uma estratégia que tem como foco criar campanhas publicitárias criativas e pouco convencionais, para divulgar um produto ou serviço.

Ele ajuda a empresa a se destacar em meio aos concorrentes porque é mais agressivo do que as outras formas de divulgação.

Foi desenvolvido por Jay Conrad Levinson, no final dos anos 1970 e teve como base as estratégias utilizadas durante a guerra do Vietnã. Hoje em dia, pode ser usado por qualquer tipo de negócio, como um fabricante de quadro de distribuição com barramento.

Na época da guerra, os vietnamitas possuíam um poder de fogo bem menor, mas conseguiam superar as limitações usando tácticas que superavam seus adversários.

Dentro do marketing, o propósito é aumentar o impacto das ações sobre o público, mesmo com um baixo investimento.

Principais elementos da campanha

Para que uma campanha de marketing de guerrilha seja bem-sucedida, existem alguns exemplos que são verdadeiros elementos para construir uma boa estratégia.

Um deles é uma marca de chocolate que recorreu a esse tipo de marketing para chamar a atenção das pessoas, transformando bancos públicos comuns no formato de suas barras.

Com isso, conseguiu se aproximar do público e as pessoas que passavam admiravam o banco personalizado e se mostravam muito surpresas.

Uma marca de pasta de dente, para divulgar seus produtos de higiene bucal, criou palitos de madeira que se assemelhavam às escovas de dente e eram inseridos em picolés.

É uma excelente inspiração para qualquer empresa, como uma loja de acessórios para gatos filhotes, porque consegue transmitir uma mensagem útil para os consumidores.

Os pontos de ônibus também são excelentes canais para fazer marketing de guerrilha, personalizando todo o local de acordo com a marca.

Um fabricante de brinquedos usou um de seus produtos mais famosos para personalizar um ponto de ônibus, usando as cores do brinquedo e mensagens em todo o local.

Foi uma técnica que chamou a atenção de muitas pessoas e ainda incentivou o marketing boca a boca porque muitos indivíduos tiraram fotos no local e compartilharam nas redes sociais.

Como identificar oportunidades

O modo de investir em marketing de guerrilha costuma ser uma dúvida muito comum sobre o assunto entre gestores e empreendedores.

Essa técnica costuma ser usada para estabelecer ou restabelecer uma empresa dentro de seu mercado de atuação, além de divulgar produtos e serviços.

Só que o marketing de guerrilha possui uma característica caótica e por isso é capaz de desestabilizar os concorrentes, chamando a atenção do público para uma empresa.

Mas existe a falsa impressão de que para que essa técnica realmente funcione, seja necessário gerar buzz, ao invés de simplesmente investir em métodos de publicidade tradicionais, que costumam ser competitivos e regulamentados.

Mas para fazer marketing de guerrilha, seja por meio de material gráfico para eventos ou outros canais, primeiro é necessário encontrar uma razão para isso e trabalhar em uma causa relevante.

Deve ser um assunto importante para as pessoas em fazer com que elas se sintam bem. Depois de definir a causa, a próxima etapa é fazer um planejamento e colocá-lo em prática.

Essa estratégia pode ser usada por qualquer tipo de organização que queira aumentar seu reconhecimento de marca. É ainda mais útil para negócios que queiram se estabelecer ou para quem quer se tornar viral, dentro e fora da internet.

A ideia por trás de tudo isso é levar a mensagem a qualquer lugar, e uma oficina que presta serviço de manutenção para aeronaves pode usar a internet, redes sociais, espaços físicos, entre outros canais.

Desvantagens do marketing de guerrilha

É muito importante saber quais são as desvantagens desse tipo de marketing porque a organização precisa colocá-lo em prática com consciência. Umas das principais são:

  • Estratégia de alto risco;
  • Reação do público;
  • Controvérsia de risco;
  • Imprevisibilidade.

Mesmo que uma campanha de marketing de guerrilha seja muito bem elaborada, ainda assim apresenta alguns riscos, como mau tempo, que pode prejudicar a circulação de pessoas durante um evento ou exposição.

Tensões políticas também podem atrapalhar porque acabam refletindo no comportamento da sociedade e no espaço geográfico frequentado por elas.

Quando uma campanha publicitária é trabalhada em ambientes públicos, é necessário lembrar que a marca se expõe a uma grande quantidade de pessoas com opiniões diferentes.

Isso significa que tantas reações positivas enquanto as reações negativas podem aparecer e a organização precisa estar preparada para lidar com possíveis críticas.

Essas situações podem impactar todo tipo de negócio, desde um grande fornecedor de fechamentos de vidro até uma pequena loja na internet.

Dependendo do resultado obtido com a campanha e rumo que ela vai tomar, alguns problemas legais podem surgir. Mas isso costuma acontecer com companhias que investem em marketing de emboscada, conhecida por não ser uma estratégia lícita.

Também pode haver saturação ao longo do tempo e a prática deixa de ser uma novidade, caso comece a ser muito frequente.

A cobertura também pode ser fraca, visto que existem muitas ações localizadas, com pequena ou média dimensão e por isso não é possível esperar os mesmos resultados trazidos pela comunicação em massa.

A ação também pode acabar contrariando alguns valores e objetivos do negócio, e pelo fato de ser ousada algumas vezes, pode até mesmo virar contra o anunciante e prejudicar a imagem do negócio.

Um fabricante de mezaninos de madeira também precisa estar atento à imprevisibilidade do marketing de guerrilha, visto que existe menos possibilidade de controlar a quantidade de pessoas que terão contato com a ação.

Por que vale a pena investir?

Esse tipo de marketing cresce continuamente por que sua promessa é trazer ótimos resultados, sem muitos investimentos.

O que faz com que os resultados sejam tão positivos é uma informação que precisa ser compreendida porque garante o sucesso das ações.

Fazendo uma breve comparação entre o marketing de guerrilha e o marketing tradicional, não é possível encontrar muitas diferenças no que diz respeito aos termos técnicos.

As estratégias de marketing tradicional usadas por uma auto escola centro de formação de condutores possuem anúncios que têm o objetivo de atrair a atenção das pessoas para um produto, ideia ou serviço.

O grande diferencial entre esses dois tipos é a abordagem e usar algo diferente é muito importante nos dias de hoje porque as pessoas são constantemente bombardeadas por uma grande quantidade de informações, prazos e tarefas.

A modernidade tornou o ser humano mais seletivo e as pessoas passaram a escolher muito bem para o que vão dedicar seu tempo.

Os anúncios convencionais se tornaram uma forma de distração fácil de descartar e ninguém gosta de ser interrompido ou incomodado por propagandas que não trazem nada de diferente.

Mas um fabricante de porta documento veicular personalizado pode trabalhar o marketing de guerrilha porque ele é feito para ser tão chamativo que é praticamente impossível ignorar.

Como resultado, a organização consegue criar uma impressão duradoura na mente dos consumidores. É uma forma de provocar uma reação e fazer os indivíduos reavaliarem suas prioridades e hábitos.

Mais do que isso, investir em marketing de guerrilha vale muito a pena porque a companhia consegue até mesmo chamar a atenção de seus concorrentes.

Considerações finais

Em um mercado extremamente competitivo como o de hoje, não é fácil chamar a atenção das pessoas e destacar uma marca.

As empresas precisam ser muito criativas e com o marketing de guerrilha, conseguem divulgar seus produtos e serviços com mais facilidade, ter resultados surpreendentes e tudo isso sem precisar fazer grandes investimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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