Conheça alguns podcasts para todo designer ouvir

A internet trouxe diversas mudanças para a sociedade e uma delas é a forma em que consumimos conteúdos. Com um destaque em especial para o formato de vídeo. No entanto, existem outros modelos que também recebem atenção, como o podcast.

Um formato de conteúdo que surge quase como uma mescla entre os programas de rádio com a flexibilidade das produções em vídeo para a internet, no qual um usuário pode definir qual é o melhor momento para consumir algum podcast que chame sua atenção.

Como na ida ao trabalho, durante seus exercícios na esteira durante o treinamento na academia, além de muitas outras situações. Contando também com a praticidade oferecida pelo formato de um podcast, que funciona unicamente por meio de uma faixa de áudio.

Mas a popularidade dos conteúdos digitais se dá também pela facilidade em encontrá-los, pois da mesma forma em que é possível pesquisar por máquinas de café para alugar, sendo direcionado até sites que trabalhem com isso, é fácil também acessar um podcast.

Eles que podem estar disponíveis tanto para download no site oficial de cada programa, mas que também são facilmente agrupados em plataformas intuitivas de áudio, sejam elas exclusivas de podcasts ou que trabalhem ao lado de um serviço de streaming de música.

Inclusive, é cada vez mais comum que diversos distribuidores de conteúdos, sejam elas em vídeo ou áudio, passem a trabalhar também com a disponibilidade de diversos podcasts. Alguns deles sendo até mesmo exclusivos, sendo encontrados somente nesses espaços.

É possível creditar então o sucesso dos podcasts nos últimos anos a sua alta acessibilidades, principalmente a outros tipos de conteúdos, que muitas vezes contam com algum tipo de restrição, como a assinatura de um canal de streaming.

Por ser um conteúdo de baixo custo, é mais comum para um podcast estar disponível de forma gratuita por entre as mais variadas plataformas, abordando assuntos diversos, desde as novidades do esporte até o valor de uma terceirização de profissionais de ti.

Mas para entender o sucesso desse tipo de formato, assim como a forma em que ele se coloca disponível para a discussão dos temas mais alternativos possíveis, é importante compreender de fato como funciona um podcast, assim como suas origens.

As funções disponíveis em um podcast

Da mesma forma em que a televisão é um produto que tem origem no cinema, com a exibição de longas-metragens e curtas animados diretamente na casa dos espectadores, o podcast tem o seu princípio em meio eletrônico de comunicação, que é o rádio.

A construção de um podcast é bem similar a um programa de rádio, no qual durante um período definido de tempo os participantes podem falar de assuntos diversos, tudo de acordo com o formato do programa, que abre possibilidades para diversas edições.

Existindo diversos assuntos que podem servir como tema de um podcast, entre eles:

  • Entretenimento;
  • Cultura;
  • Humor;
  • Esportes;
  • Economia;
  • Notícias;
  • Política;
  • Séries de ficção.

Conteúdos diversos que podem ser úteis até mesmo para uma finalidade comercial, onde um fornecedor de equipamentos de proteção individual pode trabalhar com a produção de um podcast sobre conceitos de segurança, destacando o valor dos seus produtos.

E além dos temas, o desenvolvimento de um podcast pode contar também com modelos diferentes de produção. Seja com o formato de entrevistas, um programa repleto de cortes e inserções sonoras e outro que apenas reproduz uma conversa informal.

Uma amplitude que faz também com que esses programas tenham uma maior chance de compartilhamento, ao se conectarem com perfis diferentes na sociedade, correspondendo às expectativas de um público em particular, de acordo com seus gostos para um podcast.

Pluralidade essa que é apenas um entre outros quesitos responsáveis pelo sucesso desse formato hoje em dia, que se destaca também por causa da possibilidade de se consumir tais programas em um local e horário que se mostra mais adequado para o ouvinte.

Da mesma forma como funcionam as plataformas de streaming de vídeo, nas quais é possível assistir um filme ou seriado no momento em que seja mais adequado para esse espectador, sem depender do formato linear que é visto no rádio e na TV.

O que permite a um usuário ouvir um podcast sobre a performance do seu time de futebol, após finalizar o seu turno em uma fábrica de placas de sinalização. Inclusive, um podcast se destaca também como uma boa ferramenta para se destacar profissionalmente.

