CTR (taxa por cliques): como calcular?

CTR

A taxa por cliques ou CTR, é uma métrica importante a ser rastreada em websites e anúncios publicitários. É o resultado da divisão do número de cliques que um determinado anúncio ou link recebe pelo número de impressões.

Quanto maior a CTR, melhor é para a empresa. Isto porque uma alta taxa de cliques significa que o anúncio ou link está sendo visto com mais frequência e está gerando mais interesse no público, o que se traduz em mais vendas.

Esta métrica é calculada comparando as taxas de cliques dos anúncios ou links com os de concorrentes. É uma medida do número de pessoas que clicaram em um anúncio dividido pelo número de pessoas que foram expostas a esse anúncio.

O número de cliques é normalmente dividido pelo número de impressões. É uma métrica importante na análise de marketing e medição de desempenho, frequentemente utilizada no marketing digital.

A taxa de cliques, CTR, é fundamental para analisar a performance de uma campanha na internet. Sendo assim, é importante saber como calculá-lo e saber como utilizá-lo para fazer um anúncio de persiana horizontal 2 metros, por exemplo.

O que é CTR

CTR significa “click-through rate” (taxa por cliques) e representa a porcentagem de vezes que as pessoas clicam em um link para um website ou página de desembarque.

Cada vez que uma pessoa clica em um anúncio orgânico ou pago dentro dos mecanismos de busca, isto gera uma oportunidade de entregar uma mensagem que engaje o público-alvo enquanto ele interage com a página.

Por exemplo, se uma empresa que quer anunciar uma placa ps personalizada e obtiver um CTR de 5%, isso significa que 5% das vezes que uma pessoa realizou uma pesquisa com esses termos, ela visitou a página.

O link em que clicaram poderia ser um anúncio, uma oferta especial ou uma chamada para ação. O CTR é usado para medir o desempenho de um site ou página e atrair a atenção das pessoas para entregar alguma mensagem.

O engajamento nas páginas pode ser feito para diversos fins, por exemplo para vender um produto, preencher um formulário, se inscrever em um evento, baixar um eBook, clicar em um anúncio, compartilhar um artigo, entre outras ações.

O termo CTR refere-se à quantia de dinheiro que um anunciante paga por clique bem sucedido em um anúncio. Quando este é o único custo, um anunciante tem um CPA (custo por aquisição) de 100%.

A fim de medir o sucesso de um anúncio, os profissionais de marketing criaram uma métrica capaz de medir objetivamente a capacidade de conversão de um anúncio de grama sintetica para jardim residencial, por exemplo.

Qual a importância do CTR

CTR é uma das medidas mais importantes para um anúncio porque leva em conta o número de cliques e não apenas o número de impressões que uma campanha de marketing digital realiza na web.

Esta estatística é crucial para os anunciantes porque mostra o desempenho de campanhas para avaliar se os esforços estão gerando ROI positivo.

Depois de calcular a porcentagem de clique de cada anúncio, o próximo passo é analisar o retorno sobre o investimento que cada clique está proporcionando.

Esta estatística também pode ser benéfica para que os anunciantes encontrem quando um determinado anúncio não está funcionando para eles, sendo possível elaborar estratégias de otimização caso estejam dando prejuízo.

A importância de uma alta taxa de cliques (CTR) não pode ser subestimada. Uma CTR alta significa que as pessoas estão clicando em anúncios, o que significa que elas estão interessadas no negócio de camiseta branca promocional, por exemplo.

Isso se traduz em taxas de conversão mais altas, podendo obter maior retorno sobre o investimento, isto se as campanhas de vendas tiverem o mesmo efeito sobre as campanhas de marketing.

A importância do CTR é que ele é usado para medir o nível de engajamento e interesse que o público possa ter no projeto digital, sendo implementado em diferentes plataformas de criação de conteúdo.

É importante porque pode ajudar a determinar de onde vem o tráfego e em que tipo de conteúdo as pessoas estão clicando. Isto dará uma ideia do tipo de conteúdo que a empresa deve criar para converter em mais páginas.

Como calcular o CTR

É uma medida da frequência com que as pessoas clicam em um anúncio depois de ser mostrado. Para calculá-lo, é preciso que a equipe de marketing tenha acesso aos dados do número de impressões e dos cliques de um anúncio.  

