As experiências híbridas costumam ocorrer simultaneamente em formato remoto e presencial, e um bom exemplo disso é uma palestra em uma organização que recebe participantes, ao mesmo tempo em que transmite esse evento pela internet.
Dessa forma, mais pessoas podem participar e interagir, sem que seja necessário se locomover até o local. Os eventos híbridos já fazem parte da educação, mas passaram a integrar o universo corporativo e as universidades.
Também existem muitos outros tipos de eventos que acontecem dessa forma e sua é principal característica é o fato de integrar participantes de qualquer lugar, bastando apenas que tenham uma conexão com a internet.
Organizações dos mais variados setores já perceberam o quanto investir nessa modalidade ajuda a divulgar ainda mais seus produtos e serviços. Um lançamento, por exemplo, terá um alcance muito maior, fazendo uma divulgação rápida.
Com o crescimento do home office e a chegada de novas tecnologias, organizar esse tipo de evento é a melhor forma de colocar o negócio em um novo patamar.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é a experiência híbrida, como podem ajudar nos eventos do negócio e mostrar algumas práticas no marketing digital.
Conceituando experiência híbrida
Experiência híbrida nada mais é do que um evento que mistura atividades presenciais e remotas e é um método muito usado por escolas e empresas dos mais variados setores.
Qualquer pessoa que tenha participado de uma aula transmitida ao vivo pela internet, vivenciou essa experiência. Uma pesquisa feita pela empresa Deloitte mostrou que 75% dos executivos planejam aumentar os investimentos nesse tipo de experiência.
Mas para que uma clínica de cmo medicina ocupacional possa criar um bom evento nesse segmento, primeiro precisa compreender que ele permite o acesso e a participação simultânea de pessoas presenciais e no formato remoto.
Em outras palavras, é algo que envolve audiência física no local onde o evento está acontecendo, enquanto outra parcela acompanha pela internet.
Só que essa transmissão não precisa acontecer necessariamente na internet, e um exemplo clássico disso é uma partida de futebol, onde parte dos torcedores assistem no estádio e a outra parte acompanha pela emissora que está transmitindo.
Hoje em dia, os telespectadores podem enviar mensagens para os canais favoritos e até mesmo se comunicar com pessoas que estão no estádio.
A mesma coisa acontece com os eventos organizados pelas empresas. Eles oferecem experiência híbrida e versátil em diversos canais. Também é importante compreender que não se trata apenas de oferecer conteúdo para duas audiência separadas.
Na verdade, essa experiência também está relacionada à democratização do evento e integração de ambientes. Além do mais, é um tipo de evento que pode ser complementado com outras atividades.
Por exemplo, é possível oferecer conteúdos extras pela internet, possibilitar o cadastro virtual para eventos presenciais, gamificação, entre outros. Por fim, outra característica é disponibilizar os conteúdos online depois da realização do evento.
Como ajuda os eventos dos negócios
As organizações investem em várias estratégias para atrair os consumidores, como no caso de uma vitrine expositora para bolos. As experiências híbridas também ajudam muito nesse sentido, podendo ser:
- Congressos;
- Seminários;
- Feiras;
- Fóruns;
- Convenções;
- Shows;
- Cursos;
- Espetáculos.
A maior vantagem das experiências híbridas é que elas aumentam muito o número de participantes em um evento de negócios, além disso, conseguem aumentar o retorno sobre os investimentos.
A modalidade virtual facilita a participação no evento, além de tornar o presencial mais interessante. Os eventos de negócios costumam ter muitos conteúdos para poucos dias, principalmente aqueles que acontecem junto com feiras, oficinas e outras atividades.
Por conta disso, as pessoas precisam escolher apenas uma parte da programação, contudo, quando o conteúdo fica disponível na internet, esse problema é eliminado.
No caso de uma experiência híbrida de curso para operar guindaste, o participante tem mais facilidade para acompanhar os acontecimentos presencialmente, ouvir os palestrantes que deseja e depois assistir de casa o que não deu para assistir no espaço.
As experiências híbridas também colaboram com os eventos organizacionais porque reduzem desistências e pedidos de reembolso, pois caso o indivíduo não possa comparecer, o conteúdo continua disponível.
Os organizadores conseguem visualizar métricas precisas sobre o desempenho do evento e conseguem saber quais participantes estão interagindo, o que melhora o engajamento e as próximas edições.
