Marketing de Conteúdo é uma tática que diz tratar da produção de conteúdo sobre certo assunto para ganhar clientes. Com esse plano de marketing, a empresa deve engajar o seu público-alvo através de temas valiosos e que possam agregar valor para os clientes.
Hoje é uma das metodologias mais usadas pelas empresas no mundo digital. E, com certeza, um negócio que vende caixa papelão duro, não deve deixar de usar esse tipo de estratégia. Dado que o nível de engajamento que essa metodologia trás é muito grande.
O marketing de conteúdo tornou-se muito popular na internet. Muito disso deve-se ao próprio jeito de se comportar do consumidor de hoje, esse novo perfil de consumidor está cada vez mais ávido por dados, ao invés das convencionais e invasivas propagandas.
Uma distribuidora de areia nunca se arrisca em estratégias que envolvam tirar o foco do cliente, mas sim, atrair ele sem que seja perceptível que é um anúncio. As estratégias do digital giram em torno desse princípio, pois é assim que funciona o marketing que impera.
Tanto que na atualidade, a produção de conteúdo de valor é indispensável para qualquer plano estratégico de marketing. Sendo assim, todos os negócios que desejam sempre se desenvolver digitalmente vão acabar criando algum tipo de material mais informativo.
As pessoas devem parar e pensar que, quando se busca por balcão de atendimento loja de roupa no Google, ela não está procurando só o preço do produto, mas sim, porque quer saber mais sobre aquele produto, ver imagens, ler comentários, entender as especificações.
É nisso que o marketing de conteúdo vem sendo aplicado. Por isso, o presente artigo vai justamente se referir a essa grande estratégia, para que as pessoas entendam a metodologia e possam aplicá-la em todas as suas campanhas de marketing.
Conceito de Marketing de Conteúdo
Ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital, todo profissional de marketing usará essa estratégia chamada Marketing de Conteúdo. Até o profissional de marketing que trabalha em uma empresa de lambril galvanizado para portão vê que é a melhor estratégia.
Indo direto ao foco, o Marketing de Conteúdo é a estratégia de criar conteúdos para seu público-alvo, que o ajude em todo processo de compra e o atraía de modo mais natural e espontâneo. Pode-se dizer que é o combustível ou o fundamento do Inbound Marketing.
O objetivo é informar as pessoas para fazer com que no futuro elas, não só respeitem a sua empresa e a vejam como referência, mas também se tornem clientes fiéis da empresa.
Esse é um modelo de tática de marketing que engloba a criação e ampliação de conteúdo digital em variados formatos:
- Em vídeos;
- De blogs;
- Posts nas redes sociais;
- Uso de imagens;
- Podcasts;
Todas as pessoas vivem, respiram e consomem conteúdo. Por trás disso, está um plano estratégico de Marketing bem executado.
É por tudo isso que Marketing de Conteúdo está dominando as táticas de marketing mais clássicas, dando uma forma nova e animada de se ligar com clientes em potencial sem se mostrar extremamente autopromocional.
E o principal objetivo é atrair, engajar e fidelizar um público, dando conteúdo consistente, valioso e relevante. Isso é importante para uma creche para idosos com Alzheimer, as famílias dos idosos preferem contratar pessoas que se preocupem com eles.
E que não só vendam o serviço. O marketing de conteúdo, diferente de uma tática de uma assessoria de imprensa ou do que ainda é criado no marketing clássico, não é sobre o que o negócio faz, mas sobre o que seus clientes estão precisando.
Como é que funciona?
E esse marketing de conteúdo é parte da metodologia do Inbound, ou marketing de atração. Desse modo, a estratégia tem como meta captar o gosto das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva, mas de uma forma natural.
Por esse motivo, o funcionamento do marketing de conteúdo é um tanto diferente dos anúncios clássicos. Essa atração precisa ser realizada de modo sutil e, para isso, a estratégia se auxilia em quatro fases principais:
- Chamar atenção, por meio de conteúdo valioso;
- Ter mais conversão, convertendo visitantes em leads;
- A venda, com a apresentação do produto ou serviço;
- Encantar, com campanhas de pós-venda e conexão.
Logo, fazer marketing de conteúdo é se ligar à metodologia do Inbound, já que a geração dos materiais passa por essas quatro fases, atendendo às vontades do usuário no decorrer da sua jornada de compras.