Porque, o CTR é calculado através da seguinte fórmula: CTR = Cliques/Impressões x 100, sendo o número resultante uma porcentagem capaz de ser analisada por um espaço de trabalho compartilhado.

Por exemplo, se um anúncio é mostrado 50 vezes e recebeu 10 cliques, isso é um CTR de 20%. Entretanto, se um anúncio é mostrado 100 vezes e recebeu 10 cliques, isso é um CTR de 10%.

Estes são apenas dois exemplos, portanto, é importante que as empresas tenham uma referência própria dentro da cada nicho de mercado para medir a eficácia das campanhas, sempre visando um aumento progressivo do CTR.  

Esta estatística pode ser usada para medir o sucesso dos esforços de marketing. Por isso, é importante entender o que é uma taxa de click-through para calculá-la corretamente, já que é uma equação simples e extremamente útil para o mundo do marketing digital.

A importância da taxa de cliques (CTR) é que ela mede a porcentagem de cliques que vêm de páginas web que podem oferecer diversos tipos de produtos ou serviços, como por exemplo, a revitalização de piso.

Ela é normalmente expressa como um número inteiro seguido por um sinal de porcentagem, como “25%”. Sendo assim, quanto mais próximo do 100% for o CTR de uma campanha, melhor.

Contudo, esse cenário idealizado é muitas vezes inalcançável, já que o grande número de pesquisas e páginas tornam a impressão invisível, impossível de ser convertida em um clique.

Além disso, os diferentes interesses que um mesmo termo de pesquisa pode proporcionar, faz com que a assertividade das impressões também diminuam.

Dessa forma, os parâmetros reais de um CTR, apesar de variar de acordo com cada nicho, formato de página e objetivo de mensagem, ficam na casa de:

  • De 1% a 3%, abaixo da média;
  • De 3% a 5%, mediano;
  • De 5% a 10%, bom;
  • De 10% a 15%, muito bom;
  • De 15% a 30%, excelente.

A CTR é apenas um dos fatores que ajudam o sucesso de uma campanha publicitária. Esta métrica pode ajudar com as taxas de conversão e medir a eficácia dos anúncios para direcionar o tráfego para o site.

É também uma maneira de ver se um cliente está interessado nos produtos e serviços oferecidos por uma página web de rede laminada para muro, por exemplo.

Para otimizar o CTR, é necessário que a equipe de marketing esteja constantemente realizando testes e mudanças na interface para encontrar as melhores preferências do público, visando maiores taxas de engajamento.

A importância da CTR é que ela pode ajudar a aumentar o desempenho da equipe de marketing ao ser uma métrica que por si só pode representar o sucesso de um projeto digital.

Pode não ser a única métrica capaz de garantir o sucesso financeiro de um empreendimento; mas, se o CTR for alto o suficiente, o empreendimento tem a garantia de que uma parte do setor de marketing está funcionando adequadamente.

Se o ROI de uma empresa não for proporcional ao CTR, significa que as estratégias comerciais não estão convertendo as vendas da mesma forma que os anúncios estão convertendo cliques, o que indica uma revisão para aumentar o ROI.

É sempre melhor ter um CTR elevado, mas não é o único fator a ser levado em consideração ao medir o desempenho financeiro de um anúncio que oferece um espelho de vidro para quarto, por exemplo.

Considerações finais

Medir o CTR não é uma tarefa difícil, o mais complicado é ter o ambiente digital para registrá-lo em plataformas que permitam acompanhar as estatísticas do site.

Para isso, o Google oferece um pacote de ferramentas que permitem a análise de muitas dessas métricas na web, sendo fundamental para qualquer profissional que queira acompanhar o desenvolvimento de um projeto digital de perto.

Dessa forma, medindo e estudando o CTR, a empresa pode elaborar planos de otimização constantes e traçar objetivos claros e concretos para medir o sucesso das implementações do negócio.

Além disso, se analisando em conjunto com o ROI, o CTR pode fornecer um parâmetro eficaz para o desenvolvimento financeiro das empresas ao permitir o crescimento comercial dos negócios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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