Uma das estratégias utilizadas para a conversão de visitantes em leads, que trafegam por um site, é a criação de uma landing page, um dos primeiros locais que costuma ser acessado.
Hoje em dia, é possível encontrar profissionais qualificados para criar esse tipo de página, por um custo relativamente baixo, que é definido conforme as negociações feitas entre eles e a sua empresa.
Landing page é uma página cujos elementos são voltados à conversão do visitante ao lead e dele ao cliente. Ela é conhecida no marketing digital como página de aterrissagem, de conversão ou de captura, essencial para realizar campanhas.
Ela, nada mais é do que um local, montado dentro de um site, que o usuário acessa, mas cujo número de informações é bem menor do que uma homepage oficial.
Porém, essa pagina consegue atrair o interesse do visitante para que ele queira adquirir um laudo de continuidade elétrica do spda, mas para isso é preciso convencê-lo, até que o mesmo se torne realmente um cliente.
Uma landing page é formada por cinco elementos fundamentais que se estiverem ausentes ou forem mal elaborados, farão com que o visitante desista de navegar pelo site, pois ele não poderá informar-se adequadamente. Esses elementos são:
- Título e subtítulo;
- Imagem;
- Formulário;
- Botão de CTA.
A maioria das pessoas, quando chegam a uma página, apenas leem o cabeçalho e não o restante dela.
Isso significa que o título e o subtítulo devem ser colocados de maneira clara e direta ao mostrar a proposta de valor de uma oferta, para que o visitante a considere interessante e se entusiasme na leitura do restante da página.
A boa imagem de uma barraca sanfonada 3×6 veiculada na landing page reflete a proposta do seu valor de oferta e auxilia na conversão do visitante, isso porque se ela não for adequada pode atrapalhar naquilo que é proposto no texto.
Portanto, imagem e texto devem estar alinhados e não é conveniente utilizar banco de dados de imagens, porque elas podem ter sido usadas várias vezes e isso também atrapalha na conversão.
No caso de softwares ou ofertas de camiseta para evento, por exemplo, a melhor opção é mostrá-la por meio de um webinar, pois com essa estratégia há como transmitir a credibilidade sobre a sua oferta.
Para ter experiência na edição das imagens, o Placeit e o Canva podem auxiliar na criação das fotos, se o caso for a capa de um e-book.
Uma página de conversão precisa da maior quantidade de descrição possível sobre uma oferta, para que a ideia da venda seja alcançada, por isso ela deve eliminar todas as dúvidas do visitante, para manter o alinhamento das suas expectativas.
Portanto, o uso de bullet points, sentenças curtas para uma leitura mais fácil, destaques em negrito de três a cinco itens importantes são fundamentais, assim como mostrar os benefícios oferecidos ao acessar a página.
Se a oferta em si for mais complexa, o uso de vídeos em formato explicativo ou uma prévia sobre cortina rolo motorizada é uma forma de tornar a motivação do visitante melhor, para que ele venha a adquirir o produto.
O formulário colocado na landing page é um dos elementos-chave, que torna a conversão possível. Mesmo que o maior número de informações diminua a taxa de conversão, ainda assim ele precisa conter as informações necessárias para coletar os leads.
O botão de CTA, Call to Action, usado para chamar a atenção do visitante, que é o local que deve ser clicado pelo visitante, garantindo a conversão, precisa estar em destaque na landing page. Usar cores atrativas como o roxo ou o amarelo são muito bem vindas.
Importante destacar que landing page e site são diferentes entre si. A landing page objetiva a conversão dos visitantes, enquanto que o site é o local onde os conteúdos relevantes devem ser colocados para serem visualizados pelo público de assistência técnica LG TV.
Conheça os tipos de landing page
Ter conhecimento dos vários tipos de landing page é fundamental para garantir o sucesso nas estratégias de marketing utilizadas em qualquer tipo de negócio, fazendo com que a empresa consiga uma alta taxa de conversão de visitantes. Os tipos são:
- Landing page para captação de leads;
- Squeeze landing page;
- Landing page para eventos;
- Landing page para vendas.
A landing page para captação de leads é o tipo de página para uma empresa que pretende prospectar potenciais consumidores e são usadas para coletar informações úteis, como e-mail, telefone de contato e nome.