O auxílio dos podcasts ao setor de trabalho

Para se otimizar profissionalmente é importante não só adotar um treinamento prático, mas recorrer também a um aperfeiçoamento teórico, especializando-se na sua área de atuação a partir do consumo frequente de conteúdos atualizados sobre seu setor profissional.

Sendo possível encontrar podcasts sobre as mais diversas áreas, inclusive aquela que pode ser o seu setor profissional. Como o valor de um programa de economia para quem trabalha na bolsa de valores, por meio de podcasts rápidos e informativos sobre tal mercado.

Uma relação capaz de se expandir para áreas distintas, sendo possível em alguns casos encontrar a própria companhia que trabalha investindo nesse tipo de conteúdo. Como uma empresa de automação residencial áudio e vídeo, a produzir um podcast de tecnologia.

Dentro dessa variedade, um dos setores que também pode se destacar em relação a esse conceito é a área de design. Um campo profissional que pode até ter um foco com o conceito visual, mas encontra no formato de áudio um grande parceiro profissional.

Estabelecendo um cenário no qual aqueles que atuam nessa área podem recorrer a diversos podcasts sobre a área de design. Cada opção com uma característica diferentes, como entrevistas, discussões sobre tendências artísticas, além de muitos outros assuntos.

Tudo através de um podcast voltado ao setor de design. E o que não falta são opções de bons podcasts de design para se escutar.

Os melhores programas sobre o meio de design

Da mesma forma em que ao pesquisar na internet por “alugar galpão” um usuário pode ser exposto a números diversos de resultados. O mesmo pode ser dito para quem busca por um podcast sobre a área de design, com o intuito de se informar mais sobre esse campo.

Seja um estudante da área ou alguém que já atua nesse mercado. Uma multiplicidade de resultados, que pode ser difícil para tal indivíduo definir qual é o melhor programa a ser escutado. 

De forma a auxiliar você leitor nesse sentido, segue uma lista com os melhores podcasts nacionais sobre a área de design:

Fala Colega

Comandado pelo designer Leo Becker no qual ele usa essa plataforma de comunicação para dar voz aos mais diversos profissionais de design que se encontram no país, permitindo alcançar maiores referências sobre o assunto em um escopo nacional.

Pitacos do Chief

Conduzido por outro profissional de design, o Pitacos do Chef é comandado por David Arty, que traz um foco maior para certas especificidades da área de design, com o conceito de interfaces, por meio de discussões aprofundadas sobre o UX, a experiência do usuário.

O mesmo tipo de conceito que age na composição de itens variados, como brindes personalizados bloco de anotações. Objetos que ao contarem com um design aprimorado, podem trazer melhores resultados para os seus respectivos usuários.

Movimento UX

Ainda sobre quem busca se informar mais sobre a área de UX, outro podcast a se destacar é o Movimento UX, da designer Izabela de Fátima, trazendo um tipo de conteúdo ainda mais específico.

Diagrama

Para quem procura por um programa mais informal, que conta com os bastidores dessa área profissional, através de conversas informais, mas construtivas, e como é destacado pelo próprio podcast, trata-se de um conteúdo voltado ao design, processo e cultura visual.

PodCrê

Com um nome criativo, o PodCrê é um podcast voltado à relação existente entre a área de design e o de marketing.

Um projeto que permite com que negócios, como um serviço de assistência técnica perícia trabalhista possam otimizar seu contato na internet, através de uma abordagem focada no design para comunicar os seus serviços.

Pílulas de Design

Se um podcast pode contar com diversos formatos, o mesmo pode ser dito sobre aqueles voltados à área de design, como o Pílulas de Design, um podcast de duração curta, abordando assuntos relevantes que possam surgir em relação a esse assunto.

Enquanto Faço Um Freela

A área de design em si trabalha com um formato mais flexível de trabalho, o que se reflete também na variedade de podcasts sobre a área. Entre eles é válido destacar um que fala justamente sobre desafios e causos ocorridos com os profissionais freelancers.

Um bom companheiro para se ouvir enquanto trabalha em seu novo freela. E o mesmo pode ser dito sobre todas as opções acima, permitindo que alguém possa se profissionalizar na área através de algo prático, como escutar um podcast sobre a área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui