Marketing viral é uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas que querem atrair a atenção das pessoas e alcançar o maior número de consumidores possível.
Toda marca gostaria de criar um conteúdo que se espalhasse rapidamente e em grandes proporções, e é justamente com esse propósito que foram criadas as estratégias de marketing viral.
Esta prática é cada vez mais comum e é capaz de dar mais visibilidade para a empresa e conquistar um público engajado. Com o aumento do uso da internet, fazer isso ficou ainda mais fácil, pois a informação circula rapidamente e atinge mais pessoas.
Quando uma empresa lança um produto ou serviço, pode investir em marketing viral para que seu público possa conhecê-lo e passar adiante essa informação. Muitas marcas famosas fizeram isso e são lembradas até hoje por essas campanhas.
Mas além de uma boa ideia, essa estratégia também depende um pouco de sorte, pois nem sempre a campanha vai viralizar como a empresa gostaria. Mesmo assim, algumas práticas podem ajudar.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é marketing viral, como colocá-lo em prática e mostrar um pouco mais sobre sua importância. Confira!
Entendendo o conceito de marketing viral
O marketing viral nada mais é do que uma estratégia de marketing totalmente focada na criação de campanhas e peças virais, ou seja, que alcançam um grande número de compartilhamentos.
A ação tem esse nome porque se refere ao modo como os consumidores espalham informações sobre uma solução ou uma empresa com outras pessoas de seu círculo social. É como se fosse um vírus que chega em todas as pessoas.
Se uma empresa de treinamento nr 18 integração investir nessa prática, terá como base de sua estratégia o marketing boca a boca. Atualmente, ele também acontece por meio da tecnologia e da internet.
As redes sociais, por exemplo, são capazes de potencializar o alcance de um conteúdo, de maneira muito mais rápida do que acontecia antigamente. Mas para que tudo isso aconteça, é necessário saber colocar essa estratégia em prática.
Dicas para fazer marketing viral
Antes de mostrar algumas estratégias que ajudam a criar uma campanha viral, é importante saber que nem sempre essa prática é boa para a marca.
Existem casos em que o conteúdo foi compartilhado diversas vezes com o objetivo de mostrar algo negativo sobre a companhia, o que acaba gerando impactos negativos em sua imagem durante um tempo.
Entretanto, se for bem planejado, original, tiver qualidade e um objetivo diferenciado, então os impactos serão positivos e espontâneos.
A primeira coisa que uma clínica veterinária especializada em acupuntura cachorro precisa fazer é estar antenada a tudo aquilo que acontece, além de compreender que tudo o que viraliza dura pouco tempo.
Uma das maneiras de fazer isso é monitorar as redes sociais, pois estas plataformas trazem o feeling necessário para identificar oportunidades de criar algo que realmente tenha o potencial de se espalhar.
A linguagem que o público da organização utiliza também é um fator de peso, uma vez que ninguém se identifica com algo que não combina com o seu estilo e a maneira como fala.
Seu negócio deve seguir a mesma linha de raciocínio e observar o modo como a audiência conversa nas redes sociais. Isso vai fazer com que ele adote o mesmo palavreado e crie identificação por meio de seu conteúdo.
Embora não exista uma fórmula pronta para criar um marketing viral, existem algumas estratégias que podem ser trabalhadas. São elas:
1 – Conhecer o seu público-alvo
É fundamental ter em mente que o público muda, pois para cada ação de marketing, o perfil de audiência pode mudar.
Um fabricante de varal de teto com motor elétrico precisa conhecer o público em relação a várias características, como:
- Atitudes;
- Comportamentos;
- Linguagem;
- Hábitos de consumo.
Compreender essas características é fundamental para estabelecer um estilo de comunicação compatível com essas pessoas, pois só assim elas vão compartilhar a ideia.
2 – Acompanhar as redes sociais
Depois que você reuniu todas as informações importantes sobre a audiência, procure identificar, nas redes sociais, o tipo de conteúdo que apresenta o melhor desempenho e busque monitorar e analisar os resultados alcançados.
Por exemplo, veja o nível de engajamento que esse conteúdo atrai, quais são os trending topics, as hashtags utilizadas, como está o tráfego de palavras-chave, número de cliques, dentre outras métricas que você pode mensurar.
