Ei advogado, veja como captar mais clientes!

Os advogados precisam captar clientes para garantir que tenham um fluxo constante de trabalho e possam manter seus escritórios em funcionamento ou a sua carreira em crescimento caso eles trabalhem como autônomos.

A captação de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa de serviços, e não é diferente para escritórios de advocacia. Além disso, captar clientes também é importante para a construção de uma reputação e de uma marca forte no mercado.

Ao trabalhar com diversos clientes e casos, os advogados têm a oportunidade de mostrar suas habilidades, conhecimentos e competências, o que pode levar a recomendações e indicações futuras, criando uma grande rede de clientes para ele.

Outro ponto importante é que a captação de clientes permite que os advogados possam escolher quais casos querem trabalhar e quais clientes desejam representar, o que pode ser fundamental para sua satisfação pessoal e profissional.

Uma pessoa que tem a possibilidade e preparo financeiro para escolher a melhor empresa terceirizada de limpeza SP para limpar a sua casa se sente bem mais satisfeita e feliz com o investimento, o que também serve para os advogados.

No entanto, é importante lembrar que a captação de clientes deve ser feita de forma ética e responsável, respeitando as regras da profissão e evitando práticas antiéticas ou ilegais, o que por mais surpreendente que possa parecer, existe até mesmo neste meio.

Os advogados também devem buscar manter relacionamentos de longo prazo com seus clientes, investindo em um atendimento de qualidade e em uma comunicação clara e transparente, trabalhando para uma relação que dure muitos anos.

Entretanto, sabemos bem que isso está longe de ser algo fácil, por isso, hoje iremos te ajudar a captar não só clientes, mas clientes qualificados, seja para o seu escritório de advocacia ou para você que está seguindo carreira autônoma.

O preconceito em torno dos advogados e as redes sociais 

Vivemos em uma geração onde quase tudo se tornou digital, se quisermos saber o preço de perfilado da melhor marca do mercado, basta apertar alguns botões e esperar alguns segundos que teremos a resposta na palma da mão.

Com todo o avanço e desenvolvimento da tecnologia, diversas áreas e profissões aprenderam a se adaptar a esse meio, mas nem todas ainda podem trabalhar com o universo digital da forma mais confortável e respeitosa possível.

Existe um preconceito em relação aos advogados usarem as redes sociais para captar clientes porque algumas pessoas acreditam que a publicidade na advocacia é antiética e pode comprometer a integridade da profissão.

Essa visão é baseada em uma interpretação equivocada do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que proíbe a publicidade que possa ser considerada mercantilização da advocacia.

Muitos advogados e outros profissionais do ramo questionam tal decisão, afinal de contas, se é possível encontrar o melhor tecido chenille para estofados na internet, por que não usá-la para também encontrar o trabalho de ótimos profissionais da área jurídica?

No entanto, o uso das redes sociais pelos advogados para captar clientes pode ser perfeitamente ético, desde que seja feito de forma responsável e respeitando as normas estabelecidas pelo Conselho Federal da OAB.

É possível, por exemplo, divulgar informações relevantes sobre a área de atuação, dicas jurídicas, comentários sobre decisões importantes, entre outras informações que possam ser úteis para o público em geral.

É importante destacar que a publicidade na advocacia não é proibida, mas deve ser realizada de forma moderada e com critérios específicos, que levem em conta as regras éticas da profissão.

Por exemplo, um advogado nem sempre poderá fazer um trabalho de divulgação do seu trabalho como faz uma empresa de erp marketplace, pois tratam-se de segmentos e formatos de negócios completamente diferentes um do outro.

A captação de clientes por meio das redes sociais pode ser uma estratégia eficaz e fazer toda a diferença para os advogados, sejam os novatos ou veteranos na área, desde que seja feita de forma ética e respeitando as normas da OAB.

Saiba como captar clientes qualificados

Partindo para a prática, existem diversas estratégias que os advogados podem utilizar para captar mais clientes nos dias atuais e que podem ser analisadas a fim de que as melhores sejam escolhidas para ajudá-los a ter mais sucesso na área. Algumas dicas incluem:

Construir uma marca forte

Invista em uma identidade visual bem definida e em um website profissional para se destacar no mercado, afinal de contas, as pessoas estão cada vez mais atentas à maneira como as marcas e profissionais cuidam de seu visual, principalmente no meio digital.

