O inbound marketing é uma estratégia que as empresas buscam usar e aprimorar cada vez mais para que consiga atrair e nutrir cada vez mais consumidores para seus produtos ou serviços.
Sendo baseadas na criação de conteúdos para atrair o consumidor pela mensagem da qual foi apresentada, o inbound marketing proporciona um relacionamento entre empresa e consumidor mais duradouro por conta da comunicação direta.
Também podendo ser conhecido como marketing de atração ou novo marketing, a estratégia pode ser utilizada por qualquer empreendimento em qualquer nicho, desde uma farmácia de manipulação até uma grande rede de lojas de roupas.
O inbound marketing possui um maior foco nas estratégias voltadas para o ramo digital, sendo esse um ambiente que acabou crescendo no mercado e proporcionando novas oportunidades, tanto para as empresas como para os seus clientes.
A relevância em torno do que é criado nas estratégias do inbound marketing acabam resultando também em um valor para a marca, fazendo com que deste modo, o cliente acabe se fidelizando de algum modo.
As etapas do inbound marketing
Assim como toda etapa que se trata de marketing, o inbound também possui fases das quais deve haver um planejamento e um monitoramento por parte da empresa, sendo elas divididas em quatro partes:
- Atração;
- Conversão;
- Concluir a venda;
- Fidelizar.
A atração é a primeira e também, uma das partes mais importantes dentro do processo porque ela é onde se elabora o que será feito para conseguir a atenção do consumidor, e colocá-la em prática de forma que o visitante ache atraente logo de início.
Um dos meios para que haja a atração do consumidor para a empresa está ligado ao fato de que blogs e sites utilizam o recurso de SEO (Search Engine Optimization), que otimiza os motores de busca para criar um ranking de conteúdos com relevância.
Se um cliente busca por brindes corporativos diferenciados, a empresa deve ter conteúdos que captam a atenção e possam atender às suas expectativas sobre o produto por meio de conteúdos interessantes, levando assim para o segundo ponto, a conversão.
Transformar um visitante em um lead para a empresa é um dos pontos principais em toda a estratégia de marketing.
Por isso, a criação de estratégias que possam permitir a captação dos dados para conduzir por meio da jornada e ajudar no planejamento é essencial.
Sendo através de e-mail ou de outros meios, é sempre importante que o futuro lead dê a permissão para que possa ser utilizado na montagem das estratégias, especialmente após a conclusão das vendas.
O terceiro ponto, de conclusão, é uma das etapas das quais a empresa pode ir atrás do consumidor para solucionar as dúvidas sobre a venda, e com isso, concluí-las de forma definitiva.
No fim do processo de venda, ocorre o pós-venda. Nesta última etapa é quando ocorre a fidelização do consumidor com a empresa, por isso, é importante que haja planejamento para que essa união entre empresa e cliente ocorra.
Porque por meio dela, o consumidor acaba promovendo a marca de forma indireta ou direta, recomendando os serviços de instalação de persiana horizontal para os familiares e amigos que necessitarem com boas referências, com base na sua experiência.
Embora muitas empresas possam não fazer o processo para nutrir seus consumidores após a venda, é uma etapa importante que, para aquelas que realizam, acaba criando vantagens em cima da concorrência, algo que é perceptível pelo consumidor.
Essa percepção pode também contribuir com o processo de fidelização, isso por conta do sentimento de importância que o indivíduo acaba criando e por meio dele, retornando e divulgando os produtos ou serviços envolvendo a lavagem de carpete empresarial.
Para que serve o inbound marketing?
As estratégias em torno do inbound marketing são uma forma de identificar quais são os potenciais clientes que a empresa tem para os seus serviços e produtos, que podem ter demonstrado interesse em algum momento, ou esteja descobrindo a marca.
Com esse ideal, o inbound marketing ajuda a atrair esses consumidores para os canais oficiais e digitais da empresa, sendo eles blogs informativos, sites corporativos e até mesmo, as redes sociais, possibilitando diferentes meios para se criar uma relação.
Após terem a atenção captada para um kit box elegance preto, por exemplo, a jornada de compra começa a ser posta em prática com os conteúdos que foram criados pelo inbound marketing e as suas estratégias de captação, e com isso, avançando pelo processo.
