Como gerar tráfego no seu site e superar seus concorrentes

gerar tráfego

Pode-se dizer, que gerar tráfego diz respeito a estratégias que visam, em todos os casos, à conquista de uma maior visibilidade na internet.

A visibilidade, resultado final implicado por essas táticas, faz que se vejam negócios de todas as áreas buscando melhorar a sua reputação na internet e o número de vendas deles.

Contudo, às vezes, o preço para pôr essa estratégia em obra suscita uma série de adversidades que devem a muitas variáveis que são, certamente, passíveis de análise.

A título de um exemplo que se consegue analisar, pode-se tomar uma empresa de piso granilite azul que se confia cegamente a uma tática específica de aumento de fluxo de visitantes. 

Uma vez que ela não atinja o alvo que estipulou por meio desse método, o negócio descarta-o completamente.

Por conseguinte, é desse ponto de partida que se instaura, no cerne dessa empresa, uma sucessão viciosa de adesão a inúmeros métodos que prometem o alcance almejado pelo negócio em questão.

Embora este seja um exemplo bem minorizado, ele serve perfeitamente à compreensão de que estratégias de geração de tráfego para sites precisam ser bem-feitas.

Para compreender, portanto, de que maneiras o aumento de fluxo de tráfego pode ocorrer, é necessário conhecê-las e, além disso, é preciso extrair delas as usabilidades que convêm a negócios que desejam conseguir mais acessos.

O que é tráfego?

Ao contrário das muitas terminologias do marketing, que além de serem complexas, se apresentam com termos em inglês, o tráfego é mais simples de ser entendido e aplicado nos empreendimentos.

Tráfego é, enquanto um conceito, um termo que engloba as noções de alcance e fluxo de visualizações que um website recebe.

Além de ser um conceito, é, também, um método métrico de marketing digital que objetiva a medição e a mensuração desses dados citados que o constituem formalmente.

Para exemplificar praticamente, pode-se dizer que essa métrica se aplica, por exemplo, em um website de uma empresa que produz conteúdos acerca de um cartucho original lexmark.

Assim, ela consegue obter números relativos à quantidade de visitantes, ao fluxo percentual destes e, sob o alicerce desses dados, ela tem a possibilidade de realizar estratégias que os aprimorem.

Quais são os tipos de tráfego?

Por outro lado, o conceito de tráfego comporta, também, sub designações comuns, as quais correspondem a diferentes meios pelos quais se pode obter um fluxo de visitantes.

A fim de que se conheçam essas subdivisões, é necessário elencá-las, visto que elas têm nomes diferentes que remontam a funções e ideias distintas entre si.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é definido como o mais relevante entre todos os tráfegos, uma vez que ele abarca o tráfego oriundo dos principais motores de busca, como Google, Bing, DuckDuckGo e Yahoo.

Isto é, nesse caso, os acessos são provenientes de resultados orgânicos de pesquisa. Quanto melhor posicionado o site estiver, mais visitas ele receberá.

Tráfego direto

O tráfego direto geralmente é o mais almejado pelas empresas que anseiam um bom posicionamento nos buscadores e, entretanto, é o mais difícil de conseguir.

Seus valores mensuram-se, unicamente, por meio de acessos que são realizados diretamente em websites de empresas.

Nesse caso, por exemplo, um visitante insere a URL e o domínio da empresa de bancada de cozinha em granito no seu navegador, e o visitante é direcionado à página.

É desse tipo de acesso que se extraem os valores que representam o percentual de visitantes via tráfego direto.

Tráfego pago

Este, à maneira que o nome sugere, envolve o recurso a anúncios pagos que divulgam a marca nos principais buscadores. 

Há, igualmente, a possibilidade de se realizá-los em outros sites, mas é interessante verificar a sua viabilidade, visto que se pode incorrer no erro de se divulgar em sites que não são tão confiáveis.

Por exemplo, divulgar-se em um site que promove práticas de SEO black hat, que consistem em transgressão das regras do SEO tradicional, é capaz de minar completamente uma estratégia de tráfego pago.

Recomenda-se a utilização de tráfego pago caso se esteja em uma situação em que o SEO não performa bem. 

Para isso, por exemplo, um negociante de painel de tv planejado moderno pode optar por anúncios pagos, que podem ser publicados em plataformas específicas de divulgação. De entre tantas que existem, destacam-se estas:

  • Google Ads;
  • YouTube Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads.

Como dito anteriormente, existe a possibilidade de utilizar plataformas internas de site, mas o seu uso é menos requerido. 

Tráfego social

O tráfego social diz respeito a acessos que vêm de postagens de redes sociais, como o nome sugere.

Não se pode subestimá-los, pois como se viu, entre as quatro plataformas de anúncio apresentadas, três são hospedadas em redes sociais.

Tráfego de referência

Essa espécie de tráfego implica, muitas vezes, o emprego de dinheiro em seus processos, pois se refere, ainda que não explicitamente, a backlinks.

Para exemplificar, toma-se o exemplo de um website de uma empresa coifa inox industrial que realiza posts referenciando, via link, um site de um negócio que também pertence ao seu nicho de atuação.

