Você já ouviu falar no marketing esportivo? Pois é, o esporte, além de ser algo amado e que conquista multidões pelo Brasil e pelo mundo, também possui estratégias para auxiliar quem trabalha nessa área.
Não é novidade para ninguém que o esporte é algo especial para milhões de pessoas. Aqui no Brasil, por exemplo, o futebol é o esporte mais idolatrado e que reúne família e amigos em uma emoção e sentimento único.
E hoje, aprender mais sobre marketing tornou-se tão simples quanto encontrar um bom climatizador e umidificador industrial na internet, já que o universo digital facilitou e muito a vida de todos nós.
Com toda essa facilidade em aprender novas estratégias de marketing para aumentar os resultados de um negócio, a área de esportes não ficou de fora, principalmente com a crescente criação de perfis e canais voltados apenas para esse tema.
Por isso, hoje iremos abordar não só a importância do marketing esportivo, mas também as principais estratégias para quem trabalha com ele e os benefícios que essa ação traz para a vida de milhares de pessoas.
O que é o marketing esportivo e como ele funciona?
O marketing esportivo surge da segmentação do marketing tradicional que utiliza o esporte como plataforma para ferramentas de comunicação corporativa ou institucional. Pode-se utilizar da ferramenta para emocionar, engajar e cativar o público-alvo.
Assim como uma empresa de monitoramento ambiental precisa estar atenta ao que acontece com o seu público, quem trabalha com o marketing esportivo também precisa estar de olho em todas as novidades desse meio.
A interação é um gatilho importante neste processo, a ativação das marcas que investem no esporte trazem muitas chances de negócios, pois ampliam o alcance da promoção de um serviço ou de um produto.
Como uma espécie de braço do marketing focado em esportes, ele tem que identificar as necessidades e desejos não realizados do seu público, identificar o mercado e o potencial de lucro.
Com o amor exalando pelo esporte, que é um dos pontos mais importantes para quem deseja trabalhar com isso, explorar e despertar o interesse na compra pelos torcedores é uma missão certa para quem deve fazê-lo.
Assim como uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho precisa de estratégias certeiras para alcançar o público ideal da sua marca, o marketing esportivo também precisa seguir essa mesma premissa.
Portanto, o marketing esportivo nada mais é do uma segmentação do marketing que tem como principal objetivo gerar oportunidades de negócios por meio do mundo dos esportes e utilizá-lo como uma ferramenta para as estratégias de marketing.
Isso significa que é preciso trabalhar com a criação e execução dos artifícios do marketing no meio esportivo e em tudo o que o envolve, sejam marcas, clubes, times, atletas, produtos ou personalidades.
Benefícios do marketing esportivo
O marketing esportivo também traz ótimos resultados tanto para os clientes quanto para a empresa ou marca que resolve investir neste conceito para aumentar os seus resultados e levar informações para ainda mais pessoas. Confira:
Oportunidade de divulgação da marca
Assim como uma empresa de planejamento e gerenciamento de obras consegue aproveitar o marketing para falar sobre obras e, consequentemente, divulgar a sua marca, o mesmo acontece no meio esportivo.
Uma pessoa pode muito bem possuir uma loja de roupas esportivas, por exemplo, e usar o marketing esportivo para divulgar sua marca e atrair ainda mais clientes, consequentemente aumentando os seus resultados.
Captação de apoio e fidelidade
No Brasil e no mundo, o público esportivo é conhecido por sua fidelidade e apoio ao seu time do coração, independente se ele está perdendo ou ganhando. E isso também se estica para marcas e figuras desse universo.
Com o marketing esportivo é possível contar com o apoio e a fidelização de usuários que podemos tornar fiéis clientes da sua marca, e assim você conseguirá trabalhar com o que ama e ainda construir uma comunidade com pessoas que compartilham do mesmo sentimento que você.
Custos de divulgação reduzidos
Partindo do princípio que o marketing esportivo é uma excelente alternativa para engajar o público-alvo e mostrar autoridade no mercado, a divulgação da marca é feita com mais afinco e muitas vezes sem gastar um tostão por isso.
Se a campanha for online, melhor ainda, pois além de contar com um bom desenvolvimento de software automação comercial, você conseguirá atrair e alcançar pessoas de todo o mundo.