Essa análise traz uma visão do tipo de conteúdo que faz mais sucesso e ajuda a explorar diferentes maneiras de criar o marketing viral.
3 – Definir uma mensagem
Uma empresa de refrigeração e climatização deve unir as características do público-alvo ao tipo de conteúdo que está rolando nas redes sociais, e a partir disso criar uma mensagem.
Embora isso não garanta que ela viralize, com certeza vai deixá-la muito mais clara. Então, chegou o momento de fazer um script para o material, de modo que seja fácil de ser interpretado pelo público e totalmente compartilhável.
Mantenha o foco na qualidade do que você vai entregar e otimize o material para que as pessoas realmente queiram compartilhá-lo.
4 – Escolher uma boa imagem
Nada na internet viraliza mais do que as imagens, podendo ser uma fotografia ou um vídeo, e elas são a base para uma boa estratégia de marketing viral.
Qualquer conteúdo desse tipo tem o dobro de compartilhamentos, e mesmo que o texto seja muito importante, o material visual é fundamental, pois é capaz de impactar o leitor de maneira única.
5 – Criar um bom título
O primeiro contato do usuário com uma campanha de um restaurante para festa de aniversário é sempre o título. Não basta apenas criar um conteúdo de qualidade se o título dele não for atraente e compartilhável.
Dedique todo o tempo necessário para fazer essa escolha e procure opções que realmente chamam a atenção do leitor e despertam sua curiosidade.
6 – Planejar o lançamento
Para lançar a campanha, verifique quando o seu público costuma estar online, pois este é o melhor momento para fazer isso.
Além de considerar todos os canais onde ela será veiculada, escolha um momento ideal, e uma forma de fazer isso são estratégias que incentivam o público ao compartilhamento e fortalecimento do site para que ele suporte os picos de acesso.
Importância do marketing viral
Não é difícil imaginar porque o marketing viral é importante para qualquer tipo de negócio. Uma das razões para isso é o fato de ser de baixo custo, pois os valores investidos na campanha podem ser otimizados se ela for bem planejada.
Além disso, para veicular a estratégia, uma empresa de coworking espaço vai utilizar canais gratuitos, o que reduz ainda mais os custos.
Na internet, as pessoas buscam informações constantemente, principalmente por meio dos motores de busca. Se o seu negócio souber criar um conteúdo de impacto e que atenda às necessidades do público, terá uma ótima exposição.
Isso acontece principalmente porque os usuários têm o hábito de compartilhar e recomendar produtos e serviços para outras pessoas na web, e eles fazem isso nas redes sociais e em várias outras plataformas.
Os conteúdos virais geram grandes impactos na reputação da companhia, e as empresas que antes eram anônimas, conquistam a atenção do público e passam a ter o seu nome reconhecido.
Se uma empresa de limpeza de estofados conseguir atingir esse ponto, acaba se tornando uma referência naquilo que faz e uma autoridade em seu mercado.
Esse resultado se deve ao fato de que o conteúdo consegue atingir uma grande quantidade de pessoas que se interessam pelo assunto, além de facilitar a segmentação.
Não podemos nos esquecer de que é muito fácil e simples implementar uma campanha de marketing viral, tendo em vista que os canais de comunicação facilitam o compartilhamento de diferentes formatos.
Por exemplo, se a campanha for em vídeo, pode ser transmitido pelo YouTube, Instagram, Facebook, blog da empresa e site institucional.
Uma clínica castração de coelhos pode direcionar essa estratégia para os defensores da marca, que vão ajudar a impactar outras pessoas que possam se interessar.
Por fim, é uma estratégia de feedback imediato, afinal, devido aos recursos existentes em vários canais por onde ela será veiculada, ações como compartilhamento, visualizações e comentários mostram muito sobre o alcance da campanha.
Considerações finais
Imagine acordar um dia e ver que sua empresa está na boca do povo e sendo muito bem falada e recomendada pelas pessoas? Pois bem, este é o tipo de resultado que o marketing viral pode trazer para os negócios.
Com a ajuda da internet, sua mensagem vai chegar para uma grande quantidade de consumidores, de maneira positiva, desde que seja bem planejada e estruturada, considerando as características de seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.