Cookies: devemos aceitá-los?

Cookies
angry businessman with laptop

Muitos usuários já devem ter percebido que, na maioria dos sites, há um termo intrigante, que trata-se dos cookies. Na grande parte dos sites no meio digital, os cookies vêm com uma mensagem perguntando se o visitante quer aceitá-lo ou não.

Por exemplo, ao entrar em um site para comprar filtro de óleo diesel, é comum que uma pessoa encontre uma mensagem sobre cookies logo de cara.

Em muitos casos, se ela não aceitar os cookies, os recursos do site são limitados ou até mesmo a sessão no site é interrompida.

Sendo assim, através deste artigo, será possível entender por que os cookies são necessários, para que eles servem e por que essas mensagens aparecem tanto nos web sites.

Saiba o que são cookies

O primeiro regulamento de proteção de dados surgiu em 2018 na União Européia com a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), que exige que os sites sejam transparentes sobre suas políticas de análise de dados.

Assim, os cookies foram criados como maneira do usuário consentir que possa ser utilizada parte de suas informações.

Os cookies funcionam como rastros de informação que dão ao site uma memória de curto prazo sobre o acesso de um usuário, permitindo que ele reaproveite partes de sua navegação.

Por exemplo, ao procurar por troca de cabo de embreagem e clicar no produto de um site qualquer, a página poderá utilizar as suas informações da sessão para promover campanhas comerciais futuras.

Os cookies são pequenos arquivos de texto enviados para o computador ou dispositivo móvel a partir do site em questão, e que armazenam informações sobre as preferências do usuário enquanto ele navega.

Através de cookies, pode-se melhorar o desempenho de navegação, como também coletar dados estatísticos por meio dele. Cookies são essenciais para o funcionamento dos websites e outros serviços online, permitindo avaliação estática e dinâmica.

Os dados são os “ingredientes” dos cookies, ou seja, o conteúdo que os compõe. Os dados não podem ser rastreados pela internet de forma a identificar informações pessoais, mas utilizam a experiência em si para rastrear o comportamento e as experiências do usuário.

Por exemplo, ao entrar em um endereço para pesquisar CNH pcd moto, o site pode analisar o caminho percorrido na página e o tempo de leitura em um artigo para analisar o comportamento e as preferências da persona comercial da empresa.

Os cookies podem ser internos, ou seja, estão dentro das próprias páginas que se visita, ou externos, que são fornecidos por um outro anunciante. Eles são temporários e só são armazenados durante uma sessão de uso do navegador.

Apesar disso, alguns cookies são automaticamente excluídos quando se fecha o navegador, que são cookies de sessão, enquanto outros podem ser armazenados por mais tempo até que sejam automaticamente excluídos, que são os cookies persistentes.

Para que servem?

Qualquer negócio voltado para internet precisa inserir os cookies em seu site para entrar dentro das normas da GDPR para, dessa forma, ampliar o alcance e ranqueamento da página.

Toda e qualquer busca, desde uma tomada para telefone e internet até a de aparelhos celulares, pode gerar informações importantes de busca.

Os cookies podem ser utilizados de muitas maneiras, sendo as institucionais voltadas para a otimização da experiência do usuário. Assim, ao monitorar sua atividade online, os cookies podem:

  • Personalizar: ajustar ao idioma do usuário, navegador e configurações regionais;
  • Ajustar funções: controlar o tráfego, identificar usuários e armazenar conteúdo;
  • Monitorar: registrar o comportamento do público para que seja analisado;
  • Vender: exibir anúncios de acordo com o perfil do usuário.

Os cookies são um dos recursos mais utilizados para trabalhar no campo do marketing digital. Eles se referem a pedaços de dados que são armazenados no computador do cliente quando este visita uma página web.

Os dados ficam gravados na memória do computador e podem ser usados nos seguintes sentidos: personalizar uma interface com o usuário, permitir o acesso a áreas restritas da página web e permitir a navegação sempre que o usuário visita determinada página.

Dessa forma, uma empresa que vende bloco espuma poliuretano pode fazer suas campanhas com os clientes certos e poupar recursos com os usuários que não possuem interesse no que está sendo oferecido.

Aceitá-los ou recusá-los?

Os cookies não são necessários, apesar de facilitarem a navegação e permitirem o uso de certas funções dos navegadores. Ainda assim, são partes opcionais da experiência dos usuários na internet, e é possível limitar o seu uso.

Embora os cookies sejam úteis para melhorar a experiência online das pessoas, gerando perfil de usuário e evitando que preencham os formulários, senhas e outros dados pessoais, algumas vezes eles podem gerar desconforto quanto à privacidade.

Assim, cabe ao visitante decidir se deseja aceitar ou recusar os cookies do site o qual está visitando. Uma regra que vale para responder à pergunta acima é analisar com qual frequência se visita o site e qual o nível de confiança nele.

Por exemplo, se um indivíduo entra muito no site de uma loja que sabe que tem piscina de vinil 8×4, ele pode aceitar os cookies para as próximas sessões.

Mas se alguém está fazendo uma busca inédita na internet e entra em um site pela primeira vez, pode ser mais recomendado rejeitar o cookies da página.

A remoção de cookies é fácil, porém torna a navegação mais difícil. Sem eles, cada visita a uma determinada página será como se fosse a primeira vez e, por isso, o usuário terá que preencher todas as senhas novamente.

Se acontecer de esquecer a senha de alguns sites, provavelmente os visitantes terão que fazer o processo de recuperação de senha ou, então, criar uma nova conta.

Principais vantagens e desvantagens

Como visto, os cookies são úteis na medida em que aceleram o tempo de carregamento da página e facilitam a navegação.

Se alguém apagar os cookies, as configurações do site, tais como nomes de usuário e senhas, serão perdidas, e algumas páginas poderão carregar mais lentamente, pois as imagens terão que ser recarregadas novamente.

Sendo assim, pode-se ver que as vantagens incluem navegação rápida, formulários pré-preenchidos e experiência de busca otimizada, enquanto a principal desvantagem é o acesso às informações da sessão.

Assim, se o usuário procurou por manutenção Peugeot 206, encontrou um site, fez o cadastro, inseriu um item no carrinho e excluiu os cookies antes de encerrar a sessão, todos os caminhos feitos foram excluídos para ele e para o proprietário do site.

Dicas de proteção da privacidade

As pessoas podem escolher o nível de privacidade para as suas visitas agora, desde o padrão de privacidade mais enclausurado até o padrão de privacidade mais aberto.

Esta escolha é feita com base nas preferências unicamente dos usuários e não tem impacto sobre os demais usuários na web.

Se um indivíduo não quiser que seus dados de navegação sejam salvos em seu computador, ele pode apagá-los abrindo o menu de ferramentas e clicando em “limpar dados de navegação”.

No dispositivo móvel, é possível ir para “configurações”, depois “privacidade” e finalmente clicar em “remover cookies”.

Considerações finais

Em suma, cookies são arquivos que são enviados para um computador ou dispositivo e armazenados no disco rígido. Eles podem ser utilizados para personalizar conteúdo para os usuários e recolher informações sobre suas atividades de navegação na internet.

Os cookies são arquivos que os sites, aplicativos e outras fontes usam para lembrar as preferências do usuário, permitindo-lhes navegar como páginas de maneira rápida e eficiente e retornar a elas com maior facilidade.

Esses dados também podem ser usados para cruzar informações de busca, como por exemplo o termo de pesquisa, piso emborrachado para cozinha e piso de madeira para cozinha.

Atualmente, é preciso lidar com uma quantidade enorme de informações para formar nossas opiniões e saber o que fazer.

A questão da privacidade e o conteúdo computacional observando como as escolhas das pessoas nas redes sociais afetam seus comportamentos é um assunto que tem despertado interesse e curiosidade.

Quando um usuário acessa um site, é como se ele entrasse em uma loja dentro de um shopping para negociar. Quando ele sai, a loja consegue rastrear os passos do usuário de dentro do shopping para oferecer uma nova oportunidade de impressionar o cliente.

A visita do cliente dura enquanto ele estiver dentro do shopping e, após isso, a loja deve esperar o cliente voltar para o shopping novamente. Atualmente, grande parte das pessoas acessa a internet para fazer compras.

Programas como TV por assinatura, pagamento do IPTU, e outros tipos de serviços estão cada vez mais sendo enviados para a casa dos usuários através do processo fornecido pela internet.

Portanto, é fundamental que as pessoas conheçam melhor esses temas sobre como funcionam as normas sobre as informações que circulam nas redes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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