Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes da atualidade porque é focada na criação e distribuição de materiais relevantes, como no caso de artigos, publicações nas redes sociais, entre outros.
São materiais que não promovem explicitamente uma marca, mas ajudam o público a resolver problemas e torna o negócio uma verdadeira autoridade no assunto.
Hoje em dia, as pessoas procuram tudo o que desejam saber na internet, e elas não fazem isso apenas quando querem comprar algum produto ou serviço. Além do mais, não acessam as plataformas digitais para ver anúncios.
A internet inseriu a humanidade na era da informação, por isso, o que os usuários procuram são informações sobre assuntos de seus interesses. Isso mudou o comportamento do público e tornou o consumidor muito mais exigente.
O novo perfil de consumidor não responde muito bem às marcas que investem apenas em anúncios e propagandas, isso acontece porque existem milhões de empresas que vendem as mesmas soluções e porque o cliente tem a necessidade de se relacionar com elas.
Oferecer materiais valiosos é uma forma de se relacionar com o público, por isso, este artigo vai explicar o que é marketing de conteúdo, para que ele serve, como fazer e falar sobre seu custo-benefício.
O que é marketing de conteúdo
Quando o negócio começa a investir em marketing digital, se depara com o marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia que visa produzir materiais para o público, auxiliando o processo de compra e atraindo as pessoas de maneira natural.
Por essa razão, é a força motriz do Inbound Marketing, e mais do que isso, sua ideia é informar pessoas para que futuramente elas respeitem a empresa e enxerguem a companhia como referência naquilo que faz.
Mesmo que alguém esteja procurando por kit gnv 3 geração preço na internet, ainda assim quer saber um pouco mais sobre o assunto, e é o marketing de conteúdo que oferece tudo isso. Ele esclarece as dúvidas dos usuários por meio de materiais como:
- Vídeos;
- Blogs;
- Publicações nas redes sociais;
- Imagens;
- Podcast.
Com o passar do tempo, novos formatos vão surgindo e a escolha vai depender das características do público do negócio. Mas uma ação é certa, as pessoas procuram notícias e ouvem podcasts em qualquer lugar.
Durante o almoço, fazem uma pausa para ler um conteúdo, assistem um vídeo no YouTube, e consomem diversos formatos de conteúdo. Os usuários estão rodeados de materiais e por trás deles existe uma boa estratégia de marketing.
Isso fez com que o marketing de conteúdo superasse as estratégias mais tradicionais, oferecendo uma maneira mais otimista de se conectar com as pessoas, sem que as ações pareçam muito autopromocionais.
No caso de um fabricante de ripa para telhado, o objetivo é atrair, engajar e reter o público, por meio de materiais consistentes, relevantes e valiosos que ajudam a resolver problemas, educar e entreter.
Para que serve o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo possui várias finalidades, e uma delas é aproximar o público da marca. Isso acontece simplesmente porque as pessoas se identificam com os assuntos, acabam se envolvendo com as histórias enquanto esclarecem suas dúvidas.
É justamente por isso que esses materiais conseguem atrair muitas pessoas interessadas e ainda aumentam o engajamento. Outra serventia é gerar tráfego porque conteúdos relevantes são facilmente encontrados na internet.
Os usuários conseguem localizá-los tanto por meio da busca orgânica no Google quanto pela visualização nas redes sociais. Por isso, o marketing de conteúdo se mostra como uma excelente ferramenta para gerar tráfego.
As companhias também utilizam essa ação para educar o mercado, explicando conceitos, dando dicas e falando sobre tendências de um segmento.
Hoje em dia, as propostas e serviços são cada vez mais disruptivos, e as empresas precisam explicar conceitos e novos caminhos para gerar demanda, e é aqui que entra o inbound marketing.
Também é dessa forma que um fabricante de porta de aço para garagem vai criar autoridade, tendo em vista que educar o mercado e produzir materiais relevantes e consistentes fazem de qualquer negócio uma verdadeira referência em seu segmento.
É com o marketing de conteúdo que a companhia vai gerar visitas mensais em suas plataformas e aumentar as taxas de conversão de maneira orgânica.
Essa é uma ferramenta usada para se consolidar como canal de referência, fortalecer a marca e gerar leads para aumentar as oportunidades de negócios.
Como fazer marketing de conteúdo?