Assim, a empresa de transporte de maquinaria pesada, por exemplo, consegue aumentar a sua lista de contato e esse tipo de página ainda favorece o início de um relacionamento mais próximo com o potencial cliente. É simples e barato.
Com relação à squeeze landing page é a mais simples. Ela tem como objetivo fazer com que o potencial cliente tome uma atitude em querer ou não comprar um produto ou serviço.
Já a landing page de eventos é utilizada para organizar as informações pertinentes à participação e acompanhamento da audiência, quando eles são realizados.
Nela, podem ser incluídos os horários das atividades, quais pessoas estão envolvidas, assim como ela cria engajamento do público e mostra os benefícios nessa participação também.
A landing page de vendas, como o próprio nome já indica, tem como objetivo vender produtos ou serviços para obtenção de laudo cautelar automotivo.
Resumidamente, todas essas páginas, independentemente de suas características próprias, têm como foco principal realizar conversões de visitantes e elas não precisam ser longas, apenas conterem dados suficientes.
Por meio desses modelos de landing page, é possível atender todas as necessidades que envolvem qualquer tipo de negócio, realizar conversões de visitantes, inclusive na compra de móveis para recepção de consultório, por exemplo.
Dicas para criar uma landing page
A criação de uma boa landing page, na prática, exige alguns passos bem importantes. A lista abaixo mostra algumas dicas de como seguir essas ações e obter sucesso nas vendas, tais como:
- Utilização de títulos e subtítulos chamativos e atraentes;
- Elaboração do texto de forma objetiva e resumida;
- Optar por imagens alinhadas ao conteúdo;
- Escolher um design adequado para a página e o produto;
- Elaborar o formulário de contato o mais completo possível;
- Criar um CTA convidativo;
- Colocar uma mensagem de agradecimento para o leitor.
É essencial que a empresa tenha uma boa ferramenta para elaborar uma landing page, como por exemplo o Íon Interactive, RD Station Marketing, Hubspot ou Unbounce.
Benefícios de uma landing page
Sempre é bom deixar registrado os benefícios mais relevantes de possuir uma landing page e, em seguida, serão destacados alguns deles.
- Facilidade do cliente encontrar o que ele procura;
- Conversas diretas com a audiência;
- Custo praticamente zero se comparada às mídias tradicionais;
- Em termos de conversão a landing page é mais eficiente;
- Permite a realização de teste A/B.
A divulgação do material que envolve o negócio é fundamental, porque quanto maior for o número de visitantes na landing page, maiores são as possibilidades de gerar leads.
Portanto, essa divulgação pode ser feita por e-mail, pelas redes sociais, através de propagandas pagas, por meio de blogs e parcerias.
Considerações finais
A landing page, quando é criada, permite maiores possibilidades de converter os visitantes, gerando muito mais chances de vendas de produtos ou serviços.
Elas são indispensáveis nas estratégias empresariais. Para o seu bom funcionamento, é importante seguir os passos apontados neste artigo, porque a landing page, seja qual for o modelo utilizado, alavanca as vendas e o retorno financeiro é bem maior.
Então, é fundamental contar com uma boa plataforma e ferramentas, pagas ou gratuitas, que dão suporte à equipe de marketing da empresa.
Algumas ferramentas que criam uma landing page não fornecem certificado de segurança, fator muito ruim, porque a maioria delas expõe formulários que solicitam dados pessoais do visitante.
Quanto à sua funcionalidade, uma landing page precisa estar adequada para ser visualizada em aparelhos móveis. Afinal, os celulares estão presentes nas vidas de praticamente todas as pessoas e é um objeto necessário há bastante tempo.
Essas páginas são fáceis de serem criadas, visualizadas e a empresa que as utiliza são aquelas que estão em busca de uma maior produtividade, porém ainda existem ferramentas complicadas e burocráticas para criar esse tipo de página.
Enfim, todo tipo de empreendimento, independentemente do nicho em que atua e do porte que possui, deve construir uma landing page dentro do seu site, pois somente assim irá conseguir atrair mais visitantes, para mais à frente realizar a sua conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.