Google Shopping: o que é e como funciona essa ferramenta?

Google Shopping

Os formatos de fazer compras foram sendo aprimorados com o tempo, passando até mesmo a ser um procedimento realizado virtualmente, e uma das plataformas que usaram esta novidade no mercado foi o Google Shopping.  

Sendo uma vitrine virtual, o Google exibe os produtos que possuem ligações e relevâncias com a pesquisa que o usuário realizou, independentemente do segmento ou nicho, mas que ainda sim apresenta relações de algum modo. 

Considerados como um dos itens principais da internet, que veio se renovando desde seu lançamento em 1998, o Google é um dos sites que recebe buscas constantemente dentro dos meios on-line. 

Seja um usuário tirando dúvidas sobre habilitação b carro ou, então, uma empresa desejando se estabelecer ainda mais no segmento usando a plataforma para ganhar mais visibilidade. 

Com a própria página, o Google Shopping oferece aos empreendedores meios para se vender on-line e conhecer um pouco mais sobre como funciona o e-commerce, com conhecimentos, para que eles posteriormente possam criar a sua própria página. 

Para a instituição que almeja começar a vender on-line e usa o Google como uma forma de ganhar notoriedade e alavancar com seus serviços, é fundamental que se conheçam pontos sobre os benefícios dessa ação e quanto ela irá custar. 

Isso faz com que os meios para o funcionamento sejam facilmente compreendidos e, com isso, as empresas que vendem desengraxante para aluminio tenham maior estabilidade para terem sua própria página caso desejem-na futuramente.

Os benefícios do Google Shopping

Se um empreendimento decide usar o Google Shopping como uma forma de se estabilizar dentro do mercado e estar mais suscetível para um crescimento ainda mais rápido, podem-se pontuar algumas vantagens em torno dessa decisão: 

  • Interação com anúncios;
  • Maior tráfego;
  • Leads qualificados;
  • Conversões;
  • Presença nas buscas;
  • Favorece a experiência do usuário;
  • Monitoramento da performance do produto.

Quando se usa o Google como uma forma de ajudar a estabelecer a presença online e aumentar a performance no mercado em diferentes níveis, as chances de que o produto também esteja nos anúncios da plataforma aumentam.

Isso porque o sistema do Google está interligado um ao outro e faz que existam benefícios que a plataforma pode ver em diferentes pontos, desde localização até os anúncios no topo da pesquisa, dentro das palavras-chave ou termos digitados. 

Outro fator benéfico que pode ser apontado é o tráfego em um maior número, porque o Google é uma referência virtual, seja para empresas de terceirização de serviços administrativos oferecerem seus serviços ou uma loja de roupas infantis vender o produto.

O tráfego, dentro da parte do Google Shopping, pode ser intenso devido à popularidade da plataforma, e isso permite que a empresa não apenas tenha notoriedade como também possa segmentar ainda mais o seu público. 

Com as configurações, para que a administração da loja possa controlar estoque ou outros detalhes envolvendo o produto no shopping, também é possível ter conhecimento do perfil de clientes que buscam ou compram o produto. 

E isso para que, assim, as chances de melhores estratégias de marketing ou até mesmo de melhores abordagens nos atendimentos, quando for necessário, possa ser feita alinhada ao perfil do consumidor, e, assim, facilita-se a conversão no final. 

Os leads mais qualificados também permitem que o negócio possa ter uma redução de custos com suas estratégias de marketing, especialmente porque durante a elaboração da estratégia já se tem um conhecimento de como eles irão atuar. 

E com isso, assim, o que for sendo elaborado envolvendo os serviços de marceneiro cozinha planejada, por exemplo, terá retorno. Isso é o que também ocorre quando se usa o Google Shopping, ajudando as estratégias e as metas que a empresa almeja. 

A presença nas buscas também favorece à experiência que o usuário terá, principalmente porque haverá uma configuração correta do produto oferecido para chegar exatamente aonde o usuário deseja com suas necessidades. 

Ou seja, o consumidor além de conseguir comprar o que almeja ainda, pode fidelizar devido a experiência positiva que está tendo desde o começo do processo. 

Com o Google Shopping, o empreendimento também ganha maiores chances de percepção de como o produto está se saindo e quanto ele é buscado ou clicado, para se comparar com a quantidade que é vendida. 

