As estratégias de inbound vieram para ficar porque estão de acordo com o comportamento do consumidor moderno e suas exigências. Eles querem construir uma relação com as marcas e encontrar uma proposta de valor nas soluções.
Por isso que, hoje em dia, não basta apenas atrair leads, é necessário que o público esteja qualificado e preparado para comprar, e a melhor maneira de fazer isso é por meio de uma estratégia de inbound marketing.
Esse conceito começou a se popularizar em 2009 e já se mostrou uma excelente maneira de converter oportunidades em vendas para os mais diferentes tipos de negócios.
Durante muito tempo, os consumidores foram interrompidos com propagandas de produtos que faziam muitas promessas, mas que nem sempre conseguiam cumpri-las. Porém, tudo isso mudou com a chegada dos canais digitais e das redes sociais.
Os consumidores mudaram seus hábitos de compra, começaram a usar outros canais de comunicação e as empresas precisaram se adaptar a tudo isso.
Para entender um pouco mais de todas essas mudanças, neste artigo, será possível compreender o conceito de inbound marketing, sua importância para as empresas e quais são os cuidados necessários na hora de aplicá-lo.
Entenda o que é inbound marketing
Inbound marketing é uma estratégia também conhecida como marketing de atração, e tem como base a produção e compartilhamento de conteúdos relevantes, capazes de atender às necessidades do público.
Seu principal objetivo é criar um bom relacionamento com os leads e desenvolver maneiras de aumentar as conversões em vendas.
Quando o usuário procura alguma solução, como inspeção NR 13, chega até a empresa que oferece esse serviço, atraído por seus conteúdos, o que aumenta as chances de se tornar promotor da marca.
Investir em marketing de conteúdo é primordial para aplicar uma boa estratégia de inbound marketing, pois eles estabelecem uma conexão entre a marca e os compradores, educando, informando e trazendo entretenimento.
Para que a empresa consiga obter todos os resultados que espera com essa estratégia, é necessário trabalhar suas quatro etapas de aplicação. São elas:
- Atrair;
- Converter;
- Vender;
- Manter.
O ponto de partida é atrair os leads por meio de materiais que resolvam seus problemas e esclareçam suas dúvidas. A segunda etapa é oferecer conteúdos que transformem os visitantes em leads.
Também é importante coletar informações sobre eles para que os materiais possam nutri-los, até que estejam prontos para comprar. Então, chega-se à terceira etapa, aproveitando as informações para fazer ofertas personalizadas.
Quando a marca faz uma proposta assertiva, fica muito mais fácil fechar a venda, mas o trabalho não termina depois que o cliente compra.
Na quarta etapa, uma empresa especializada em limpeza de fachada acm vai continuar em contato com seus clientes para fidelizá-los, oferecer suporte e mantê-los sempre comprando.
Importância do marketing de atração
O inbound marketing é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, é a ferramenta mais eficaz para aumentar o alcance e a visibilidade da marca.
Hoje em dia, as companhias precisam investir em diferentes estratégias e canais para conquistar clientes, como no caso do SEO, seja com presença nas redes sociais, e-mail marketing, dentre outras.
Todos esses recursos pertencem ao inbound marketing. Por exemplo, ao produzir conteúdos de valor, a página da empresa vai conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e, consequentemente, vai receber mais visitas.
As redes sociais também permitem criar uma página que ajuda a compartilhar informações relevantes e atingir os usuários de maneira inteligente.
Outra vantagem dessa prática é a possibilidade de gerar tráfego qualificado, além de ajudar a qualificar os leads. Mais do que aumentar a quantidade de visitas, as pessoas que chegam até o site institucional realmente estão interessadas na empresa.
Mesmo que elas ainda não queiram encontrar, ao longo do processo vão descobrir que precisam dos produtos e serviços, ou seja, a empresa vai amadurecê-las e qualificá-las para o funil de vendas.
É importante fazer isso porque os leads qualificados são contatos de uma clínica de rpg para hipercifose que estão mais próximos da conversão, o que melhora o retorno sobre os investimentos e diminui os custos de aquisição.
Outro benefício que ressalta sua importância é a redução do custo de aquisição de clientes, ou seja, o negócio vai gastar menos para conquistar compradores.
