Jornal Times Brasília

Como os indicadores podem nortear o sentido da sua empresa

indicadores

Os indicadores são um dos diversos recursos que muitas empresas utilizam para avaliar a eficácia de um projeto ou o grau em que uma estratégia está alcançando os objetivos pretendidos.

Os indicadores também podem ser referidos como KPIs, que é uma sigla para Key Performance Indicators, e, basicamente, são apresentados como números ou em porcentagens com base no método escolhido pela empresa.

Essas métricas são conhecidas como indicadores-chave de desempenho, que mostram coisas como o número de vezes que uma campanha resultou em rejeição, bem como o custo de cada lead individual de um ribbon cera 110×75.

Com as métricas de desempenho implementadas, as companhias podem obter uma visão mais clara do que está e do que não está funcionando e das respostas para alinhar a estratégia aos objetivos da marca.

Com base nos dados fornecidos, é possível avaliar a produtividade de cada departamento em relação ao atendimento e como atendem os consumidores do produto, podendo em alguns casos, haver KPIs de desempenho da marca no mercado.

A estratégia de utilização de indicadores de desempenho pode aumentar a importância das ações desenvolvidas pela empresa, especificamente com os clientes que se refletem no mercado, portanto, entender a empresa depende de conhecê-los.

Na constante concorrência em segmentos como os de curso para higienização de estofados, é preciso entender as ações e metas que devem ser desenvolvidas para fortalecer a empresa e conquistar sua credibilidade.

Quais os principais tipos de indicadores?

Podendo focar em diferentes áreas de acordo com os objetivos da empresa relacionados às métricas, algumas das métricas de desempenho que podem ser aderidas são:

Dentre os citados, o indicador de lucratividade é algo que pode ser medido de diversas formas, como percentual, nominal, calculado ou lucro marginal, para que a empresa possa escolher o que funciona melhor para seus objetivos.

A métrica de rentabilidade permite escolher um determinado período para analisar, esse período será comparado com o ponto mais alto nas compras de móveis para escritório e o ponto mais baixo.

Essa métrica ajuda as empresas que fornecem gerador silenciado 15kva a entender os momentos de baixa margem e a se preparar para enfrentá-los sem o risco de lucros negativos ou até mesmo de falência.

Outro modelo de indicadores de desempenho é o indicador associado à produção e qualidade de um produto ou serviço, e as ações oferecidas aos consumidores para atender suas expectativas a fim de satisfazer a demanda.

Essa métrica, inclusive, pode ser associada aos funcionários de uma empresa especializada em coifa inox cozinha industrial, por exemplo.

A falta de recursos pode ter tanto um efeito negativo na qualidade do produto quanto um efeito negativo na motivação do funcionário.

Com as métricas de qualidade implantadas, os pontos que precisam ser melhorados acabam ficando mais destacados, e isso ajuda a fazer alterações com base na base de dados maior e específica que são necessários.

Um indicador de desempenho de eficiência também pode ser um modelo interno implementado pela empresa, pois atua diretamente nas metas estabelecidas e deve ser alcançado da forma descrita.

Especialmente, durante projetos que exigem que a espuma de proteção seja entregue no prazo, esses dados se tornam importantes para a empresa porque afetam o quão bem a empresa está atendendo às suas expectativas internas.

Os indicadores de custos fixos são valores que as empresas devem pagar pelo menos uma vez por mês, como salários de funcionários, água, luz e impostos sobre vendas, além da produção com parceiros externos.

Esse indicador pode ser vinculado diretamente ao setor econômico e à gestão da empresa para analisar se os itens que entram no caixa podem pagar obrigações fixas e, mesmo assim, podem gerar lucros excedentes para evitar passivos.

Da mesma forma, o indicador de faturamento pode aumentar os valores mensais ou anuais faturados para o negócio de automação de estacionamento, esses valores serão comparados com as metas estabelecidas.

Outro indicador de KPI de performance que as marcas podem aderir são aqueles que demonstram o turnover que uma corporação está vivenciando, também conhecido como turnover.

Conforme evidenciado pelos resultados de contratações e até demissões em um determinado período de tempo, a empresa acaba descobrindo o que pode fazer para oferecer melhores condições aos funcionários.

Como as organizações que retêm talentos são consideradas altamente valorizadas no mercado pelos consumidores em relação ao restante da concorrência, isso faz com que os profissionais queiram fazer parte da equipe.