Práticas de experiências híbridas no marketing digital
Quantas experiências híbridas são bem aplicadas, os clientes têm mais autonomia no momento da compra e podem ser lembrados individualmente, sem o risco de incômodos.
Isso é feito por meio de promoções exclusivas e a gamificação do perfil de consumo, oferecendo uma pontuação relacionada a gastos, prêmios, entre outros.
Uma confecção de jaqueta uniforme empresa também tem acesso a vários benefícios, como a possibilidade de identificar o perfil dos consumidores e obter dados referentes às preferências, o que direciona melhor as próximas ações.
O investimento se torna muito mais efetivo e vantajoso para o negócio, mas para que isso aconteça, é necessário conhecer as principais práticas de experiências híbridas no marketing digital. São elas:
Compras híbridas
Muitas organizações estão ampliando as ofertas de compra híbrida para que os clientes possam comprar online e retirar na loja física. Bem podem comprar na loja física e retirar na loja online, o que torna a experiência mais interessante.
Para o consumidor, é uma forma de ver em tempo real se aquilo que deseja comprar está disponível no ponto de vendas, antes mesmo de ir até o local.
Eventos corporativos
Muitos eventos corporativos passaram a acontecer no formato híbrido porque assim os convidados podem vivenciar exatamente o mesmo conteúdo em ambientes diferentes.
Ao realizar esse tipo de evento, uma empresa especializada em vistoria de carro blindado consegue facilitar a vida de pessoas que não podem comparecer presencialmente, mas que gostariam muito de assistir uma palestra.
Vendas nas redes sociais
O Instagram é uma excelente plataforma para implementar técnicas de marketing digital nas campanhas publicitárias. Trata-se de um canal que cresce constantemente, por meio de funcionalidades atrativas, como reels e stories.
O canal também contribuiu muito com melhorias nos negócios dos usuários, possibilitando que qualquer pessoa pudesse divulgar produtos e serviços, sem nem mesmo precisar de um site próprio.
Dependendo do modelo e tamanho da empresa, o Instagram pode ser usado como uma vitrine, além de ser uma excelente alternativa para estar mais próximo do público, sem precisar fazer investimentos muito altos em publicidade.
Inteligência artificial
As pessoas podem encontrar todo tipo de produto ou serviço na internet, como no caso de uma empresa que faz medição tridimensional metrologia.
Mas quando a pessoa procura um produto dentro de uma loja física, ao mesmo tempo em que faz isso pelo celular, pode receber ofertas personalizadas do que está procurando, e a inteligência artificial é capaz de fazer isso.
Outra possibilidade é em bares e restaurantes, onde o cliente pode pedir pelo WhatsApp, mesmo estando no local. Isso torna a experiência muito mais intuitiva do que já era anteriormente.
Experiências imersivas
Para proporcionar experiências mais personalizadas em eventos, as experiências híbridas se mostram como uma ótima solução, visto que são capazes de trazer mais imersividade durante eventos musicais.
Também foi uma forma de ampliar a presença da marca nas redes sociais, usando essa tecnologia. Dessa forma, uma clínica de exame tomografia maxilar pode oferecer conteúdos exclusivos para os visitantes de seus canais.
Ela faz isso tendo como base dados previamente inseridos na plataforma usada para o festival, otimizando ainda mais suas estratégias de marketing.
Isso também acontece quando a organização promove promoções no WhatsApp e em grupos de clientes recorrentes.
Aplicativos de geolocalização
Por meio da tecnologia GPS, muitas organizações podem enviar ofertas exclusivas para o cliente, sempre que ele estiver próximo de uma loja física.
É uma forma de saber onde os consumidores moram e mandar uma notificação sobre o local. Mas para que isso aconteça sem maiores problemas, toda aplicação deve seguir regras relacionadas à privacidade do consumidor.
Isso ficou ainda mais relevante depois que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, portanto, qualquer tipo de negócio deve estar atento a isso, como no caso de um fabricante de rastreador carros via satélite.
Considerações finais
As experiências híbridas estão democratizando os eventos organizados pelas empresas, independentemente do segmento de atuação do negócio.
São eventos que permitem a participação de pessoas presencialmente e online, de qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
As pessoas podem ter acesso aos conteúdos de seu interesse, ao mesmo tempo em que as marcas conseguem divulgar seu nome, produtos e serviços, para uma quantidade muito maior de consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.