Inbound marketing: entendendo a estratégia atraindo para lucrar

inbound marketing

O inbound marketing é uma tática que as empresas buscam cada vez mais utilizar e aprimorar para que consigam atrair e educar cada vez mais consumidores a comprarem seus produtos ou serviços.

O inbound marketing se baseia na criação de conteúdos que atraiam os consumidores pela mensagem que transmitem. Essa comunicação é direta e duradoura porque é feita diretamente entre a empresa e o consumidor.

Também conhecida como marketing de atração ou marketing novo, essa tática pode ser utilizada por qualquer negócio em qualquer nicho, desde uma clínica especializada em harmonização facial definitiva até grandes redes de lojas de roupas.

O inbound marketing foca mais em estratégias voltadas para o universo digital, ambiente que acaba crescendo no mercado e oferece novas oportunidades para a empresa e seus clientes.

A importância das estratégias de inbound marketing também leva a um valor para a marca, isso faz com que o cliente se fidelize de alguma forma.

Em que consiste o inbound marketing?

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia que tem como foco atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes.

A utilização dessa abordagem é fundamental para empresas que desejam atrair e fidelizar consumidores, mas para entender melhor seu conceito é necessário entender as diferenças entre ele e o outbound marketing.

Como é possível observar no mercado, um fabricante de lona plástica preta 200 micras pode utilizar o inbound marketing para atrair e converter clientes em potencial com conteúdo sobre temas de seu interesse.

O marketing de saída é semelhante ao marketing tradicional na medida em que interrompe a experiência do usuário, exemplos incluem:

  • Anúncios na TV;
  • Entrega de panfletos;
  • Anúncios nas rádios;
  • Telemarketing e suas ligações.

Esse tipo de estratégia não se preocupa em gerar interesse genuíno por parte do consumidor, mas sim trabalhar a partir de suas necessidades primárias, sempre mantendo o foco na venda.

As empresas de banho e tosa gato persa precisam encontrar formas de fazer com que o público se interesse por seus produtos, e a melhor forma de fazer isso é agregando experiências positivas e educando as pessoas sobre o conteúdo da solução.

Afinal, para que serve o inbound marketing?

Com o passar do tempo, a distinção entre real e virtual, offline e online torna-se cada vez menos clara. Isso ocorre porque a Internet está em quase toda parte.

É por isso que toda empresa pode se beneficiar dos conceitos de inbound marketing. É possível modificá-los e utilizá-los em qualquer organização, utilizando conteúdos para entretenimento/informação e promoção da marca.

Apesar de suas nuances, o inbound marketing atinge um patamar que o marketing tradicional não consegue. Mais importante ainda, no inbound marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimentos e não um centro de custos.

O motivo da afirmação acima é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser quantificadas. É possível saber o número exato de pessoas que visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de web analytics.

Dito isso, conhecer essas informações vitais permite que até uma clínica veterinária especializada em fazer exame PKD gato possa otimizar suas campanhas para um melhor ROI (Retorno Sobre o Investimento)​​.

É por isso que as empresas mais inovadoras do mercado têm dedicado uma parcela significativa de sua estratégia de marketing ao inbound marketing.

As etapas do inbound marketing

Como toda etapa do marketing, o inbound possui etapas que as empresas devem planejar e monitorar, divididas em quatro partes:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Conclusão de venda;
  • Fidelização.

A atração é o principal componente do processo porque é onde a empresa descreve o resultado pretendido e o implementa de forma que o visitante ache atraente desde o início.

Se um cliente busca por móveis escritório advocacia, a empresa deve ter um conteúdo que chame a atenção e atenda às suas expectativas sobre o produto por meio de um conteúdo interessante, isso leva ao segundo ponto, a conversão.

A terceira etapa é a conclusão de venda, o estágio final em que a empresa tenta resolver as preocupações do consumidor em relação à venda, o que leva a uma conclusão definitiva.

Após a venda, ocorre o processo de pós-venda. Essa etapa final é quando se forma a fidelização do consumidor com a empresa, por isso, é importante que haja um planejamento para que ocorra essa união entre empresa e consumidor.

Por meio disso, o consumidor divulga a marca de forma indireta ou direta, podendo recomendar serviços de instalação de miolo de fechadura tetra para familiares e amigos, esses indivíduos terão referências positivas com base em sua experiência pessoal.

Os principais benefícios do inbound marketing

O marketing de entrada tem vários benefícios que podem ajudá-lo a determinar se é a abordagem apropriada para sua empresa.

O inbound marketing não é intrusivo, os potenciais clientes podem ler o conteúdo das suas comunicações online de acordo com o tempo disponível de cada utilizador.

É uma ferramenta valiosa para as vendas, semelhante a um invólucro que separa unidades de sementes de capim zuri em uma floricultura, o inbound marketing é pensado especificamente para cada fase do processo de vendas.

O inbound marketing é mensurável, isso porque cada parte dessa estratégia pode ser medida com uma métrica específica, isso permite um acompanhamento ao longo do tempo.

Por fim, outro grande benefício do inbound é que o conteúdo online é atualizado constantemente, isso atrai usuários interessados ​​em seus produtos e serviços, que são os leads.

Inbound marketing e outbound marketing

Existem muitas diferenças significativas entre marketing de entrada e saída. Outbound marketing é o processo de buscar ativamente os consumidores para que eles se interessem por um produto.

Por outro lado, o inbound marketing já se concentra em criar e distribuir conteúdos que atraiam pessoas para o seu endereço na internet.

O outbound marketing costuma ser mais agressivo e abrangente, a expectativa é que pelo menos algumas pessoas convertam.

O marketing de entrada, por outro lado, tende a ser mais sutil e se concentra em convencer um grupo demográfico específico a fazer uma compra ao longo do tempo.

Formas de aplicar a estratégia inbound marketing

Várias abordagens são possíveis para desenvolver estratégias eficazes de inbound marketing, a comunidade empresarial deve estar ciente das diferentes opções e tentar obter resultados de sucesso nos canais digitais.

Todo conteúdo produzido deve ser direcionado a um público específico. Para que isso seja feito de forma agressiva, é fundamental segmentar minuciosamente o público-alvo, isso garantirá que as estratégias sejam eficazes:

Utilizar blogs de conteúdo

Considerado um dos componentes mais importantes do marketing de conteúdo, o blog pode ser utilizado como um poderoso meio de atrair e atrair potenciais clientes interessados ​​em algum dos produtos oferecidos pela empresa.

Como resultado, uma loja de decoração pode utilizar um blog para divulgar informações pertinentes sobre a qualidade de uma porta automática ppa, como ela pode beneficiar os moradores de uma residência e outros detalhes pertinentes.

Criar landing pages

Landing pages são as primeiras páginas dos sites que devem ter uma comunicação textual e visual rápida e direta que atinja o público-alvo principal: os novos visitantes do site da organização.

Essa estratégia de marketing digital, empregada no inbound, é benéfica para empresas que desejam atrair, converter e direcionar leads para o caminho da compra dentro de um site ou outra plataforma digital.

Usar formulários para conhecer o público-alvo

Um dos maiores benefícios da estratégia de inbound marketing é a capacidade de conhecer profundamente o público-alvo da empresa.

Através dos cadastros que os consumidores realizam, traduzidos em leads, é possível obter informações importantes sobre a demografia e os hábitos de consumo do seu público.

O inbound marketing é capaz até mesmo de criar personagens fictícios que representam o consumidor ideal de maneira bem assertiva.

Os vendedores devem utilizar todas essas informações para entender melhor os desejos e necessidades dos clientes, o que levará a abordagens de marketing mais eficazes.

Estabelecer processos de fidelização

O inbound marketing pode auxiliar os vendedores na conversão de visitantes em leads, aumentando a probabilidade de convertê-los em clientes e aprofundando o relacionamento com eles.

Todo conteúdo rico em informação criado para a internet, como e-books, guias e vídeos, deve ser aproveitado pela equipe de vendas.

Os vendedores terão a possibilidade de enviar itens por e-mail aos clientes, com o objetivo de cativá-los e chamar a atenção para novos produtos ou serviços que estão sendo vendidos.

Considerações finais

Inbound marketing é uma estratégia que promove relacionamentos com o público-alvo, além disso, também leva à criação de novas oportunidades para qualquer negócio.

Como uma estratégia de marketing que promove valor econômico, o inbound marketing pode assumir diferentes formas para se adequar aos objetivos da empresa, principalmente, para atrair novos clientes. Basta saber como usar e eventualmente os resultados aparecem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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