O neuromarketing é uma área da qual busca compreender o que pode influenciar na decisão de compra de um consumidor, fazendo com que, por meio das técnicas certas e outros métodos, o investimento consiga se aprimorar e se beneficiar.
O termo foi originado pelo professor da Erasmus University, Ale Smidts, na Inglaterra, mas ganhou popularidade quando o pesquisador de Harvard, doutor Gerald Zaltman, utilizou equipamentos de ressonância magnética em pesquisas mercadológicas.
E com um mapa das atividades cerebrais após exposições de estímulo de marketing como propagandas de revitalização de pintura automotiva, por exemplo, os resultados mostraram que os gatilhos certos influenciam na decisão de compra.
Até mesmo no comportamento que os consumidores possuem, informações das quais ao longo dos anos passaram a serem importantes para o mercado, em especial o setor de marketing.
Esse setor, por sua vez, passou a buscar meios para que estes gatilhos fossem gerados e com isso aumentassem não apenas a procura, mas também a venda por determinado produto ou serviço.
Com o passar do tempo, as empresas foram alinhando suas estratégias para que o neuromarketing pudesse ser uma técnica que ajudasse em uma melhor construção das propagandas e abordagens aos clientes, tendo assim resultados positivos.
Por isso, compreender quais são os principais benefícios que a técnica pode oferecer a uma oficina mecânica especializada em suspensão, por exemplo, que suas ações dentro do mercado sejam positivas e alinhadas com o que é desejado usando neuromarketing.
Também proporcionando que as aplicações do neuromarketing possam ser ainda mais assertivas, e com isso, os resultados oferecem ao empreendimento uma chance de se transformar na referência do mercado além da presença marcante na mente do cliente.
Os principais benefícios do neuromarketing
Se uma transportadora de moto deseja usar o neuromarketing como uma estratégia, alguns benefícios desta técnica podem contribuir para que os resultados sejam aprimorados e façam com que a marca seja o destaque da segmentação que atua.
Tomadas de decisões aprimoradas
Quando se compreende o comportamento dos consumidores, as chances de um empreendimento desenvolver decisões de marketing mais aprimoradas aumentam em bons percentuais.
Especialmente porque, ao compreender o que irá influenciar o consumidor durante o processo de compra, as ações e os planejamentos da empresa são elaborados ou remodelados para que este resultado seja conquistado.
Desenvolvimento direcionado ao público
Conhecer o comportamento do público-alvo é um dos pontos mais importantes em qualquer estratégia de marketing, e com a ajuda do neuromarketing as chances destes resultados serem mais direcionados aumentam consideravelmente.
Isso porque desde a linguagem, até mesmo os aspectos visuais que os revendedores de açaí irão desenvolver, serão para atrair o público-alvo que gosta do produto, e com isso, as oportunidades para se ter um crescimento no mercado aumentam.
Campanhas mais efetivas
Devido ao conhecimento do comportamento do cliente diante uma campanha de marketing da empresa sobre um produto ou serviço, as chances de que as propagandas ou outras abordagens sejam mais efetivas aumentam consideravelmente.
Em especial, o perfil de cliente já traçado e o conhecimento do que pode estimulá-los a concluir uma compra, fazendo com que novos consumidores também descubram o que a empresa oferece ao mercado.
Aprimoramento da experiência do consumidor
Com o conjunto de todo o conhecimento que se tem sobre o perfil dos clientes de comida congelada para emagrecer, a empresa sabe elaborar as estratégias mais assertivamente e com isso, fazer com que a experiência do consumidor seja positiva.
Uma boa experiência de compra do consumidor desde a abordagem até mesmo nos processos de pós-venda, faz com que a fidelização seja ainda mais assertiva e com maiores chances de ocorrer.
Uma vez que o empreendimento demonstrou ao cliente que está disposto a atender suas necessidades ou desejos, além das dúvidas que podem surgir durante o processo.
As formas como uma empresa trata o cliente geram grandes impactos sobre o nome dela, e quando se usa o neuromarketing como uma estratégia se cria uma maior facilidade para que o conhecimento passado elabore e construa uma boa relação.
Propondo deste modo, uma maior chance de que um atendimento personalizado, mesmo em um produto com outras empresas vendendo, seja o que atraia e fidelize, oferecendo a confiança para indicar aos amigos e familiares com a mesma necessidade.
Dicas de como aplicar o neuromarketing
Caso um empreendimento de locação de impressora laser colorida decida usar o neuromarketing como uma estratégia para se estabelecer no mercado, algumas opções podem receber a aplicação da técnica como:
- Psicologia das cores;
- Bom design;
- Storytelling;
- Gatilhos mentais;
- Poucas opções de escolha.
A compreensão da psicologia das cores é um dos modos de aplicar o neuromarketing de forma mais assertiva desde os primeiros planejamentos.
Por ser um ponto de partida, é por meio da combinação de tons que pode-se observar o comportamento do consumidor, principalmente o que gera mais impacto.
Por isso, conhecer os significados e como as cores podem reagir com um consumidor é fundamental para fazer com que a estratégia seja mais assertiva.
Como o azul, cujo os tons podem passar confiança e segurança para o consumidor, assim como o verde que demonstra uma tranquilidade sobre o produto que é oferecido, fazendo com que o cliente acabe remetendo-o à natureza.
Como uma empresa de delivery de verduras que pode usar a paleta de cores do verde para além de indicar a natureza, demonstrar que o produto é saudável para a saúde e a rotina do consumidor, instigando-o a comprar.
Tons mais vívidos como laranja, vermelho e o rosa estão em torno das emoções mais calorosas como emoção, paixão, sentimentos mais amigáveis ou até mesmo a jovialidade, causando um efeito de animação no consumidor para adquirir o que a loja oferece.
Todo o conhecimento das cores ajudam para que a empresa possa desenvolver um bom design, e com isso, aumentar ainda mais as chances de que a compra e a conversão ocorram por parte do consumidor.
Ter um design que além de cativante também é responsivo em páginas como blog ou sites fazem com que o cliente também tenha afeições pela marca, e com isso a estratégia proporciona os resultados desejados com os gatilhos certos.
O storytelling é uma dessas estratégias que pode gerar o gatilho e impacto desejado se for bem planejado. Sendo uma campanha que conta uma trajetória, as narrativas podem envolver não o produto mas o princípio de atingir o lado emocional do consumidor.
De modo que, ao se criar essa relação, o consumidor pode compreender a mensagem desejada pela empresa mais naturalmente e sentir a necessidade de ter o produto ou o serviço oferecido.
Estes gatilhos, ao serem elaborados, devem passar por testes e análises de resultados com o objetivo de fazer com que tudo o que estiver englobado para vender mais encarte personalizado possa atingir o que é desejado.
Porém, os gatilhos devem ser elaborados de um modo cuidadoso para não se transformarem no ponto que afasta o cliente da marca, e com isso, proporcionar uma imagem ruim dentro do mercado.
Oferecer poucas opções de escolha também é um dos pontos do neuromarketing que podem proporcionar que a empresa tenha bons resultados.
A necessidade e a urgência proporcionam que o empreendimento possa ter as ações esperadas do consumidor, como o fechamento da compra e com isso, conquistar os objetivos e metas que são desejados.
As aplicações podem variar de nicho para nicho, bem como de objetivo para objetivo da empresa, portanto quanto maior for a compreensão das aplicações que se enquadram no desejado, melhores se transformam os resultados.
Considerações finais
O neuromarketing é uma estratégia que utiliza os pontos de gatilhos e o comportamento do consumidor durante a compra para se elaborar estratégias mais assertivas.
Sua ação pode oferecer diferentes benefícios ao empreendimento como tomadas de decisões mais assertivas, assim como o desenvolvimento de campanhas aprimoradas, fazendo com que haja um aprimoramento nas experiências dos consumidores.
Diante destes benefícios, torna-se possível que a aplicação do neuromarketing possa ser adaptada para cada formato de negócio, oferecendo os resultados desejados além de uma presença marcante ao consumidor.
Por isso, compreender o que pode ser usado dentro da técnica oferece maiores chances do negócio ter bons resultados por mais tempo, aumentando a presença e se destacando diante da concorrência.
Com técnicas como a compreensão da psicologia das cores e a montagem de bons layouts, gatilhos mentais adequados e um bom uso do storytelling, oferecendo as chances de que a fidelização e a divulgação da marca ocorram facilmente.
O neuromarketing é uma estratégia que oferece à empresa maiores chances de se fixar na mente do cliente, por isso deve ser usado de uma forma assertiva para que os gatilhos e as impressões da marca sejam positivas em sua atuação mercadológica.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.