Se o gestor investir apenas em anúncios pagos para divulgar os produtos e serviços, além de não estabelecer um relacionamento com os consumidores, vai gastar muito mais para atraí-los.
Os anúncios são importantes para os leads que já estão no fundo do funil, mas aqueles que ainda não conhecem as soluções, e nem mesmo a marca, precisam de outro tipo de comunicação.
Ao trabalhar dessa forma, ao mesmo tempo em que o custo de aquisição de clientes diminui, a companhia consegue aumentar o retorno sobre os investimentos.
O melhor é que, para uma empresa de programa de prevenção de riscos ambientais materiais perfuro cortante, esse retorno é de longo prazo, ou seja, as estratégias vão atrair clientes mesmo que os materiais sejam mais antigos.
No entanto, para potencializar os resultados, além de ser importante manter os conteúdos sempre atualizados, é imprescindível tomar alguns cuidados na hora de investir em inbound marketing.
Cuidados ao aplicar a estratégia
Agora que você já sabe qual é o conceito e a importância de investir em marketing de atração, existem alguns cuidados muito importantes na hora de aplicá-lo. São eles:
1. Estabelecer um plano estruturado
Infelizmente, ainda existem muitas empresas que não planejam suas estratégias de marketing corretamente, tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada, 47% dos negócios não possuem um plano devidamente estruturado.
As estratégias de marketing digital só funcionam se houver um planejamento que coordene a comunicação. Por meio dele, um fabricante de uniforme para industria de alimentos consegue se estabelecer no mercado e determina as estratégias que vai usar.
2. Escolher os canais adequados
Existem alguns canais que são imprescindíveis para atrair, converter e vender, afinal, hoje em dia, muitas compras começam por meio de uma pesquisa na internet.
O consumidor moderno adquiriu o hábito de pesquisar o que precisa, antes de comprar, nesse sentido, a empresa precisa encontrar maneiras de usar os canais que as pessoas usam para implementar suas estratégias de marketing digital.
Ter boa presença digital é imprescindível para atrair clientes, e a partir do momento em que a marca utiliza as plataformas certas, começa a se relacionar com os usuários.
Ela também precisa coletar dados dessas pessoas, e a melhor maneira de fazer isso é por meio de uma landing page com um formulário de contato.
É assim que os visitantes de um site sobre criolipólise para homens serão transformados em potenciais clientes e um relacionamento vai se iniciar. É importante entender que depois da conversão, nem todos os leads estarão prontos para comprar.
A organização precisa trabalhar o relacionamento com eles para despertar o interesse, e durante esse relacionamento, a empresa vai compreender o perfil de seu público alvo e direcionar melhor os conteúdos.
Mas, além de gerar leads, é necessário saber abordá-los, considerando o processo de vendas, a fim de identificar em qual momento eles estão preparados.
3. Conhecer os custos
Existe a falsa impressão de que investir em marketing de atração não gera custos, mas isso não é verdade. Nenhuma estratégia vai converter os clientes automaticamente.
Quando um fabricante de broca cônica para ferro cuida dos resultados, faz os ajustes necessários e coloca em prática as operações que precisam, terá que arcar com alguns custos, embora sejam menores do que as estratégias pagas.
O fato é que se o negócio quiser materiais de qualidade e serviços bem feitos, vai precisar investir em profissionais. É muito importante considerar o retorno sobre os investimentos e não pensar apenas no valor que deve ser investido.
4. Monitorar constantemente
Todas as estratégias de marketing digital precisam ser devidamente monitoradas, e isso inclui o marketing de atração.
Um fabricante de aglutinador plástico precisa acompanhar as taxas de cliques em suas publicações, visto que, dessa forma, vai identificar como está o envolvimento dos leitores com as postagens e o desempenho dos conteúdos.
O monitoramento é peça-chave na hora de fazer marketing, e a boa notícia é que existem excelentes ferramentas gratuitas para analisar os fatores mais importantes, como no caso do Google Analytics.
Considerações finais
Hoje em dia, o inbound marketing é considerado uma das estratégias de marketing digital mais importantes. Ele está totalmente de acordo com as características do consumidor moderno e atende suas expectativas.
Seu foco é atrair as pessoas e estabelecer um relacionamento positivo com elas, que trará vantagens tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Ele traz muitos benefícios, desde que todos os cuidados necessários sejam colocados em prática durante sua implementação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.