Todo o tráfego advindo e vindo diretamente desta postagem configura-se como tráfego de referência.

Tráfego: como gerar em um site?

Para não incorrer em erros relacionados à aplicação de táticas de tráfego em negócios, é preciso saber que, para cada tipo, existem táticas específicas que são passíveis de serem empregadas.

Gerando tráfego orgânico

A fim de que se gere tráfego orgânico, deve-se investir em SEO. Este último foi citado anteriormente, mas somente agora convém delimitá-lo conceitualmente.

SEO, traduzido comumente como Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de técnicas que, em matéria de praticidade, objetiva melhorar o posicionamento orgânico de websites em mecanismos de busca.

A sua aplicação consiste em duas macrodivisões, que são o SEO on page e o SEO off page. O primeiro ocupa-se do aperfeiçoamento dos itens próprios a um site, como postagens, palavras-chave e design. 

O segundo, por sua vez, encarrega-se de fatores de elencamento nos motores de busca que fogem ao domínio dos procedimentos do on page. Assim, negociação de backlinks e guest posting são táticas comumente empregadas nesse subdomínio.

Gerando tráfego direto

Alcançar um bom nível de fluxo direto exige fortes investimentos em consciência de marca e em fidelização de clientes.

Em suma, diz-se que, para uma empresa de porta de enrolar com portinhola conquistar bons percentuais de tráfego sem intermédio, ela precisa fixar a sua imagem nas cabeças de seus clientes.

Tornar reputada a imagem de uma marca é um feito geralmente concebido por nomes respeitados e famosos do mercado, mas não é absurdo ponderar a ideia de dar passos nesse caminho.

Rumar a ele, entretanto, exige algumas mudanças em atributos que podem culminar em pequenas mudanças de branding e de imagem de marca.

Portanto, de fato, é razoável pensar se quer-se seguir essa via, visto que se retirar dela pode ser um ato dispendioso e custoso.

Por outro lado, se não há hesitação, é possível, que empresas de todos os tipos assumam a atribuição de novas mudanças e tarefas que consistem em:

  • Investir em visibilidade;
  • Simplificar URLs e domínio;
  • Fidelizar clientes;
  • Fazer remarketing.

Deve-se observar a prevalência de nichos de atuação em obtenção de tráfego direto, porque em alguns é possível alcançá-lo com menos pormenores.

Gerando tráfego pago

O modo de realização deste é o mais simples e o mais certeiro, e apesar disso, é interessante combiná-lo com, por exemplo, táticas de SEO. Basta anunciar o que se deseja divulgar, e os mecanismos de busca farão o trabalho. 

Os movimentos posteriores à obtenção de tráfego pago implicam uma longa reflexão acerca da sua usabilidade contínua, visto que os valores dele aumentam, e mantê-lo pode ser extremamente caro.

Gerando tráfego social

Outrora dispensado, hoje o tráfego social é um dos enfoques principais sobre o qual os olhos dos empreendedores se prendem.

As redes sociais não permitem permissividade em se tratando de angariação de público e de notoriedade. Se a ideia é obter mais acessos por meio delas, é preciso aplicar nelas táticas rentáveis, estratégicas e inteligentes.

Nesse sentido, a utilização de SEO também faz sentido, uma vez que técnicas como estas podem ser utilizadas:

  • Usar call-to-actions (chamadas à ação);
  • Criar teasers atrativos de conteúdo;
  • Realizar concursos e promoções;
  • Criar conteúdo rico e convidativo.

Ressalta-se a eficácia desse método quando do alinhamento a táticas de tráfego orgânico e de referência. Uma empresa de braquete autoligado safira que o faz tem mais possibilidades de alcançar grande público.

Gerando tráfego de referência

O tráfego de referência pode conferir muito valor ao objetivo de se alcançar mais fluxo de visitantes desde que seja bem compreendido.

Esse método privilegia indicações, backlinks e guest posting, técnicas suportivas que compõem apenas uma parte das estratégias de tráfego de referência.

Além deles, podem-se incluir nesse conjunto a criação de conteúdo rico e parcerias bem estabelecidas com outras empresas ou websites.

Como conseguir mais tráfego?

Por exemplo, se ainda com o recurso à utilização dessas táticas, um negócio de impressão de etiquetas com código de barras não consegue ser notório aos olhos dos buscadores e do público, é possível aceder a essas táticas:

  • Criar conteúdo relevante e de qualidade;
  • Revisar conteúdos obsoletos e/ou desatualizados;
  • Criar um blog;
  • Participar de fóruns e comunidades on-line;
  • Usar e-mail marketing para divulgação.

Essas táticas podem ser suficientes para que se deslanche a obtenção de tráfego e, assim, atinjam-se os objetivos desejados.

Considerações finais

A conquista de tráfego orgânico exige mais do que algumas dicas, é necessário planos muito bem erigidos e embasados que, geralmente, podem ser realizados juntamente ao suporte de bons profissionais.

Portanto, para concretizar essa conquista vale, conjuntamente à utilização desses métodos, recorrer a profissionais especializados da área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.