Por isso, ter um inbound marketing colabora com atrair o interesse por meio de conteúdos relevantes e faz com que o desejo do consumidor possa ser amadurecido ao longo da jornada, bem como, saciado após ela e mantido com uma fidelização.
O inbound marketing também colabora com a educação do consumidor em relação aos produtos e serviços que a empresa oferece, mostrando também a sua relevância e domínio sobre o assunto.
Vantagens de aderir ao inbound marketing
Uma empresa que está planejando adotar as estratégias do inbound marketing pode acabar se deparando com várias vantagens, sendo a primeira delas, a economia para se criar e colocar as estratégias em prática.
Em relação a muitas técnicas tradicionais, o inbound é uma das que podem ser aderidas até mesmo para um empreendimento de bateria 90 h que está adentrando no mercado, ou então, se estabilizando.
A relevância dentro do mercado que o inbound proporciona também é uma das vantagens em torno da estratégia, sendo que ela também contribui com uma melhora na comunicação entre empresa com consumidores e com futuros leads.
Por meio desses conteúdos e das ferramentas de inbound utilizadas, a segmentação do público-alvo também é feita de uma forma mais eficaz, proporcionando para a empresa um maior número de dados para as próximas estratégias.
O inbound também é uma vantagem para as empresas que planejam aumentar suas chances de vender, querendo buscar alternativas que façam-as se destacar dentre as demais no mercado.
Exemplos para o inbound marketing
Para se iniciar uma estratégia de inbound marketing de uma empresa de lixeira de rua inox, por exemplo, é importante que haja uma pesquisa e que se tenha um conhecimento dos objetivos que o negócio planeja alcançar para fazer as estratégias mais assertivas.
01. Blog para engajamento
No caso das estratégias que incluem canais digitais, os blogs são uma boa fórmula para que o público se aproxime da marca e ainda sim, possa interagir de forma direta com ela através de comentários ou compartilhamentos.
Os blogs que possuem uma atualização constante e estratégica acabam se destacando no mercado, principalmente ao se usar palavras que ajudem na otimização dos motores de busca para que a página seja encontrada nas plataformas.
Uma marca que se comunica com os seus consumidores, e acaba educando-os sobre o mercado do produto ou serviço que desejam adquirir, tornam-se bem vistas dentro do nicho.
02. Conteúdos didáticos
Educar os consumidores acaba sendo uma forma de inbound marketing que está cada vez mais sendo utilizado, principalmente, porque acaba despertando um senso de coletividade social para alguns nichos do mercado.
Esses conteúdos didáticos com uma linguagem acessível acaba trazendo futuros leads, que notam que a mensagem da empresa é algo que é compatível com o seu público, e isso acaba conquistando-os.
03. Vídeos
Pelas plataformas que suportam esse modelo de mídia estarem cada vez mais populares, a tendência de vídeos como uma parte do inbound é cada vez maior, principalmente, por conta da interação e da demonstração visual dos conteúdos.
Os vídeos também possuem uma maior chance de serem vistos pelas pessoas que contém uma rotina mais agitada, de modo que, seus conteúdos acabam sendo mais objetivos para que possam até mesmo introduzir os futuros leads para o funil de vendas.
04. Brand persona
Para as empresas que desejam investir mais no inbound marketing, podem optar pela prática do brand persona, uma estrutura que é a linguagem da marca como se fosse uma pessoa.
Esse brand pode se relacionar com o público de forma quase humana, como um profissional do ramo de construção de uma empresa de chapa de polipropileno para cobertura que se comunica com quem está nos canais oficiais.
Essas personificações são criadas com o intuito de aproximar a empresa de seus consumidores, de modo que acabe valorizando-a dentro do mercado.
Considerações finais
Sendo assim, o inbound marketing é uma estratégia que pode ser adotada por qualquer empreendimento, seja um que está iniciando no mercado, que planeja crescer ou que tem alguns anos de atuação dentro do nicho.
Sendo uma estratégia econômica e que acaba dando uma relevância para a empresa, o inbound marketing pode ser feito dos mais diferentes formatos para que atenda os objetivos da empresa, e que principalmente, possa atrair novos leads.
As estratégias de inbound marketing são boas estratégias para se criar um relacionamento com o público-alvo porque além de estreitar os laços, também acaba possibilitando a criação de novos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.