Quando uma organização fecha um contrato com um evento, a chance de replicar as campanhas é muito maior. Isso pode ser um grande trunfo, pois os jovens podem viralizar, de forma orgânica, campanhas em que a sua empresa esteja envolvida diretamente.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do marketing esportivo, que além de permitir que você trabalhe com o que ama, ainda oferece ótimos resultados para quem possui um negócio dentro deste segmento.
5 dicas para trabalhar com o marketing esportivo
Chegamos à parte prática, onde selecionamos cinco dicas essenciais para te ajudar a trabalhar com o marketing esportivo de maneira objetiva e personalizada. Confira logo abaixo:
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Conheça bem o seu público
Conhecer bem o público de um negócio é uma regra que não pode ficar de fora de uma estratégia de marketing, independente se ela for destinada a um serviço como consultoria em gestão de empresas ou a venda de produtos de beleza.
Quando você conhece o seu público, você entende quais são as dores, desejos, necessidades e expectativas dele, com isso é possível entregar o conteúdo ou produto que mais irá agradá-los.
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Mantenha o foco
O foco é uma das principais características dentro do esporte, todo jogador, independente de qual esporte ou time pertença, precisa ter foco para chegar no seu objetivo e trazer a vitória para todo o seu time.
Por isso, sabendo qual é o seu objetivo, mantenha o foco nele e não se deixe abater pelos desafios durante o caminho. Por mais difícil que possa parecer viver isso na prática, é essencial para passar pelos obstáculos de cabeça erguida.
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Seja sincero e transparente
A sinceridade e a transparência são características que não podem ficar de fora de qualquer tipo de negociação, seja a admissão temporária de máquinas usadas ou até mesmo a parceria entre a sua marca e um patrocinador no mercado.
Fale quais são os seus desejos e objetivos, diga sobre o que sente e expresse suas expectativas sempre, pois isso fará com que o outro lado se identifique com você e com o seu trabalho, aumentando as chances de obter resultados de sucesso.
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Procure crescer organicamente
Quando falamos de crescimento orgânico dentro do universo do marketing, principalmente o digital, nos referimos a um crescimento que não precisa de grandes investimentos em dinheiro para obter bons resultados. Para isso, você pode aplicar estratégias como:
- Marketing de conteúdo;
- Inbound marketing;
- SEO;
- Parcerias;
- Marketing de conexão.
Estudando a fundo sobre essas estratégias, você verá como é possível obter bons e grandes resultados no marketing esportivo sem precisar desembolsar rios de dinheiro para tal.
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Tenha ética e boa consulta
Por fim, mas longe de ser menos importante, a ética e boa conduta precisam ser pilares para o seu negócio, que mesmo sendo fora do segmento esportivo, como uma consultoria tributária, fará toda a diferença na sua marca.
Infelizmente é normal ver pessoas do meio esportivo se deixarem levar por ofertas maliciosas e pessoas de má fé. Por mais tentadoras que elas possam parecer, não arrisque jogar a reputação da sua empresa e todo o seu trabalho na lama.
Opte pelo trabalho duro, pela sinceridade, pela ética e boa conduta do esporte, leve esse conceitos para a vida e construa o seu sucesso da maneira correta, fazendo com o que o marketing seja o seu aliado nessa caminhada.
Assim você conseguirá construir uma comunidade de pessoas apaixonadas pelo esporte, dispostas a torcer e aumentar os seus resultados, mas antes de qualquer coisa, a entenderem o grande poder, movimento e influência do esporte no Brasil e no mundo.
Considerações finais
O esporte é realmente algo que une as mais diversas pessoas. Com ele vemos famílias e amigos compartilharem de momentos felizes e engraçados juntos, tendo no sangue o amor e a paixão pelo seu esporte favorito, que pode até mesmo mudar vidas.
Por mais que o esporte também possua os seus pontos de melhoria assim como qualquer outra área, não dá para negar a grande influência dele na vida das milhares de pessoas. O esporte faz com que todos vibrem em uma só sintonia e torçam sempre pela vitória.
Sendo assim, use o marketing esportivo como seu braço para levar essa sensação de alegria e euforia para ainda mais pessoas, se preocupando não apenas em aumentar os seus resultados, mas em contribuir para uma comunidade parceira e unida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.