Isso acaba fazendo que a empresa possa fazer as ações que ajudem a impulsionar ainda mais os resultados e, com isso, que ela possa ser uma das referências quando o produto for pesquisado pelo usuário.

Quanto custa anunciar no Google Shopping?

Embora, no início, o Google Shopping tenha sido lançado exigindo o pagamento de uma taxa por estar ligado aos anúncios das campanhas da própria plataforma, a partir de 2020 a plataforma anunciou que se transformaria em um serviço gratuito.

Ele serve para todos os empreendimentos, desde um de colchas e cortinas para quartos até peças de confeitaria, tendo apenas que ter um cadastro dentro do Google para poder usar não apenas o shopping, mas também outros recursos. 

As alterações ao longo do tempo na aba do shopping permitiram que o buscador e os anúncios fossem semelhantes à página tradicional. O Google oferece mais oportunidades para os pequenos lojistas atuarem no mercado. 

Isso acaba aumentando, assim, as chances de se estabilizar dentro do mercado e fazer com que a competição mercadológica aumente ainda mais, com a concorrência cada vez mais usando o Google como uma ferramenta de vendas.

Como funciona o Google Shopping 

Se um empreendimento que fabrica uma bancada de montagem industrial, por exemplo, busca vender seus produtos dentro do Google Shopping, os primeiros passos que devem ser realizados são um cadastro e a vinculação da conta com outras áreas. 

Isso acaba permitindo que esse alinhamento faça com que os produtos sejam cadastrados dentro da área do shopping após a criação de uma nova campanha dentro do Merchant Center, o local adequado para o cadastro. 

Com essa ação, as configurações e as informações dos produtos são melhores organizadas. Descrições sobre tamanhos, pesos e outras informações que o empreendimento considerar necessárias devem ser colocadas. 

Do mesmo modo que as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização dos motores de busca também possam entrar em ação e contribuir para que o Google Shopping demonstre o produto no momento da pesquisa do termo relacionado. 

Isso acaba proporcionando, assim, ao empreendimento e ao que ele vende estarem presente na página do usuário, mesmo que a intenção de compra ainda não tenha sido despertada nele, e também servindo como um lembrete para caso haja algum desejo. 

Um comércio que usa o Google como aliado para vendas pode não apenas buscar compreender seus consumidores, mas também sua concorrência, e preparando-se ainda mais para saber como agir. 

Por meio da análise da concorrência, as chances de descobrir o que eles oferecem como diferencial para o consumidor é mais fácil de ser descoberta e ajuda a empresa a elaborar o que deve ou não fazer para atrair a atenção do cliente. 

Ou, ainda, até mesmo para fidelizá-lo mais rapidamente do que o outro negócio que oferece os mesmos produtos. Portanto, análises internas ou externas principalmente quando se usa o Google é fundamental. 

E isso porque quanto mais a empresa souber como se posicionar dentro do mercado, melhores serão os resultados conquistados e, também, as metas concluídas em alinhamento ao que foi estabelecido.

Considerações finais 

Com as mudanças ocorrendo cada vez mais frequente dentro do mercado, desde as formas de conserto dobradiça notebook samsung ser realizado até mesmo os meios de comprar novos produtos, o Google Shopping é um formato que está cada vez mais em alta. 

Isso porque com o reconhecimento que o Google tem dentro do mercado, as chances do empreendimento estabilizar ainda mais, quando usufrui de um ambiente com boa reputação, aumenta em grandes quantidades. 

Sendo realizado de forma gratuita a partir de 2020 e necessitando do cadastro dentro do Google para que outros recursos possam ser usados, já que estes estão interligados, as chances do destaque dentro do nicho cresce com o uso desse modelo de shopping. 

Isso acaba por oferecer até vantagens internas, como a qualificação de leads ou, então, as conversões com maior facilidade de ocorrerem devido à boa experiência pela qual o consumidor está passando.

Quando se tem um cadastro dentro da plataforma e uma integração de sistemas, as chances do empreendimento conquistar o que deseja dentro do Google Shopping aumenta em bons percentuais com o SEO, uma boa imagem e bom estudo do mercado. 

Assim, o empreendimento de serviço de lavagem de carpete sabe o que fazer para se ter um foco dentro de uma plataforma concorrida como o Google Shopping e vender seus produtos com bons índices, ao ponto de concluir as metas e objetivos realizados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.