Se você visitar o site da melhor marca de bobina térmica personalizada do mercado, entenderá que todo o sucesso provém não só da qualidade do produto, mas também de toda a construção de uma boa imagem e visual no mercado.

Investir em networking

O networking é uma espécie de rede de contatos que todos os profissionais podem criar e desenvolver para se enturmar dentro de seu segmento, e quando trazemos isso para o universo do direito, trata-se de algo essencial para a captação de clientes.

Por isso, participe de eventos da área de atuação e faça contato com outros profissionais e potenciais clientes, pois assim eles se lembrarão de você e quando precisar de algo que seja de seu escopo, já saberão quem e onde procurar.

Utilizar as redes sociais

Hoje, é quase impossível falar sobre meios para captar clientes, seja em qual segmento de mercado for e não comentar sobre as redes sociais, que se tornaram os principais meios para que qualquer profissional ou marca consiga fazer isso.

Sendo assim, crie perfis profissionais nas redes sociais e compartilhe conteúdo relevante sobre a sua área de atuação, além de uma boa logomarca em pvc expandido para que as pessoas saibam lhe reconhecer apenas pelo visual, que, como vimos, é muito importante. 

Oferecer conteúdo informativo

As pessoas, antes de comprarem algum produto ou contratarem algum serviço, desejam saber que a empresa e o profissional em questão estão realmente dispostos a ajudá-las, e nada melhor do que um conteúdo informativo para provar isso.

Sendo assim, é válido que você busque escrever artigos para blogs e sites especializados, seja o seu ou até mesmo de parceiros da área, dê entrevistas e participe de programas de TV e rádio para divulgar seu conhecimento e experiência.

Investir em publicidade

A publicidade é uma das áreas mais importantes dos últimos tempos e engana-se quem pensa que ela não pode ser adaptada para setores mais tradicionais do mercado, como é o caso do direito.

Assim como é usada e eficaz para uma marca de bobina de filme stretch, também pode ser essencial para um advogado. Seja a publicidade online, através das redes sociais, ou até mesmo a mais antiga, através da TV, da rádio e das revistas.

Oferecer um atendimento de qualidade

Existem diversas estratégias que podem ser adaptadas aos mais diferentes tipos e segmentos de negócios, mas existe algo que precisa ser excelente em todo e qualquer tipo de empresa que deseja ter sucesso no mercado: o atendimento.

Isso porque, quando se oferece um atendimento de cliente, se constrói um bom relacionamento com os clientes, o que é fundamental para fidelizá-los e receber indicações no futuro a partir do que eles podem falar de você e da sua marca.

Especializar-se em uma área

Por fim, mas longe de ser menos importante, tornar-se especialista em uma área específica pode aumentar sua credibilidade e torná-lo mais atraente para potenciais clientes que precisem de um advogado especializado em determinada área.

Assim como um profissional de conectores harting precisou estudar para tal, o advogado precisa entender a importância de sempre estar em busca de novidades e especializações que possam ajudar na rotina e sucesso de sua carreira.

É importante lembrar que a captação de clientes deve ser realizada de forma ética e responsável, respeitando as normas da OAB e evitando práticas antiéticas ou ilegais.

Benefícios de poder captar seus próprios clientes

Para finalizar este conteúdo com chave de ouro e provar como é válido investir na busca de seus próprios clientes, selecionamos alguns dos principais benefícios que esse processo traz para você, advogado. Confira:

  • Maior controle;
  • Oportunidade de negócios;
  • Construção de relacionamentos;
  • Melhor reputação;
  • Mais satisfação profissional;
  • Flexibilidade;
  • Desenvolvimento de habilidades.

Tudo isso serve como prova de que investir na captação de seus próprios clientes está longe de ser algo ruim para a sua carreira como advogado, desde que tudo seja feito da forma correta e respeitando as regras de sua profissão.

Considerações finais

Dessa forma, você conseguirá se tornar um advogado renomado e de muito sucesso no mercado e não será algo que sairá apenas da sua boca, mas poderá ser confirmado por seus clientes, que você mesmo captou e cuidou.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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