Na prática, quer dizer que uma pessoa que acabou de ver o site da sua empresa de locação de salas para ensaio vai ter interesses variados de alguém que já fez a compra com a empresa. Assim, os conteúdos gerados também vão levar isso em consideração
Para o que serve essa estratégia
Se um indivíduo ainda não sabe quais as grandes vantagens da estratégia de marketing de conteúdo sobre uma estratégia de marketing clássico, deve ler os próximos tópicos. Afinal de contas, essa estratégia pode atingir o que nenhuma outra tem capacidade.
A seguir serão mostrados alguns objetivos e vantagens de usar o marketing de conteúdo, eles poderão resolver diversas dúvidas que podem surgir antes de aplicar essas técnicas:
Crescer a visibilidade no digital
O marketing de conteúdo tem forte influência nos planos de SEO de um site. Sabe-se que hoje não basta apenas gerar conteúdo com palavras-chaves livres em meio aos textos ou fazer link building em grande volume se não tiver qualidade no conteúdo.
Elevar a conexão com sua marca
O marketing de conteúdo também funciona como um canal de conexão com a marca para que os clientes consigam interagir com a empresa, tirar dúvidas, enviar dicas e criarem uma relação mais íntima com a empresa, que pode ser transformada em fidelização.
Alimentar a sua base de Leads
É necessário levar em conta que, por mais extensa que seja a base de leads, nem todas as pessoas estão preparadas para consumir o seu produto ou serviço.
Faz a redução do custo de aquisição de clientes
O custo de aquisição de clientes é, como o termo nome já diz, quanto a empresa gasta em média para ganhar um cliente novo.
E se o negócio investe em marketing de conteúdo e em SEO, naturalmente novos potenciais consumidores vão acessar o site de forma natural e recorrente, sem que a empresa necessite se esforçar mais para isso.
Os principais canais que existem
Agora que já se sabe o que é Marketing de Conteúdo, outro passo essencial é optar em quais canais ele vai aplicar a estratégia, para fazer com que o conteúdo alcance o seu público-alvo. A seguir algumas das maneiras de fazer isso:
Utilizando Blogs
O Blog é o tipo de canal mais usado no Marketing de Conteúdo, pois nesse espaço é possível promover variados tipos de conteúdo ligados aos produtos comercializados no empreendimento, possibilitando que as pessoas se eduquem mais sobre certos assuntos.
Os materiais valiosos
O material rico é um modelo um tanto mais consistente do que um post em um blog ou mídia social. São conteúdos mais volumosos, criados em variados modelos que têm o objetivo de criar e alimentar potenciais clientes.
Pelo fato de serem conteúdos mais aprimorados e detalhados, eles ajudam a valorizar a empresa e a torná-la uma autoridade no tema. Um bom exemplo são os e-books.
E, todas as mídias sociais
As mídias sociais também têm a sua relevância no marketing de conteúdo, criando mais visibilidade e também engajamento.
Tem-se redes sociais que ajudam a aumentar o alcance dos conteúdos produzidos, além de facilitarem a divulgação e compartilhamento deles, viabilizando a conexão do público com a empresa.
Quais são os benefícios?
Os dados vistos antes mostraram que o marketing de conteúdo é uma ótima escolha, apesar disso, existem diversos outros benefícios que essa estratégia possibilita. Alguns deles são;
- Cresce o engajamento com o público;
- Aumenta a visibilidade da marca;
- Reeduca o mercado;
- Auxilia a vender mais;
- Diminui o custo de aquisição de clientes;
- Eleva mais a autoridade da marca;
- Cresce o volume de tráfego do site e do blog;
- Da estímulo à conversão.
Se quer aprimorar o processo de atração de potenciais clientes, o marketing de conteúdo pode ser um bom complemento aos anúncios patrocinados de uma empresa que vende cabo elétrico trifásico, por exemplo.
Considerações finais
Ao usar em um negócio a estratégia de marketing de conteúdo, a depender da qualidade e valor, pode crescer o reconhecimento da marca frente ao público. Esse é um trabalho pensado para um longo tempo, mas que pode mostrar resultados desde o início.
Principalmente se uma empresa terceirizada de porteiro trabalhar essa estratégia corretamente. O que vai importar no fim das contas é o quanto esse conteúdo traz valor para os clientes.
Além de trazer novos clientes, o marketing de conteúdo ajuda na retenção de quem já é cliente, mantendo assim a base engajada e ajudando a recuperar o público que deixou de comprar os serviços oferecidos pela empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.