Se a rotatividade for alta, a empresa deve apurar se a causa é pessoal do funcionário, ou se aconteceu algo dentro da organização que pode ter causado este comportamento, como alguma situação desconfortável.

Uma empresa que faz instalação de persiana externa motorizada pode investir em vários indicadores de desempenho para analisar uma operação de forma que para cada operação haja uma finalidade diferente que possa ajudar o negócio.

Ferramentas para medir indicadores e resultados

Existe uma uma lista das principais ferramentas utilizadas para analisar métricas e resultados de um negócio.

Assim os empreendedores podem implementar na empresa e extrair as informações mais relevantes dos KPIs e dessa forma, aprimorar o desempenho de diversos aspectos da organização.

1. Reveal Analytics

Se a empresa opera no modelo SaaS (Software-as-a-Service), o Reveal Analytics é a ferramenta ideal para analisar as métricas e resultados.

Com ele, é possível medir e analisar KPIs como vendas e marketing juntos. Por exemplo, a empresa pode combinar métricas como valor vitalício e custo de aquisição do cliente.

2. HandyKPI

O HandyKPI foi desenvolvido especialmente para dispositivos móveis, permitindo controlar indicadores de performance na aplicação para telemóveis e tablets.

Dessa forma, é possível coletar KPIs em segundos ou entregá-los à equipe, enviar planilhas de Excel e analisar as mudanças ao longo do tempo.

3. Smartsheet

Com o Smartsheet, se torna possível compartilhar análises com outros membros da equipe, definir lembretes automáticos de uma clínica de acupuntura hérnia de disco, por exemplo, para manter os profissionais atualizados sobre os agendamentos e prazos próximos.

Além disso, dá a possibilidade de uma visão rápida de projetos mais importantes e receber relatórios concisos sobre as metas que foram alcançadas.

4. Datapine

Com o Datapine, se torna possível combinar dinamicamente conjuntos de dados diferentes sem precisar reformatar o banco de dados ou construir um data warehouse.

Essa ferramenta facilita a conexão de todas as suas fontes de dados e permite que a empresa enxergue além dos números.

Como resultado, o empreendedor descobre novas conexões e detecta padrões. Além disso, isso remove a incerteza das decisões de negócios.

5. InetSoft

A Data Intelligence da InetSoft combina inteligência de negócios, ou BI, e aprendizado de máquina, ML, para extrair o máximo valor de seus dados.

Como resultado, a solução oferecida pela InetSoft é principalmente uma aplicação de BI que apresenta uma tecnologia de integração de dados altamente versátil.

Com recursos de aprendizado de máquina integrados, os mashups de dados permitem até mesmo que painéis e relatórios projetados por humanos sejam combinados com inteligência gerada por máquina.

Como resultado, permite uma conversão rápida e versátil de dados de diferentes fontes para empresas como as que atuam com laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade.

6. SEMrush

Com o SEMrush, os empreendedores podem monitorar as menções da marca e como ela se classifica nos mecanismos de busca.

Além disso, o empreendedor deve saber o que as pessoas estão dizendo sobre os concorrentes do negócio e poder analisar as estratégias usadas pela concorrência.

7. Scoro

O Scoro fornece monitoramento em tempo real de todos os aspectos mais significativos da sua empresa em um único painel, incluindo projetos, orçamentos, vendas, equipes, entre outros aspectos.

Com esta ferramenta, uma empresa que faz projeto ar condicionado apartamento pode personalizar seu painel com widgets e métricas ilimitadas para rastrear cada KPI, definir permissões para cada usuário para restringir o acesso a informações específicas.

Além disso, torna- se muito fácil comparar períodos para examinar mudanças ao longo das tendências do tempo e outras possibilidades.

Em vez de empregar vários métodos para gerenciar o trabalho, controlar finanças, planejar projetos ou compilar relatórios, o Score faz tudo isso em uma única solução.

Considerações finais

Os indicadores de desempenho, também chamados de indicadores ou KPIs por algumas empresas, fornecem dados que podem servir de base para a estratégia e planejamento de diversos departamentos.

Desde áreas que medem qualidade e produção até lucros em espécie e rotatividade da empresa, as métricas de desempenho permitem que muitos gerentes colaborem para monitorar o desempenho de uma empresa no mercado e alavancar os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sair da versão mobile