Para fazer marketing de conteúdo do jeito certo, a empresa precisa investir em algumas ações fundamentais, dentre as quais se destacam:
Conhecer o público-alvo
Uma empresa só consegue vender quando está de acordo com uma necessidade, e o marketing de conteúdo coloca um produto ou serviço como a solução ideal.
Mas uma empresa de impermeabilização de calha só vai conseguir isso se souber para quem está criando esses conteúdos. Para conhecer o público, é necessário avaliar perfis de usuários e descobrir como eles usam as soluções.
Também é necessário considerar características em comum, como status socioeconômico, estado civil, idade, localização, entre outros.
Depois de saber quais são as características da audiência, é possível criar perfis diferentes para segmentar o público e assim entender o tipo de material que essas pessoas querem acessar.
Trabalhar a abordagem pessoal
É importante escrever para conversar diretamente com o leitor, pois isso traz uma conexão mais próxima e direciona o texto para quem realmente vai se interessar por ele, reduzindo as distâncias entre a marca e o usuário.
Muitas empresas preferem conversar com os consumidores dessa forma e elas fazem muito sucesso, sem ao menos citar seus produtos e serviços.
O tipo de conteúdo produzido por um fabricante de cobertura de madeira para garagem precisa ser didático para atender às necessidades da audiência.
Utilizar dados qualitativos
Supondo que uma marca esteja desenvolvendo uma nova estratégia de marketing, ela precisará ter contato com diferentes plataformas de conteúdo.
Isso vai ajudar a trabalhar no modo como o assunto será abordado, por meio de dados convincentes, verificáveis e concretos. Lembrando que as informações precisam servir de apoio, e não apenas a mensagem principal.
Enfatizar uma ação
Se a marca quiser que mais pessoas comprem, entrem em contato ou se inscrevam, não deve se esquecer do CTA (chamada para ação). Mas é necessário ir além de uma mera descrição sobre os produtos e serviços.
É necessário criar toda uma imagem de aplicação e mostrar de que maneira tal solução pode impactar o cliente. Alguns verbos eficazes nesse sentido são lançar, direcionar, criar, inovar, crescer e explorar.
Custo-benefício do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo traz um excelente custo benefício para as organizações, e entre eles está uma melhora considerável nas taxas de conversão de leads.
Quando o negócio faz com que os usuários passem mais tempo em seu site, consegue melhorar a taxa de conversão, sem falar no fato de que informações valiosas aumentam os níveis de confiança e as possibilidades de conversões.
Os resultados em relação ao aumento de conversões podem não ser imediatos, mas ao longo do tempo, as pessoas vão perceber o quanto valeu a pena se esforçar.
Para um fabricante de perfil plástico u, outro benefício é a melhora no ranqueamento nos resultados de pesquisa.
O conteúdo não é o único fator de classificação para os buscadores, mas quanto mais conteúdos a empresa oferecer, mais chances de ser encontrada.
O marketing de conteúdo também traz muitos benefícios para os esforços em SEO, uma vez que o uso correto de palavras chave ajuda muito no ranqueamento.
É uma estratégia muito boa para produzir uma impressão favorável porque os materiais geram valor aos leitores.
Se uma empresa de alteração de cnh para pcd possui conteúdos relevantes que podem ser compartilhados nas redes sociais, vai conseguir se diferenciar, uma vez que não interrompe os clientes com autopromoção.
Isso acaba melhorando o relacionamento com os clientes, sem oferecer produtos e serviços o tempo todo. É uma solução que ajuda a criar e manter um relacionamento positivo, uma vez que as pessoas percebem os esforços para oferecer valor.
Por fim, uma escola de coreografia para madrinhas de casamento também terá como custo-benefício um público mais engajado e com potencial de compra mais elevado.
O marketing de conteúdo não deixa as pessoas se esquecerem da organização, e o engajamento por parte de algumas delas ajuda a promover a empresa, sem que ela tenha que fazer grandes investimentos para isso.
Considerações finais
Investir em marketing de conteúdo é essencial hoje em dia, principalmente tendo em vista o alto nível de exigência dos consumidores.
São pessoas que querem conhecer todas as informações possíveis sobre os produtos e serviços e estabelecer um relacionamento positivo com a empresa.
A marca entrega informações de valor, constrói uma imagem de referência e vai atrair cada vez mais clientes, o que melhora as vendas e os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.